
A sexta-feira mais esperada pelos varejistas, e mais ainda pelos consumidores, praticamente já está aí! Então, ofertas é o que mais encontramos neste mês. Acontece que, com a maioria das empresas migrando para as vendas online, a concorrência se torna ainda mais acirrada. Por isso, separamos dicas para a Black Friday, que são assertivas para você colocar em prática e destacar o seu negócio no ambiente digital durante esse período.
Aliás, ter estratégias de diferenciação é essencial para de fato conseguir resultados reais para a empresa. Então, continue com a gente para arrasar nas vendas durante o evento!
Mas afinal, como surgiu a Black Friday?
Alguns dizem que o termo “black friday” surgiu ainda em 1869, em decorrência de uma crise financeira em que ações caíram absurdamente na corrida para monopolizar o mercado de ouro, o que acabou gerando um colapso no setor.
Porém, quando olhamos para o setor varejista, há quem diga que a história do termo começou na Filadélfia, em 1960. Na ocasião, policiais reclamavam do congestionamento causado pela quantidade de pessoas que estavam indo acompanhar um jogo de futebol e que, ao mesmo tempo, procuravam por boas ofertas logo após o Dia de Ação de Graças.
Dessa forma, a Black Friday se consolida tradicionalmente nos Estados Unidos para representar a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, com filas a perder de vista. Aliás, todos os consumidores têm um único objetivo: garimpar produtos com descontos que podem chegar até 90% do preço original.
No entanto, quando falamos da Black Friday no Brasil, podemos dizer que ela já se tornou um dos principais eventos do calendário do comércio eletrônico. Aliás, foi junto ao e-commerce que a Black Friday chegou ao País, em meados de 2010. A partir disso, ao lado de ocasiões como o Dia das Mães e o Natal, lojistas de todo o país criam uma grande expectativa para esse período.
Movimentando o setor de consumo
A saber, a Black Friday passou a ser uma data que movimenta todos os setores do varejo, sejam empresas físicas ou online, de produtos ou serviços. Todas elas, aproveitam o momento para elevar o número de vendas e, como consequência, os seus lucros. Porém, como falamos mais cedo, os consumidores também aguardam ansiosamente pela data. Dessa forma, o evento traz benefícios para ambas as partes: empreendedores e consumidores.
Em outras palavras, a ocasião é perfeita para criar oportunidades para atrair clientes e ainda melhorar a performance do negócio. Tudo isso em um curto espaço de tempo.
Aliás, em 2020, os dois dias de Black Friday fecharam com vendas totais de R$ 4,02 bilhões somente no e-commerce. Ou seja, apresentou um crescimento de 25,1% em relação ao ano anterior, segundo a Ebit.
Também vale destacar que não é apenas esse setor que pode se beneficiar. Ou seja, produtos digitais, sites de assinatura e outras plataformas devem aproveitar a Black Friday para criar suas promoções únicas, de modo a destacar a empresa no mercado, conquistar novos clientes e aumentar o número de vendas. Mas para que isso aconteça, é essencial ter o negócio bem preparado no ambiente digital!
A Black Friday neste ano:
Segundo a Méliuz, 71% das pessoas entrevistadas pretendem ir às compras durante a data. Então, é uma grande oportunidade de alavancar as vendas do seu negócio.
Além disso, outro ponto importante que irá diferenciar a Black Friday 2021 das demais: ela será a mais digital de todos os tempos! Afinal de contas, a pandemia da Covid-19 consolidou o hábito do consumo online, que já vinha se apresentando como uma tendência no País.
Dicas para Black Friday que te ajudarão a vender mais
1. Planeje com antecedência
Antes de mais nada, é essencial se planejar com antecedência! Aqui, estamos falando desde alinhar o estoque com os fornecedores, se for o caso, até a divulgação das ofertas. Por isso, o ponto chave é organização! Então, crie um planejamento ou checklist com tudo o que deverá ser ser feito durante a Black Friday, considerando todas as etapas do início ao fim.
