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O que postar para ter um blog de sucesso

Farmer Marketing Digital / Receber mais visitas  / O que postar para ter um blog de sucesso

Um blog ativo atua como facilitador na divulgação do seu trabalho, faz com que seu negócio seja encontrado e ganhe relevância no Google além de servir como matéria prima de qualidade para postagens nas suas redes sociais. Sempre incentivamos nossos clientes a criarem e atualizem seus blogs, mas uma dúvida é bem comum: o que postar para ter um blog de sucesso.

O que postar?

Aqui na Farmer, despendemos um tempo enorme (horas e até dias) fazendo a pesquisa de palavras-chave para cada um dos nossos clientes não à toa: esse é o primeiro passo para entender como o público busca o que o cliente tem a oferecer e o volume dessa procura. E por isso que ela deve nortear o conteúdo do seu blog para que ele capte essa demanda e tenha consequentemente, mais acessos vindos do Google.

Caso não seja um cliente nosso, sugerimos usar algumas ferramentas como: Keywordtool.io, Planejador de Palavras-chave ou SEMRush. Elas te ajudarão a encontrar sua palavra-chave.

Uma vez que seu negócio tenha a planilha de palavras-chave, sugerimos que algumas técnicas sejam usadas para seu aproveitamento integral:

Escolha a palavra-chave que você irá focar em seu artigo.

Palavras com menor busca tendem a ser mais segmentadas e ter menos concorrência, podem ser uma boa forma de iniciar e ganhar relevância. Procure pensar nas principais dúvidas que seu público-alvo mais tem, outra ideia util é buscar por desejos e problemas comuns para eles.

Um blog é muito útil para fazer com que você seja encontrado enquanto seu cliente sequer está pensando em contratar uma empresa, pode ser que ele nem saiba que existe uma empresa como a sua que resolve o problema dele ou pode ser que ele pense que pode fazer sozinho. Nesse último caso, seu post terá a missão de mostrar como existem mais detalhes que ele sequer tinha pensado.

Outro caminho a se tomar na hora de planejar os posts é olhar as dúvidas comuns relacionadas ao seu serviço. Aqui desenvolvemos blogs, dá uma olhada nas dúvidas que a galera têm sobre esse assunto:

  • Como criar um blog;
  • Como ganhar dinheiro com blog;
  • O que é um blog e para que serve;
  • Como criar um blog de sucesso;
  • WordPress ou Blogger;
  • O que postar no blog;
  • Como escrever um blog;
  • Sobre o que fazer um blog;
  • Como fazer um blog de moda;

Você concorda que todos esses tópicos podem sair da cabeça de alguém interessado em criar um blog? Então, depois de encontrar os termos importantes é hora de agir e começar a escrever. Costumamos dizer aqui que com um bom planejamento você não sai no escuro escrevendo atoa.

Fique atento a escaneabilidade do texto

Quando falamos em otimização, não podemos deixar de usar o termo escaneabilidade, que basicamente é a forma como o público e o Google irão ler seu artigo. Para isso os dois tem como critério a facilidade da leitura e se conseguem saber do que o texto se trata, apenas olhando superficialmente para ele. Para atualizar seu blog sem perder de vista como o Google e o seu leitor irão te avaliar, seus textos devem conter:

  1. Palavra-chave no título do artigo, pois ele é um dos primeiros itens avaliados pelo google na sua página
  2. Subtextos ao longo do artigo, contendo a palavra-chave foco
  3. Divisão em blocos, o que torna a leitura mais fácil, ao invés de um texto corrido.

Você pode se perguntar, o que a escaneabilidade tem a ver com otimização. A resposta é bem simples, o Google está de olho na reputação e aceitação do seu blog, se muitas pessoas entrarem e logo sairem ele certamente não te olhará com bons olhos. O grande interesse do Google é com a satisfação dos visitantes, se muita gente começar a rejeitar seu conteúdo (seja por achá-lo ruim, seja por ficar com preguiça de ler) você deixa de ranquear, já que o Google não quer que as pessoas deixem de usar o buscador.

Confira se o post do blog está otimizado

Sempre que entregamos um blog ou site, nos certificamos de que ele está com um plugin instalado e em pleno funcionamento: o Yoast. Ele pode ser visualizado na página de administrador do WordPress e tem como função avaliar e sugerir melhorias no post ou página com base em práticas essenciais de SEO.

Veja o exemplo de uma página de Coach. Ao clicar na aba “páginas”, é possível ver o panorama geral com a avaliação do Yoast nas duas últimas colunas da esquerda:

O que postar no blog

A última coluna traz a pontuação de legibilidade, ou seja, o Yoast avalia se seu texto está dividido em blocos, tem uma quantidade razoável de vírgulas em relação a quantidade de palavras, entre outros critérios de qualidade do texto. A penúltima coluna é referente a pontuação de SEO, e avalia critérios relacionados ao bom uso de palavras-ao longo do texto, como sua densidade (a quantidade ideal de vezes em que a palavra-chave deve aparecer, de acordo com o tamanho do artigo), quantidade de links, entre outros.

Ao clicar diretamente a página, ele detalha as informações, sugerindo melhorias de acordo com a palavra-chave em foco que você definiu:

O que postar no blog - Yoast

Essa palavra-chave será o termo que você acredita que alguém digitará para chegar até você. Aqui é importante lembrar do tópico sobre o tema que você pensa em escrever. Pegando o exemplo da pesquisa por “como criar um blog”, meu texto inteiro vai falar sobre isso, então minha palavra-chave em foco será: como criar um blog.

Essas são as práticas básicas que irão garantir o melhor desempenho para seu blog, colocando-as em prática, os resultados serão animadores. Para continuar se informando, acesse nosso post de como usar seu blog para ganhar visitas através de redes sociais.

Vinícius Siqueira

Estudante de Marketing na Universidade Presbiteriana Mackenzie e certificado em Inbound Marketing pela RD Station! Músico e comediante de stand up nas horas vagas.

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