
Sem dúvida, a missão de todo médico é cuidar da saúde e bem-estar da humanidade. Mas, para que isso se concretize, é importante demais que o profissional seja encontrado e tenha ferramentas para conseguir se dedicar ao que estudou. Nesse sentido, nasceu a Consultoria de Marketing Digital para Médicos, que tem como objetivo principal cuidar da divulgação do médico (seguindo a ética da profissão) e facilitar o dia a dia dos pacientes. Em outras palavras, além de trazer mais consultas para a clínica, ainda aprimora a experiência dos pacientes!
Aliás, gosto bastante de trabalhar na área da Saúde principalmente porque vim dela, me formei em Psicologia. Logo, me encanta a conexão com a missão de cuidar das pessoas. E vamos combinar, na faculdade não aprendemos sobre marketing ou vendas. Então, resolvi criar esse post, que pode te ajudar a compreender mais sobre esses assuntos. Continue lendo e saiba tudo sobre Marketing Digital para Médicos!
Nesse blog post vou trazer 9 motivos para você investir em uma Consultoria de Marketing Digital para médicos
A saber, seja você dono de uma clínica, ou médico em um consultório particular, certamente os motivos a seguir conversarão com sua missão.
01. Consultoria de Marketing Digital para Médicos: Informar com qualidade
Hoje, vivemos a Era da Comunicação, pois nunca antes na história foi tão fácil disseminar um conteúdo. Assim, mesmo os perfis de Instagram ganham notoriedade e se tornam influenciadores. O termo (e nova profissão) traduz bem a realidade, pois qualquer pessoa consegue persuadir seus seguidores a acreditar em determinada informação.
Nesse sentido, acabam divulgando coisas boas e outras nem tanto. Por exemplo, é bem comum você entrar no Instagram e se deparar com algum novo tipo de tratamento alternativo para determinada enfermidade. Então, é importante demais que os médicos (detentores do conhecimento) sejam os reais propagadores de informação. Assim, garantimos que as pessoas sigam o melhor conteúdo possível.
02. Aumentar a audiência
Sabe aquele conceito de “quem não é visto, não é lembrado“? Então, é sobre isso que vou falar aqui!
A saber, você pode ter sido melhor aluno na faculdade, ter as principais especializações e o consultório (ou clínica) mais bonito da cidade. No entanto, se ninguém te conhecer, a conta não fecha.
Aqui, vale trazer o conceito de Funil que o Marketing Digital trabalha: na entrada dele você sempre tem muitas pessoas curiosas; no meio, algumas te descartam (seja por preço, localização, plano de saúde, especialidade…). E no fundo, uma parte dessa sua audiência se torna cliente.
Então, é importante demais que você consiga conversar (atrair) a maior quantidade de pessoas que puder. A fim de te ajudar, nós no Marketing Digital cuidamos de descobrir o que seu público-alvo pesquisa (seja no Google ou nas redes sociais) quando tem um problema que você pode tratar. Depois, criamos esse conteúdo e o otimizamos para que você apareça para a pessoa certa.
Inclusive, atualmente trabalhamos com um urologista em São Paulo, o Dr. Marco Nunes. Esse é um case bem interessante, porque em 1 ano e mais um pouquinho de site novo no ar conseguimos alcançar (e manter) média de 22 mil visitas/mês. Em outras palavras, são 22 mil pessoas encontrando e se cadastrando para receber mais informações.
03. Consultoria de Marketing Digital para Médicos: Ganhar relevância
Enfim, há um tempo atrás, conversei com uma amiga que contou que ia entrevistar o melhor cardiologista de São Paulo. Na ocasião, fiquei bem curioso: existe uma premiação para os melhores médicos? Então, ela me disse que não sabia, mas suspeitava que ele era o melhor, pois era o primeiro no Google para o termo “melhor cardiologista de São Paulo“.
Essa história tem alguns anos, não sei se ela ainda pensa assim. Mas muitas pessoas acreditam que quem aparece no Google é realmente a melhor resposta. Ou seja, os primeiros lugares do Google podem te agregar relevância consideravelmente.
