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Marketing digital para moda, como fazer?

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Marketing de Moda

Se você trabalha com moda ou tem uma marca nesse setor, sabe que o mercado é extremamente dinâmico e competitivo. Vejo que em cada temporada, as tendências mudam, os gostos do público evoluem e as novas formas de se conectar com o consumidor surgem. Acredito que isso faz com que o marketing digital para moda seja desafiador, mas, ao mesmo tempo, cheio de oportunidades para quem sabe como fazê-lo.

A moda é um nicho de mercado que mais movimenta a economia no país. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2023, o mercado de moda no Brasil alcançou a marca de R$ 6,55 bilhões de peças vendidas e gerou um faturamento de R$ 265,8 bilhões, segundo o IEMI. A estimativa é que em 2025, chegue a R$ 1 trilhão.

Portanto, falar de moda para mim vai muito além de abordar assuntos sobre roupas e sapatos. Além de ser movido pelo desejo de adquirir algum item.

Afinal, o que é o marketing digital para moda?


Na minha opinião, o marketing para moda é um conjunto de abordagens, estratégias e análises voltadas para comunicar o valor de um produto ou marca de moda. Com base nisso, toda essa estratégia tomada pelos profissionais, pode ser responsável pelo sucesso de uma marca.

Neste âmbito, é necessário usar o poder da criatividade e comunicação para atrair seu público-alvo. Saber se comunicar com eles é de suma importância para os negócios.

É necessário ter conhecimento sobre o cliente, o público e as estratégias de atração para que ele possa vender mais.

O que é necessário para fazer um bom marketing digital para moda?

Para se fazer um marketing digital de moda de sucesso, sugiro que você  comece por estas 6 estratégias para poder adquirir resultados. E são elas:

  • Definir uma persona
  • Captação de Leads
  • Construir um relacionamento através de e-mails marketing
  • Automação de marketing
  • Usar as redes sociais da maneira certa
  • Presença online 

Persona: 

A definição da persona será o seu guia para atingir o público-alvo certo e estruturar a sua estratégia. Ter em mente qual o público que você quer atingir é fundamental, por exemplo:

“Tatiana é uma moça que mora em São Paulo, capital e gosta de vestir peças de roupas mais despojadas, mas também usa roupas mais sociais para o trabalho. Ela tem 25 anos, gosta de consumir conteúdos e imagens sobre moda…”. Indico que você contrate uma agência qualificada para construir a sua persona.

Captação de Leads:

 

Logo após definir a persona, vamos para o próximo passo: captar leads. A captação de leads vai te ajudar a entrar em contato com o seu público-alvo. Para isso, você precisa do e-mail dele para que você possa enviar uma mensagem personalizada. Você pode conseguir leads através de landing pages, site, redes sociais, lista de transmissão.

E-mail Marketing


Depois de conquistar o e-mail do seu lead, você vai encaminhar um e-mail marketing para ele. Sim! Tenho uma notícia para você: o e-mail marketing não morreu. Nesta mensagem, você pode enviar um case de sucesso, um conteúdo interessante sobre sua marca, um vídeo, um guia sobre tendências, um e-book. 

E é necessário prender a atenção do seu lead com estes produtos, fazê-lo se interessar pela sua marca e então, fechar um negócio. Você precisa deixar claro, que aquele e-mail foi feito diretamente para ele.

Automação de marketing


Outra maneira de criar um relacionamento com seu público-alvo são os e-mails de automação. Nele você pode criar e-mails automáticos que despertem o interesse do seu lead. Nestes e-mails, você pode enviar: “você ganhou 20% de desconto na sua primeira compra”, pode enviar pop-ups etc.

Seja criativo na hora de criar os e-mails. A automação de marketing permite que você envie mensagens e promoções específicas com base no comportamento e preferências, tornando a experiência mais relevante e aumentando as taxas de conversão.

Redes Sociais

 

Quando falamos de marketing para moda, as redes sociais são essenciais para uma boa estratégia. Elas são uma forma de anunciar produtos, sendo um espaço para construir relacionamentos com o seu público. Seja Instagram, TikTok, Pinterest… Cada plataforma tem seu próprio jeito de se conectar, e você precisa saber aproveitá-las da melhor forma.

Aconselho investir bastante no Instagram, pois ele é a rede social que mais movimenta o mercado de moda. No Instagram, por exemplo, aposte em imagens de alta qualidade, mostrando seus produtos em situações reais e com influenciadores ou clientes que realmente se conectem com a sua marca. No TikTok, você pode explorar vídeos criativos, mostrando os bastidores, o processo de criação ou até mesmo formas inusitadas de usar suas peças.

Mas lembre-se: o foco deve sempre ser a autenticidade. As pessoas estão cada vez mais cansadas de anúncios óbvios. Se você quer fazer marketing para moda de verdade, seja genuíno e mostre quem você realmente é.

