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Acontece bastante isso: vira e mexe recebemos contatos de empresas que ouviram que o RD Station é fantástico e investiram na ferramenta. Sendo assim, é comum surgir a dúvida: “contratei o RD Station, e agora o que devo fazer?”. De fato, o software é incrível, mas é bem importante ter algumas coisas em mente antes de começar a usar, para o investimento valer a pena.
Então, é sobre isso que vamos falar em nosso post de hoje! Bora?
Funil no Dashboard
Antes de mais nada, precisamos entender que existe um funil (visualizado no Dashboard da ferramenta) que é dividido em vários estágios do processo de compra do cliente. Então, vamos te explicar a diferença de cada etapa:
- Visitantes = são as pessoas que passaram por site, blog e/ou landing pages que você criou;
- Leads = representam as pessoas que deixaram e-mail e (possivelmente) nome para entrar em sua base. Por exemplo, pode ser para realizar um contato, baixar algum material ou pedir um orçamento;
- Oportunidades = são as pessoas que levantaram a mão para se tornarem clientes. Ou seja, geralmente leads que pediram um orçamento, incluíram produtos no seu carrinho ou pediram uma demonstração do seu produto;
- Vendas = quem adquiriu algum produto ou serviço seu.
A saber, enxergar o funil dessa forma ali em cima só é possível se você conectar seu Google Analytics na conta do RD Station. Por isso, esse é o primeiro passo e pode ser concluído aqui:
Etapas seguintes…
Para que a RD capte os leads é importante que você insira o código de rastreamento em seu site. Inclusive, ele pode ser encontrado aqui:
Então, depois configure a integração de formulários:
Sendo assim, ele passa a ter a possibilidade de incluir os pop-ups (de saída, rolagem e WhatsApp) em seu site e a captar todas as conversões dos formulários do seu site. Portanto, a grande vantagem disso – além de enxergar o funil certinho – é que você capta a origem das visitas.
Aliás, no Plano PRO você pode configurar uma automação para transformar os leads que levantam a mão em oportunidade, é bem simples. Basta criar uma nova automação aqui:
Em seguida, dar um nome a ela, configurar as entradas e nas ações escolher “Marcar como oportunidade”.
As possibilidades não param por aí!
Por exemplo, ali em cima comentei que é possível marcar quem passou pelo seu carrinho. Então, para isso vai precisar ativar o Lead Tracking (caso use o Plano PRO), isso pode ser feito aqui:
A saber, caso queira criar essa porta de entrada, faça uma segmentação:
E marque a segmentação como porta de entrada para a cadência de automação de oportunidade.
No entanto, caso você utilize os Planos Light ou Basic essa marcação deve ser manual. Em outras palavras, toda vez que receber um lead interessado em comprar, vai clicar no e-mail que recebe ou buscar o lead na RD e marcar como oportunidade. Portanto, essa marcação é importante para enxergar quantos leads são interessados realmente em comprar e quantos estão na base apenas em fase de descoberta. Dessa forma, precisam ser engajados a comprar.
Por fim, as vendas: se você tiver um e-commerce, é bem provável que a RD capte as vendas automaticamente. Porém, vale testar para ter certeza. Então, se isso não acontecer, pode precisar usar o Pluga ou Zapier. A saber, os dois são integradores, brinco que integram tudo com tudo. Eles são capazes de conectar sua loja com a RD ou os meios de pagamentos…
Um Bônus:
Ali em cima comentei da segmentação de quem passou pelo seu carrinho. Então, com ela e essa integração das vendas, é possível você fazer uma captura dos carrinhos abandonados. Ou seja, supondo que a pessoa passou pelos produtos, chegou ao carrinho e não virou cliente (ou fechou venda), você pode programar e-mails para fazê-la voltar. 😉
Aliás, caso você venda serviço (ou produto off-line), vai ser bem importante você utilizar um CRM. Afinal de contas, ele vai avisar o RD sempre que alguém fechar uma venda. Então, o importante aqui vai ser você integrar seu CRM com o RD Station Marketing. Essa integração pode acontecer por aqui:
Nós recomendamos os seguintes CRMs:
- RD Station CRM
- Moskit
- Pipedrive
- Agendor
- Nectar
Inclusive, temos um post bacana sobre CRM: clique aqui e confira o conteúdo!
Dessa forma, caso você não tenha (não recomendo), vai precisar marcar as vendas manualmente. Ou seja, pode chegar no último dia do mês e marcar todas. Para isso, basta acessar o lead na Base de Leads:
Então, buscar pelo contato e clicar em “Marcar Venda” na página do perfil dele.
Com esses passos você vai ter um funil bem organizadinho!
RD Station: Configurações iniciais para explorar a plataforma
Se você nos disser, Farmer “Contratei o RD Station e quero enviar e-mails com meu domínio e usar landing page usando meu endereço”, então é necessário configurar o DNS do RD Station na sua hospedagem. Esse passo é bem simples, leva em média uns 5 minutos para ser concluído. Basta acessar aqui: https://app.rdstation.com.br/configuracoes/dominios e definir a url dos e-mails e da Landing Page.
- A primeira ninguém vai enxergar;
- Já a segunda vai ficar visível em seus materiais.
Aqui eu gosto de pensar em urls que façam sentido com seu negócio, na Farmer, nós usamos: querovendermais.farmermkt.com.br, já que todos os nossos materiais são relacionados a isso. Mas se quiser, pode usar algo genérico como materiais. – o que vem padrão na RD.