Em especial agora, depois que o Google criou aquele card com parte do conteúdo já aberto. Por exemplo:
Aqui, a pesquisa que fiz foi Vasectomia vantagens e desvantagens. Uma pesquisa bem comum para as pessoas interessadas no procedimento. Dessa forma, você percebe que em primeiro lugar aparece um anúncio, mas o trecho em destaque do blog post do Dr. Marco tem muito mais relevância para a pesquisa.
Por que isso?
Principalmente porque o objetivo maior do Google é entregar a melhor informação para quem busca, e de acordo com as métricas dele, o melhor é esse blog post. Então ele oferece um super destaque e torna o Dr. Marco uma referência no assunto.
Qual é o próximo passo?
Sem dúvida, o próximo passo é a pessoa ler esse trecho e visitar o site para concluir a leitura. Depois, ao visitar a página, ele pode chamar no WhatsApp para agendar uma consulta, ou apenas se cadastrar para receber mais novidades.
Porque me interessa um cadastro?
De fato, nós sabemos que um procedimento como esse não é decidido do dia para a noite. Ou seja, a jornada até concluir o desejo pode ser longa e eu quero que essas pessoas tenham o Dr. Marco como referência, a fim de receberem os conteúdos que enviamos mensalmente. Assim, podemos ajudar na decisão e influenciar a escolha por quem cuidará do procedimento.
Aliás, lembra que ali em cima falei de entregar bom conteúdo? Então, esses dois motivos se conversam bem. Em especial porque em vendas existe uma regra simples que é da reciprocidade. Nesse sentido, o Dr. Marco disponibilizou tempo e conhecimento para me ajudar no processo: por que não retribuir me consultando com ele?
04. Ganho de imagem ou marketing pessoal
Depois que falei do Google, agora vou comentar um pouco do poder das redes sociais na imagem do médico.
Além de um profissional urologista, trabalhamos hoje com uma Clínica Odontológica em São Luis-MA. Assim, a Dra. Ana Elisa Coelho é uma das sócias da clínica e a grande porta voz do negócio. Por isso, seu Instagram é um super sucesso, pois ela compartilha conteúdo profissional e pessoal, gerando uma conexão humanizada com os seguidores.
Resultado?
Dessa forma, toda divulgação dos cursos e tratamentos oferecidos por eles têm adesão.
Por que?
Afinal de contas, as pessoas se identificam com a rotina dela e, com carisma, ela consegue gerar empatia e vontade de crescer junto.
Aliás, se você pensar nos cursos que já participou, poucos foram comprados por impulso, não é mesmo? Então, esse processo precisa de um bom cuidado e conteúdo real sendo compartilhado.
Com certeza, investir em sua imagem nas redes sociais pode gerar admiração e bons frutos.
05. Facilitar a venda (ou agendamento de consulta)
A saber, sempre comentamos aqui na Farmer que a Consultoria de Marketing Digital para Médicos só se justifica se tiver venda. Afinal, ninguém vive só de likes e alto número de seguidores ou visitas. Em outras palavras, é preciso agendar consulta, procedimento, cirurgia… para alguém dizer: esse investimento valeu a pena.
Para isso, antes de mais nada é preciso de um site bem estruturado com:
- os tratamentos oferecidos,
- perfil do médico,
- planos de saúde atendidos,
- endereço do consultório,
- e dúvidas comuns.
Depois, é essencial que o contato seja fácil. E vamos combinar? Isso é o mínimo! Já conseguimos fazer o médico ser encontrado e as pessoas confiarem nele, agora é a hora de fechar consultas. Nesse momento, precisamos facilitar a vida dos visitantes.
Por isso, um botão de “Agende sua consulta”, um formulário em todas as páginas ou um botão de WhatsApp podem resolver. Além disso, no Instagram é importante ter um link da bio com link para agendamento (seja pelo site ou aplicativo de mensagens) e o telefone disponível para clicar e chamar o consultório.
Aqui vale destacar um ponto bem relevante: seja qual for sua especialidade, você provavelmente tem concorrentes por aí resolvendo o mesmo problema que você. Então, sua comunicação precisa tirar as objeções que os clientes podem ter (antes de fechar uma consulta).
