
Já falamos aqui em outras oportunidades sobre a importância de ter um CRM. Afinal, com ele você consegue enxergar onde está errando, e também onde está acertando. Além disso, pode ter previsibilidade nas tomadas de decisão. Então, hoje vamos falar sobre automações para CRM: continue com a gente e descubra como transformar a sua empresa em uma máquina de vendas com essa iniciativa!
Mas afinal, o que é automação de CRM?
De maneira geral, essa estratégia é a automação das atividades de relacionamento da empresa com os clientes. Então, isso é feito com a ajuda de ferramentas especializadas, como os softwares de CRM. Dessa forma, geralmente essas ferramentas podem ser usadas por diferentes setores da empresa, tais como a equipe de marketing, vendas e atendimento.
Como funciona a automação para CRM?
A saber, mais do que ferramentas, estamos falando de uma estratégia, em conjunto com práticas que têm como objetivo garantir a qualidade no relacionamento com o cliente. Assim sendo, o software é importante para permitir a automação de parte do trabalho que deve ser realizado.
Então, nesse momento você deve estar se perguntando “mas por que automatizar”… De acordo com algumas pesquisas, os representantes de vendas gastam apenas 22% do tempo da semana em atividades de vendas. Dessa maneira, cerca de 46% do tempo do vendedor é gasto com planejamento e atividades administrativas. Por exemplo, atualização de planilhas e organização de dados.
Então, já pensou se boa parte de todo esse tempo, que provavelmente seus vendedores também gastem, fossem usados para vender de fato? Com certeza seria uma maravilha!
Integrações de automações para CRM
A saber, vou partir do princípio que você já usa o CRM, mas agora quer ampliar os benefícios da ferramenta e aproveitar o máximo do CRM e outros softwares, tudo bem? Então, o primeiro passo é integrar seus sistemas com seu CRM.
Você pode fazer isso com os sistemas de:
- E-mail marketing (RD Station ou Mailchimp);
- De contrato;
- Sistema de proposta;
- De agenda (ex: Google Calendar);
- De backup de dados (ex: Google Drive);
- E com o sistema de outbound (ex: Ramper);
Automações externas
Então, nas automações externas vamos pensar na empresa conversando com os leads. Portanto, aqui o ideal é pensar em automações por etapa de funil. Aliás, alguns CRMs oferecem a possibilidade de automatizar mensagens, mas geralmente nós realizamos essas automações via RD Station Marketing.
A saber, as automações externas podem ser:
- Follow up – Etapa por etapa pensamos em mensagens para conduzir o cliente a venda. Aliás, aqui é legal ir pensando no processo, para deixar o cliente por dentro do que está acontecendo e caso ele demore muito para tomar uma decisão, pensar em materiais para mostrar porque sua empresa é a melhor solução pra ele;
- Assinatura de contrato – Assim que chegar na etapa de negócio fechado, pode deixar um sistema de envio de contrato integrado e ele envia sozinho esse contrato com escopo, destinatário e preço… Ou seja, sem a necessidade de intervenção de um humano;
- Up sell – De acordo com o produto adquirido, você pode criar alguma automação que indique a compra de produtos que completam a compra do cliente;
- Recompra – Após X tempos você pode oferecer uma nova compra. Inclusive, se puder usar dados estatísticos essa automação fica ainda melhor. Por exemplo, quem nunca recebeu uma mensagem como: “Com base em nossa experiência, percebemos que quem compra o produto que você comprou, precisa de um novo em X meses. Então, você quer uma nova cotação?”
Automações para CRM internas
Nas automações internas estamos pensando no dia a dia da equipe comercial. Ou seja, em ações que vão facilitar a vida do vendedor em conduzir a venda e também de passar internamente o cliente para o onboarding.
Dessa forma, podemos considerar como automações internas:
- Aviso de chegada de lead;
- De necessidade de follow up;
- Aviso quando um lead faz determinada ação. Por exemplo, abriu todos os e-mails ou baixou determinado material;
- Criação de tarefa no seu sistema de gestão de projetos. Por exemplo, Runrun.it ou Trello;
- Alerta de atividade programada;
- Criação de proposta com algum sistema específico. Por exemplo, Panda doc;
- Lembrete para contatar o cliente depois de X meses oferecendo uma nova compra.
Automações para CRM: conte com quem entende do assunto!
Você percebeu que integrar automações para CRM pode ser a melhor maneira de tornar as ações das equipes de vendas ainda mais assertivas, ágeis e com resultados reais. Além disso, a estratégia é essencial para garantir que todo o time esteja compartilhando as mesmas informações.
Então, se você está precisando otimizar o seu processo comercial como um todo, vale lembrar que não basta somente ter uma ferramenta. Pelo contrário! É preciso ter um suporte de quem entende do assunto. Aliás, aqui na Farmer temos um time altamente capacitado e com experiência, que pode te ajudar a automatizar as ações do seu CRM, de modo a aumentar as oportunidades e melhoras os resultados da sua equipe de vendas. Então clique aqui para agendar uma reunião com a gente!
Além disso, temos um Guia Definitivo de Automações de Marketing que pode ser bastante útil para as ações do seu negócio! Então, basta clicar aqui e baixar gratuitamente o material: vale a pena conferir!