A partir daí é explorar a ferramenta ao máximo. Por exemplo, para mim é bacana seguir essas etapas:
“Contratei o RD Station”: crie pop-ups!
Crie uma oferta de saída para quando a pessoa estiver saindo do site. Em outras palavras, pode ser:
- Um desconto em primeira venda;
- Receber newsletter ou apresentação da empresa;
- Baixar algum material;
- Receber informações sobre determinado produto ou serviço.
Os pop-ups de rolagem também são interessantes, eles aparecem sempre que um visitante rola até 50% da página. Nesse caso, costumamos oferecer um contato comercial ou download de algum material.
Por último nos pop-ups você tem o botão de WhatsApp, funcionalidade que a RD incluiu no pacote em 2020 e é uma das minhas favoritas. A saber, com ele você habilita um botão do WhatsApp para a pessoa deixar nome e e-mail; e já iniciar conversa. Aliás, a maravilha disso é a conversão: antigamente nós até disponibilizávamos botões de WhatsApp, mas ficávamos sem o controle. Então, o legal aqui é pensar no que perguntar para os leads antes da conversão.
Criando landing pages
Nas landings você vai trabalhar os materiais ricos. Ou seja, geralmente são:
- E-books;
- White papers;
- Planilhas;
- Podcasts;
- Templates;
- Infográficos.
- Download de catálogo;
- Páginas de contato e por aí vai.
Nesse sentido, o editor da RD é bem simples e existem bons modelos para quem não tem tanto traquejo de design. Assim, qualquer pessoa consegue publicar uma landing page.
Porém, algo importante sobre a landing é que você não deve tirar o visitante dela, a não ser, que ele atinja o objetivo que definiu (converter). Então, evite incluir telefone, e-mail e links para outros lugares.
“Contratei o RD Station”: crie campos personalizados!
Esses campos são informações específicas do seu negócio que você precisa perguntar para os visitantes. Diferentes de nome, e-mail e telefone (que já vêm por padrão no RD).
Aqui entram exemplos como:
- “Quanto você investe em Marketing Digital”;
- “O seu objetivo com marketing é…”;
- “Qual é o tamanho da sua empresa?”;
- “O que você deseja (saber mais, pedir orçamento, enviar currículo)”.
Esses campos serão utilizados nos formulários das landing pages ou nos pop-ups (de saída ou WhatsApp).
Criando e-mails de automação
Um dos principais motivos para você contratar o RD Station é automatizar seu Marketing. E nisso, o RD é incrível. Então, uma tarefa simples é você começar a pensar na régua de relacionamento do seu lead. Ou seja, planeje as mensagens importantes para cada conversão: material rico, catálogo, orçamento, WhatsApp…
Aqui, geralmente criamos sequências pessimistas, imaginamos que a pessoa não vai converter e vamos trabalhando conteúdos para gerar venda ou recompra. Aliás, é interessante usar o modelo de texto cru, assim parece que alguém parou e enviou e-mail para o lead.
Além disso, vale também investir em uma assinatura de e-mail bonitinha, geralmente criamos usando o Hubspot que você encontra aqui. Esse modelo é bacana, te sugere usar a foto de quem envia (eu gosto) e guarda os dados em cache. Ou seja, você pode criar quantas assinaturas quiser no mesmo estilo.
Por fim, é legal também incluir um botão para que a pessoa comece uma conversa pelo WhatsApp, nesse caso você pode criar um botão nesse link aqui.
“Contratei o RD Station”: crie e-mails marketing!
Ter base de leads é muito legal, conversar com elas automaticamente também. Mas nem todos os leads estão prontos para comprar na hora: muitos ficam em sua base e precisam ser abastecidos de ideias para um dia, comprarem. A saber, outros que já compraram, muitas vezes precisam receber mensagens suas para recomprar.
Assim sendo, por esses dois motivos nós investimos bastante nos e-mails marketing. Afinal, você pode enviar:
- Novidades;
- Novas campanhas;
- Newsletters com blog posts;
- Divulgar materiais ricos, eventos, suas redes sociais, novos vídeos e por aí vai.
Aliás, os modelos da RD são bem legais, gosto bastante mas prefiro alguns E-mail Builders que você pode encontrar no Themeforest nesse link aqui.
Então, depois de tudo isso rodando, vai ser importante demais você acompanhar os resultados. Para isso, basta acessar a Análise de Canais lá no menu de Análise.
E aí? Deu tudo certo como tinha imaginado?
Se sim, parabéns! Continue nesse caminho.
Se não, muito bom! Provavelmente conseguiu enxergar o problema e vai agora, precisar coletar as ideias para corrigir a rota.
Essa é a graça do RD Station. Te dá força de Marketing e Vendas e clareia seu caminho até o ROI positivo. 😉
Ainda precisa de ajuda?
Se depois dessas dicas, você ainda está se perguntando “Contratei o RD Station, e agora?”, conte com quem tem experiência com a plataforma! Por exemplo, aqui na Farmer podemos te ajudar a explorar ao máximo o seu plano, usando as ferramentas certas, no momento certo e com a finalidade mais adequada. Em outras palavras, ajudamos você a fazer todo o investimento valer a pena, trazendo resultados reais para o seu negócio e otimizando várias das suas estratégias de marketing!
Então, clique aqui para agendar uma reunião com a gente e poder desfrutar o melhor do que a RD pode te oferecer! Aliás, você também pode acompanhar a Farmer no Instagram: lá, postamos conteúdos riquíssimos sobre marketing e vendas!