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Não confunda! Diferença entre visitantes e leads

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qual a diferença entre visitantes e leads

Visitantes e leads são dois termos tão utilizados no mundo digital que acabam causando confusão pra muita gente. Ambos dizem respeito a pessoas que estão interessadas no tipo de serviço que sua empresa oferece, mas as semelhanças não vão muito além disso. Afinal, qual a diferença entre visitantes e leads? Continue a leitura e entenda!

O que são visitantes

Basicamente, um visitante é qualquer pessoa que já tenha entrado em contato com sua empresa de alguma maneira.

Ou seja, é aquela pessoa que visita o seu site mas, não necessariamente, interage com ele. Afinal, muitas pessoas estão ali no seu site apenas de passagem, para ler um conteúdo, por exemplo. Mas, não têm qualquer intenção de adquirir seu produto ou serviço.

Então, é por isso que dizemos que muitas empresas falham quando colocam o foco apenas na mensuração do número de visitas. Na verdade, elas deveriam investir na busca de informações sobre quem são essas pessoas. Não apenas isto, mas em quais desses visitantes, de fato, tem a intenção de comprar o que a empresa oferece.

Resumindo, é claro que é ótimo ter um bom número de visitantes! Mas, melhor ainda é que esses visitantes se tornem clientes. Entre uma fase e outra, eles serão seus leads!

O que são leads

Esta categoria é a que realmente interessa a você. Um lead é qualquer pessoa que, além de já ter entrado em contato com sua empresa – ou seja, foi um visitante -, também já forneceu algum dado para que você possa entrar em contato.

Em outras palavras, o lead é aquele visitante que sinalizou que quer manter contato com você. Ele pode ter feito isso ao assinar sua newsletter, baixar um e-book ou simplesmente informando o e-mail antes de fazer algum comentário em seu blog. Em todos os casos, ele abriu uma porta para que vocês voltem a conversar. 

Então, a partir do momento que o visitante se torna um lead, é possível manter contato com ele para:

  • saber mais sobre os seus hábitos de consumo,
  • sondar quais são suas “dores” que os produtos/serviços da sua empresa podem resolver;
  • verificar os conteúdos de interesse;
  • captar outros dados do perfil que sejam relevantes ao seu negócio (como cargo ou estado, por exemplo).

Portanto, a captação de leads é essencial para manter contato com esses clientes potenciais e, assim, guiá-los através da jornada de compras, oferecendo as informações e condições que eles precisam até que estejam preparados para virar clientes.

Como transformar um visitante em um lead?

Antes de mais nada, vou falar: não se transforma um visitante em lead sem esforço.

Em primeiro lugar, para que isso aconteça, é importante entender o que interessa a esse público. Somente dessa forma você poderá oferecer algo que eles julguem importante o suficiente para trocar por uma informação de contato.

Se ainda restar alguma dúvida, pense em você como cliente: você não informaria seu e-mail para nenhuma empresa a não ser que o motivo valesse a pena, certo? Fizemos um post sobre Como fazer Inbound do jeito certo, ele poderá te ajudar a gerar algumas ideias!

Portanto, para descobrir o que interessa a seu público é a única forma de começar a transformar visitantes em leads. Você pode usar a tecnologia para isso, descobrindo, por exemplo, quais são as páginas mais visitadas de seu site e em quais delas os visitantes passam mais tempo.

Diferença entre visitantes e leads: Gerar leads é criar oportunidades!

Fazer de um mero visitante se tornar um lead significa “filtrar” aqueles que estão, de alguma forma, interessados no que você oferece e, portanto, provavelmente mais dispostos a se tornarem clientes reais.

Agora que você já sabe a diferença entre visitantes e leads, já pode parar apenas de contabilizar as visitas do seu site. Através do marketing digital é possível transformá-lo de um “local de passagem” em um canal de conteúdo de referência para pessoas com o perfil de “cliente ideal” que você procura.

A Farmer pode ajudar você nesse processo de transformar visitantes em leads! Quer marcar um café com nosso time? Tenho certeza que vai curtir o papo! Pode agendar clicando aqui, falando no whatsapp (ali no cantinho direito) ou por telefone: (11) 96331-4373.

Marcelo Oliveira

Sócio-fundador da Farmer, psicólogo de formação, trabalha com Marketing Digital desde 2008. É apaixonado por SEO, Inbound, Marketing de Conteúdo e Wordpress. Viciado em livros, corrida e uma boa pedalada.

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