logo

(11) 3294-5510
(11) 96331-4373
contato@farmermkt.com.br

Link building: como links apontando para o seu site te ajudam a conseguir mais visitas

Farmer Marketing Digital / Receber mais visitas  / Link building: como links apontando para o seu site te ajudam a conseguir mais visitas

A missão do Google é organizar as informações do mundo todo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”. Colocar o seu site nas primeiras páginas pode se tornar mais simples quando você descobre quais são as diretrizes desta empresa.

Um critério muito importante que o Google usa para selecionar se o seu site é realmente útil para estar nas primeiras páginas de busca é avaliando a quantidade de links que estão apontando para ele, estes links ajudam a indicar o nível de autoridade do seu site. Costumamos chamá-los de backlinks, e chamamos o processo de adquirir estes backlinks de link building.

Um site sem links apontados para ele, ou seja, um site sem autoridade, não consegue se posicionar bem nos motores de busca, e acaba recebendo pouco ou até nenhum tráfego orgânico.

 

backlinks: construindo a autoridade do seu site

No começo, os links eram a principal métrica para o ranqueamento de uma página nas buscas, uma página com muitos links espalhados pela web tinha a posição mais elevada em todos os principais motores de busca, inclusive no Google. Hoje este processo ainda é muito importante, mas sofreu algumas mudanças, é preciso que estes links sejam realmente funcionais e venham de endereços confiáveis.

 

6 técnicas para conseguir backlinks:

01. sites de diretório:

Diretórios são sites que possuem listas de websites divididos em categorias. Podem ser gratuitos ou pagos, sendo que alguns fazem uma pré-seleção dos endereços cadastrados.

Também existem sites que colocam “nofollow” nos links externos, fazendo com que os mecanismos de busca não leiam o link em questão, assim ele acaba não contando no ranqueamento do seu site, mas ainda pode gerar bastante tráfego, e consequentemente melhorar a posição de seu site nas buscas. Sites que permitem a leitura de links pelos motores de busca, são por padrão, determinados como “dofollow”.

Separamos uma lista de sites de diretório que possam ser interessantes para a sua empresa, o ideal é avaliar caso a caso, e pesar se faz sentido listar a sua marca nestes veículos:

www.telelistas.net – dofollow
www.ilocal.com.br – dofollow
www.yelp.com.br – nofollow
www.kekanto.com.br – nofollow
www.apontador.com.br – nofollow
www.listaamarela.com.br – nofollow
www.cylex.com.br – nofollow
www.hotfrog.com.br – nofollow

e também há sites de guia de empresas, como:

www.inforchannel.com.br/guia/adicione-sua-empresa/
www.digitalks.com.br/guia-de-empresas/
www.guiasaopaulodebairros.com.br
www.spmais.com.br
www.guiamais.com.br/sao-paulo-sp
www.agenciasdepublicidadesp.com.br

link-building-construindo-autoridade

2. crie seu próprio selo de confiabilidade:

Se você é uma empresa que atua na área de serviços, você pode desenvolver seu próprio selo de confiabilidade, que contenha um link para o seu site, e disponibilizar para que seus clientes o utilizem como símbolo de credibilidade para a marca deles.Para criar seu selo da forma mais fácil possível, a Farmer recomenda a ferramenta Canva, que permite criar designs criativos de forma fácil e rápida, e de graça! Depois basta enviar o arquivo da imagem com o link do endereço do seu site!

3. criar outros endereços:

É possível criar novos domínios, e colocar links direcionados para o seu site principal, em posts, ou no corpo das páginas, criando assim uma rede própria de backlinks indicando para o seu endereço principal.

Mas é necessário que estes endereços tenham autoridade, com blogs que postem frequentemente, para que tenham credibilidade e o site principal não seja penalizado por estar apenas acumulando links sem valor.

Podemos citar o exemplo de uma das empresas que atendemos, o escritório de arquitetura escolar Ateliê Urbano, que também possui um blog em um segundo endereço, com uma base considerável de posts que direciona links para o seu site principal.

4. guest posts:

O conceito de guest post consiste em produzir conteúdo relevante para outros blogs, que em troca permitirão que você coloque um link indicando para o seu site, no texto do post que você produziu, ou na descrição do autor. Escrever posts para outros blogs é uma poderosa técnica que está ao alcance da maioria dos produtores de conteúdo, mas que ainda não é bem aproveitada como deveria.

Um conselho que damos aqui na Farmer é entrar em contato com algum parceiro ou cliente que já possua um blog, e fazer posts recíprocos, linkando um para o site do outro.

Porém o Google sabe diferenciar um post realmente funcional de um post de conteúdo abarrotado de links, feito apenas para guest blogging e link building.

Portanto existem algumas recomendações que devem ser seguidas:

Blogs relevantes – Procure postar em blogs que sejam relevantes para o seu segmento. O ideal é escrever para blogs que estejam no seu nicho ou em áreas relacionadas.

Cuidado com links âncora – o uso de textos âncora, aquelas palavras clicáveis, pode levar a alguma penalização caso você os utilize em excesso através de guest posts. O ideal é linkar apenas o que possa ser considerado realmente útil para o conteúdo.

Use links variados – promover só links para suas próprias páginas não é uma boa ideia. Não se esqueça de que o mais importante é entregar conteúdo de qualidade. O ideal é colocar links para sites que tragam o máximo de valor para o seu leitor, até mesmo para o site do seu concorrente.

Cultive seu author rank – O author rank está se tornando cada vez mais um fator importante em determinar se você é um bom escritor ou não. Por isso evite publicar textos ruins em seu nome, ou no de sua marca, pois eles serão diretamente associados ao seu perfil no Google Plus.

 Citações são valiosas – O Google está cada vez melhor em reconhecer nomes de pessoas e entidades citados na rede, então é recomendável começar a tornar seu nome conhecido por aí. Construir uma reputação para a sua marca e para o seu nome é bom tanto no mercado, quanto nos motores de busca.

5. co-marketing

A produção de conteúdo se torna mais fácil quando cada um cuida do que domina mais, e esta é uma das maiores vantagens do co-marketing. Produzir conteúdos ricos é essencial para construir sua base de leads, e pode se tornar ainda mais efetivo quando feito juntamente com um parceiro. Além de compartilhar seus respectivos públicos, e de ter um material de qualidade, gera links para as empresas relacionadas.
Recomendamos o Canva também para a criação de ebooks, checklists e infográficos.

link-building-co-marketing

6. mercado de influenciadores – faça sua própria assessoria de imprensa

O segredo aqui é procurar donos de blogs segmentados, pessoas que tenham voz dentro da sua área de mercado, e falam com um público que é potencialmente seu cliente. Estes criadores de conteúdo sempre estão atrás de ideas novas sobre o que falar, e é exatamente isto que você pode oferecer para eles.

Ofereça um teste do seu produto, ou do seu serviço, disponibilize informações úteis para que os criadores tenham material para escrever sobre o que você mandou, e peça que eles coloquem um link indicando para o seu site.

colocando em prática

Agora você já sabe de 6 dicas que você pode botar em prática para melhorar a posição do seu site nos motores de buscas!

Caso sinta que são muitas opções, não se preocupe, link building se faz ao longo do tempo mesmo. Escolha alguma dessas técnicas e coloque em prática, e depois outra, e assim por diante, até completar a lista e ver quais trazem mais resultado para a sua empresa.

Marcel Augusto

Estudante de Publicidade e Propaganda na Anhembi Morumbi, certificado em Inbound Marketing e aficionado por tecnologia. Cinéfilo e grande conhecedor de fatos aleatórios.

Comentários 2

Comente!

× Fale!