Nesse sentido, uma dúvida bem comum é relacionada aos planos de saúde. Portanto, se você não aceita e sabe que as pessoas têm essa dúvida, é relevante diminuir esse problema. Por exemplo, avisando que oferece Nota Fiscal para reembolso.
E aqui vai um aviso: é missão da Consultoria de Marketing Digital para Médicos cuidar desses motivos para a pessoa agendar uma consulta. Afinal, geralmente nós testamos o atendimento de concorrentes para mapear os diferenciais e pontos fracos dos médicos que cuidamos.
06 . Consultoria de Marketing Digital para Médicos: Cuidado no pós-venda
Você lembra que logo no começo eu comentei que o médico tem a missão de cuidar do bem-estar dos pacientes? Então, bora falar disso!
Sem dúvida, com a automação de marketing, você consegue criar uma trilha de conteúdos para auxiliar o cliente no pós consulta ou cirurgia. Assim, é possível garantir que ele tenha a melhor experiência (e maior eficiência no tratamento), mesmo longe do seu consultório.
Por exemplo, sempre falo da Smart Fit, pois sou cliente e logo nas primeiras semanas recebi diversos e-mails com os cuidados e dicas para iniciar bem minha preparação física. A saber, desde levar toalha ao treino, até a carga de exercícios adequada.
Por que eles investem em conteúdo no pós-matricula?
De fato, a resposta é simples! Quem nunca se inscreveu numa academia e logo abandonou os treinos? Seja porque virou aluno na empolgação ou graças a alguma lesão por esforço indevido.
Nesse sentido, os e-mails iniciais têm a missão de garantir que o cliente aproveite e curta a experiência na academia da melhor forma possível. Assim, tirando bons proveitos e sendo bem atendidos pela instituição que acabaram de escolher.
Por isso, os médicos e clínicas também devem investir nesse tipo de conteúdo. Por exemplo, é possível reforçar recomendações dadas em consulta, avisar datas de retorno, oferecer dicas simples ou tirar dúvidas sobre tratamentos realizados.
Também, podemos pensar em uma Pesquisa de Satisfação. Essa ferramenta é importante para avaliar todo processo do consultório: desde o atendimento inicial da secretaria, até a conclusão com o médico. E aqui vale um alerta: é primordial que essa pesquisa seja automatizada e que o profissional esteja aberto a críticas e elogios.
07. Suporte aos processos do dia a dia
De fato, uma dificuldade recorrente nos consultórios é na confirmação de consultas. Afinal, muitas pessoas agendam e não comparecem. Assim, causam uma perda financeira, já que deixamos o espaço bloqueado e o atendimento não aconteceu. Sem falar na quebra de expectativa!
Nesse contexto, nós podemos usar as Automações de Marketing Digital para que o horário da consulta seja adicionado na agenda do cliente automaticamente. Assim, ele recebe um alerta via WhatsApp, SMS e/ou e-mail confirmando o agendamento. Entretanto, sempre com a possibilidade de desmarcar. Afinal de contas, a gente entende que podem ocorrer imprevistos.
Enfim, com o RD Station também é possível integrar seu CRM (software para gestão de vendas) com seu sistema financeiro. Assim, toda venda realizada pode ser enviada para contabilidade e gerada Nota Fiscal automaticamente.
Enfim, são várias as possibilidades de ajuda do Marketing Digital no dia a dia de um consultório médico.
08. Gestão ou controle do retorno x investimento
Inclusive, comentei ali em cima do RD Station e vou voltar nele aqui. Porque ele é a chave para você conseguir medir o resultado de todo investimento que faz no Digital!
Nesse sentido, posso dizer com tranquilidade que hoje é o software de Marketing Digital mais usado no Brasil. E sabe por que? Ele se tornou um integrador: costumo dizer que a RD integra tudo com tudo.
Aliás, as integrações mais simples são com o Google Analytics com CRM. Assim, o primeiro garante que a gente saiba de onde vieram os visitantes (seja do site ou de landing pages), e o segundo nos avisa sobre as vendas.