Por exemplo, analise:
- Divulgações;
- Identidade visual;
- Descontos;
- Mídias;
- Objetivos.
2. Prepare o seu Território
Certamente, uma situação bastante frustrante é aguardar dias para a chegada na Black Friday, mas no dia não conseguir aproveitar nada porque o site não para de cair ou está todo bagunçado. De fato, isso pode atrapalhar, e muito, o desempenho das vendas.
Dessa forma, a sua atenção precisa estar voltada para a performance do seu site, considerando sempre as conversões. Portanto:
- Certifique-se que o funcionamento do seu site esteja 100% OK;
- Evite links quebrados;
- Cuide das imagens que não carregam;
- Veja se o sistema de compra está funcionando;
- Não esqueça de considerar a experiência no mobile;
- Cuide de como será o atendimento;
- Prepare com antecedência o estoque (alinhe com fornecedores ou sua equipe);
- Defina o frete e prazo de entrega. Por exemplo, frete grátis pode ser interessante, porém precisa calcular bem. E em relação à entrega, pode pensar em entrega expressa em regiões próximas, mas talvez o ticket precisa compensar.
3. Analise os anos anteriores: o que deu certo? O que deu errado?
A melhor forma de evitar erros é analisando a performance do negócio na Black Friday de anos anteriores. Aliás, uma dica importante é iniciar o evento antes da sexta-feira de fato. Ou seja, caso exista a possibilidade, trabalhe as promoções durante o mês inteiro e vá diversificando os descontos, sempre considerando o que deu certo ou errado nas experiências passadas.
Porém, não esqueça de deixar os principais descontos para a sexta-feira. Afinal de contas esse é o dia mais aguardado! Aliás, falando em descontos, ofereça benefícios realmente incríveis. Ou seja, não tente enganar as pessoas, pois isso somente vai prejudicar a imagem do seu negócio e a experiência do consumidor.
4. Dê uma oferta melhor para quem faz parte da sua base
Sabe aquela história de valorizar quem esteve com você na “base”? Pois bem… aqui não é diferente! Ou seja, oferecer descontos maiores ou um “esquenta” da Black Friday para quem já faz parte da sua base de contatos, certamente aumentará as chances de vendas. Afinal de contas, você passa a criar um senso de exclusividade, fazendo com que a pessoa de fato se sinta especial por receber esse benefício da empresa, logo estando mais propícia para fechar a compra.
5. Aqueça sua lista de leads
Falando em contatos… uma das dicas para Black Friday mais assertivas é usar ferramentas, como os e-mails marketing, para aquecer a lista de potenciais clientes. Em outras palavras, crie e-mails com textos persuasivos e imagens chamativas. Então, isso pode ser feito com a finalidade de avisar os contatos que as promoções estão vindo por aí, ou ainda como forma de instigar a compra dos produtos ou serviços que estarão com descontos imperdíveis.
Além disso, você pode usar também landing pages ou pop-ups para que os clientes sejam alertados sobre as promoções da Black Friday. Então, nesse caso, eles podem ser inseridos no site ou mesmo como links no próprio e-mail.
6. Identidade visual
Sem dúvida, para se destacar em meio a tantas ofertas, é essencial ter uma identidade visual única e coerente. Ou seja, crie um padrão de layout para ser usado nos posts de redes sociais, landing pages, banners do site, ou até mesmo na loja física, se for o caso.
Então, encontre cores que sejam chamativas, mas que representem a marca. Além disso, selecione um padrão de fonte e imagens com boa qualidade, pois tudo isso, além de diferenciar as ofertas no meio digital, fará com que a empresa seja reconhecida mais facilmente pelos potenciais consumidores.
7. Gatilhos de escassez e urgência
Para o nosso amigo Robert Cialdini, um dos gatilhos mentais mais eficientes em persuadir uma pessoa na tomada de decisão, é o da urgência e escassez. De fato, essa estratégia funciona na prática, sendo uma das principais dicas para Black Friday!