Presença online (redes sociais, site e blog)

 

Nos dias de hoje, ter uma presença online é fundamental para os negócios, principalmente no ramo da moda, que é algo totalmente visual. A criação de um site para a sua marca é interessante para o cliente. Ao entrar no e-commerce, por exemplo, o cliente vai querer buscar informações sobre a marca, as peças de roupas e seus preços, contato, endereço, ler os comentários de outros clientes etc. É necessário ter no site este tipo de informação.

Um blog sobre moda também é super interessante, visto que as pessoas que consomem moda, gostam de ficar sabendo sobre as principais tendências, dicas e histórias sobre moda. Ter um blog é fundamental para cativar seu público.

 

O que está em alta no marketing digital para moda?

Uma das coisas que notei sobre o mercado de moda, é a parceria com influenciadores. Do mesmo modo, 0 marketing de influência tem crescido muito nos últimos anos, principalmente com a presença do TikTok e Instagram. Minha dica é: para encontrar bons influenciadores para a sua marca, você precisa conhecê-los, acompanhar seu trabalho e ver se da match com seus valores.

Isso tem movimentado inúmeros consumidores, tendo como resultado, um número de vendas bastante expressivo. Portanto, estude o mercado analisando a concorrência, quais influenciadores fariam sentido você fechar a sua parceria? Como ele se comunica com o público? Analise o o material que ele for te oferecer com todos os dados dele, veja se ele tem sintonia e conexão com a sua marca.

A ideia é se unir a algum influenciador que faça sentido para a sua marca e os valores dela, para divulgar seus produtos e assim, alavancar as suas vendas.

Quais são as vantagens do marketing digital para moda?

Este cenário apresenta inúmeros benefícios para você investir nele no seu negócio. Confira agora quais são:

Alcance global: ele possibilita atingir um público muito mais amplo, sem restrições geográficas. Por meio das redes sociais, sites e e-commerce, é possível conectar-se com consumidores de diferentes partes do mundo.

Conexão emocional com o público: a moda não é apenas sobre roupas; é sobre identidade, estilo e expressão pessoal. Ele permite que você crie uma conexão emocional profunda com seus clientes. Ao contar histórias autênticas, mostrar valores que ressoam com o público e representar diferentes estilos de vida, sua marca se torna mais do que um produto — ela se torna parte da jornada pessoal do consumidor.

Aproveitamento de tendências: o mercado de moda é dinâmico e está sempre mudando. Isso proporciona uma vantagem, pois você pode aproveitar rapidamente as tendências atuais para gerar engajamento e aumentar as vendas. Seja com coleções de temporada ou tendências virais, o marketing para moda favorece que sua marca se mantenha relevante ao responder rapidamente às mudanças no gosto do público.

Impacto visual e criativo: o setor da moda é altamente visual, e isso pode ser uma grande vantagem quando se trata de marketing. Você pode usar imagens, vídeos e designs criativos para capturar a atenção do público de forma imediata. Campanhas visuais eficazes podem destacar o estilo e a qualidade dos seus produtos, ajudando a criar uma identidade de marca forte e memorável.

Fidelização de clientes: com boas estratégias de marketing, você não apenas conquista novos clientes, mas também mantém os existentes. A personalização, a experiência do cliente e programas de fidelidade bem executados podem transformar compradores ocasionais em consumidores fiéis, que voltam à sua marca repetidamente.

Aproveitamento da experiência de compra: isso não é apenas sobre divulgar produtos, mas também sobre criar uma experiência de compra única. Oferecer um atendimento excepcional, opções de personalização de produtos e uma navegação fácil no site, por exemplo, pode ser um grande diferencial. Quanto mais agradável e memorável for a experiência de compra, mais provável será que os clientes retornem.

Potencial para inovações e novas formas de consumo: com a tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor, o marketing  para moda tem inúmeras oportunidades de inovação. Realidade aumentada para “provar” roupas online, experiências de compras imersivas e moda sustentável são apenas alguns exemplos de como as marcas podem se destacar e atrair consumidores que buscam novas formas de consumir moda.

Conclusão

Neste post, você aprendeu quais passos são necessários para a construção de um bom marketing digital de moda. Você quer uma fatia de 1 trilhão que comentei no início do post? Ficou claro que o marketing digital pode te ajudar nessa missão? Deixe com a gente!

Farmer Marketing Digital pode cuidar disso para você. Nós fazemos toda a estratégia de marketing digital para o seu negócio, alavancando seu número de vendas, te colocando nas primeiras páginas do Google e aumentando seu engajamento nas redes sociais. Se interessou? Então, vamos conversar!

 

Flávia Pereira

Flávia é uma moça apaixonada por moda, livros, escrever, música (rock, indie, pop e flashbacks), fotografia, filmes, séries e arte. Ela também ama o contato com a natureza, ter um tempo de qualidade com sua família, amigos e conhecer lugares novos pela cidade de São Paulo.

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