Dessa maneira, você consegue descobrir quais origens estão gerando maior retorno.
Mas qual é a vantagem disso?
- Você ter noção de onde está investindo e qual é o resultado
- E o principal: investir no que realmente funciona!
Esse mecanismo funciona desde que toda sua comunicação seja direcionada ao site ou landing pages: seja pelo Google, Instagram ou e-mail.
Aliás, toda primeira semana do mês nós nos dedicamos aqui na Farmer a cuidar dos relatórios de clientes. Nele, conseguimos informar:
- Custo por visita;
- Por lead (contatos captados);
- Custo por consulta agendada;
- Origem das visitas;
- Origens das consultas agendadas;
- Retorno sobre investimento em anúncios (seja Google ou Facebook/Instagram);
- E outras métricas relevantes…
Confesso que essa é a parte que mais gosto. Aliás, é essa clareza nos números que diferencia o marketing tradicional do digital. 😉
09. Consultoria de Marketing Digital para Médicos: Cuidar do seu investimento
Por fim, a internet é um Mundo cheio de possibilidades. Afinal, você tem site, rede social, Google, anúncios, e-mail, WhatsApp, aplicativo… Nesse cenário pode ser complicado definir para onde ir e quanto investir em cada. Por isso, uma Consultoria de Marketing Digital para Médicos deve atuar como um guia para os médicos e clínicas.
Costumamos dizer aqui que nós plantamos a estratégia para você colhe os resultados.
Em outras palavras, conseguimos definir a estratégia, porque temos experiência suficiente para organizar seu orçamento no que você realmente precisa. E isso é feito no começo de qualquer projeto. Dessa forma, no decorrer do tempo, os relatórios mostram onde investir mais e onde pausar.
Assim como um consultor financeiro, nós temos a missão de fazer seu investimento gerar lucro. Ou seja, você receber algumas vezes mais o que investiu.
Mas afinal, como funciona uma consultoria de Marketing Digital para Médicos?
De maneira geral, resumindo muito bem a Consultoria de Marketing Digital para Médicos funciona assim:
Você explica sua especialidade, diferenciais, clientes e objetivos.
E Nós estudamos o mercado, as necessidades dos clientes, pensamos onde investir energia para atingir seus objetivos. Além disso, implementamos as ações, acompanhamos os resultados e otimizamos as estratégias mês a mês.
Ou seja, é nossa responsabilidade pensar por onde ir para alcançar seu desejo. E você cuida apenas de atender os pacientes, sem precisar se preocupar em pautar os conteúdos (que são sugeridos) ou criar artes para redes sociais.
Afinal, temos noção de que o dia a dia de um consultório pode ser muito corrido. Então, evitamos entregar conteúdos em cima da hora, com necessidade de aprovação urgente. Por exemplo, quando falamos sobre redes sociais, entregamos o conteúdo antes do mês iniciar. Assim, cuidamos para que os textos sejam bem escritos e respondam todas as dúvidas do seu público-alvo.
Enfim, mantemos seu site sempre otimizado para o Google, e seguro para não ser invadido ou receber punição.
E o principal: entregamos resultados reais com a Consultoria de Marketing Digital para médicos.
Ao contrário de muitas agências que você vai encontrar por aí, a Farmer não trabalha somente com métricas de “vaidade”, como likes e seguidores. Ou seja, com a Consultoria de Marketing Digital para Médicos a gente te ajuda a a conquistar mais pacientes de verdade! Então, espero que esse conteúdo tenha sido bacana e tenha esclarecido todas as suas dúvidas.
Aliás, você deve ter percebido a importância de uma clínica ou consultório investir em Marketing atualmente. Não só pensando em vender mais, mas também para melhorar e oferecer uma experiência positiva aos clientes. Como comentei lá no começo, gosto muito da área da Saúde, e certamente seria um privilégio conversar contigo. Caso tenha interesse em contar com nosso trabalho, basta clicar aqui para agendar uma reunião agora mesmo.
Até a próxima! 😉