Então, use um cronômetro no site, alertando que a promoção acaba em poucas horas. Além disso, é possível também usar as estratégias nas redes sociais, através de layouts que mostram que os descontos são limitados. Por fim, não esqueça que a urgência também pode aparecer nos e-mails, nesse caso use um botão para facilitar a tomada de decisão do lead.
A saber, algumas dicas de frases, são:
- “Promoção por tempo limitado”;
- “Descontos acabam em poucas horas”;
- “Promoção válida somente hoje”;
- “Produto em desconto somente pelas próximas 5 horas”;
- “Últimas 8 unidades do estoque”.
Enfim, o importante é causar a sensação de escassez e urgência de modo que o cliente não tenha tempo para “pensar duas vezes”.
8. Prepare automação para carrinho abandonado
Nesse caso, partimos do princípio que você esteja se preparando para divulgar seus produtos ou serviços especialmente na Black Friday. Nesse sentido, certamente você já está se comunicando com os leads nos meses que antecedem o evento. Então, nesse período aproveite para engajar as pessoas a criarem wishlists – uma lista de desejos – para quando liberar a Black Friday você já ter a lista pronta e, logo, já estar sabendo quanto e quais produtos pode precisar.
Dessa forma, chegando no dia dos descontos, você envia o conteúdo com a intenção de atrair os consumidores. Assim, ao lidar com um lead que abandonou o carrinho, você deve continuar acompanhando esse contato. Portanto, integre um fluxo de automação de carrinho abandonado à sua plataforma de e-commerce para segmentar os clientes e enviar ofertas personalizadas que os atraiam para concluir a compra.
9. Guarde uma verba para os anúncios
Não podemos deixar os anúncios passarem em branco nas dicas para Black Friday! Afinal de contas, no período de Black Friday as pessoas estão mais propensas a comprar. Então, basta aquele empurrãozinho com uma oferta irresistível, que a mágica acontece. Também, nessa época as compras podem acontecer mais por impulso, por isso é essencial investir em chats ao vivo ou atendimento no WhatsApp. Ou seja, conte com uma ajuda especialmente para o atendimento momentâneo.
Aliás, falando em redes sociais… Uma dica importante é subir os anúncios com antecedência no gerenciador de anúncios do Facebook. Afinal de contas, a plataforma costuma travar nessa época.
10. Live de vendas!
Você já ouviu falar que esse, vai ser o ano da “Live Friday”: uma adaptação e tanto das empresas para essa data tão importante do varejo. E podemos dizer que a estratégia tem vários benefícios:
- Interações reais;
- Construção de vínculo entre marca e consumidor;
- Vendas em tempo real;
- Possibilidade de mostrar as vantagens do produto;
- Amostra de uso.
Enfim, a transmissão ao vivo deve ser um grande impulsionador do crescimento das vendas na internet, por isso a estratégia é apontada como um grande impulsionador nesta Black Friday. Além disso, vale lembrar que a modalidade vem ganhando o coração dos consumidores por unir uma experiência mais humanizada à conveniência do e-commerce.
Coloque em prática todas as dicas com ajuda de quem entende do assunto!
De nada adianta conhecer todas essas dicas para Black Friday, mas não testar elas na prática! Como você percebeu, em especial neste ano, a concorrência vai ser ainda acirrada. Afinal de contas, com o consumo online e o surgimento de tendências, como a “live friday”, é essencial se diferenciar dos concorrentes para de fato ter resultados neste período.
Então, se você gostou dessas dicas de hoje, mas ainda precisa de ajuda para colocar em prática, conte com quem entende de assunto! Aqui na Farmer, te ajudamos a adotar todas elas para o seu negócio aumentar as vendas e fidelizar os clientes, seja durante a Black Friday ou em qualquer outro período do ano! Então, clique aqui para agendar um reunião e vamos juntos, criar um planejamento considerando todas essas dicas incríveis que trouxemos hoje aqui!