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Site concluído: Como atrair visitas com E-mail marketing

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Acredito que o cliente mais barato que você pode ter é: um cliente antigo que você nunca mais conversou. Sabe aquela lista de clientes que você espera ter uma promoção ou uma data comemorativa para mandar um alô? Então, esses são os primeiros que devem saber que você tem um novo site.

Outro importantíssimo: aquele quase-cliente que não comprou seu produto ou serviço. Será que não faltou um bom site para ele se convencer que você era a melhor opção? Vale tentar!

Se você está pensando em criar um textinho, abrir seu Gmail ou Outlook e enviar começou errado. Vivemos a Era dos Dados, precisamos saber informações básicas como:

  • Quantas pessoas abriram o e-mail;
  • Quem clicou no link para visitar o site;
  • Quantas vezes as pessoas clicaram;
  • Quais links foram clicados;

Por isso, é importante você usar uma ferramenta de e-mail marketing. Nós indicamos muito o Mailchimp e a RD Station quando o assunto é e-mail. O primeiro tem uma versão gratuita caso sua base de contatos seja menor que 2.000 endereços de e-mail, porém, inclui o macaquinho simpático do software no final da sua mensagem. O segundo tem diversas ferramentas, então o custo é maior, mas te oferece um mês grátis para você testar.

O bacana dos dois é que você tem templates prontos de e-mail, então não precisa se preocupar com a arte do e-mail. Só com a mensagem e a foto que aparecerão nele.

Algumas dicas para esse disparo de e-mail marketing:

  • Pense bem no assunto da mensagem, na maioria dos casos esse vai ser o motivo para o cidadão abrir seu e-mail (se tiver intimidade com essas ferramentas pode realizar testes A/B para otimizar a abertura). O ideal é que seu assunto tenha de 35 a 70 caracteres. Se quiser, pode usar emoticons no assunto, eles aumentam a chance de uma abertura.;
  • Os e-mails abertos no Gmail mostram o inicio da mensagem ao lado do assunto (quando olhado na lista de mensagens), por isso, é importante você pensar em algo que chame a atenção ou complete seu assunto.
  • Uma boa imagem demonstra a qualidade da sua empresa, existem dois bancos de imagens gratuitos que gosto muito: Freepik e Pixabay. No grupo dos pagos tem o Shutterstock. Se quiser, pode jogar sua imagem no Canva e fazer alguma gracinha com ela.
  • Você pode incluir o link do seu site no texto que vai escrever, mas acredito que o ideal é criar um botão (as duas ferramentas oferecem botões prontos) com uma chamada para a visita. Ex: conheça nosso novo site.
  • Selecione bem seus contatos e escreva uma mensagem para cada um deles: uma para os clientes atuais, outra para os clientes inativos e a última para pessoas que cotaram mas não fecharam com sua empresa.

O bacana disso tudo é que você poderá mensurar os resultados com a ferramenta que escolher e com o Analytics. Após essa divulgação você vai poder usar o e-mail marketing para divulgar os posts do seu blog e seus cases novos.

Assim como na rede social, indico que faça mais de um e-mail para a mesma pessoa. O primeiro pode divulgar o site e os demais podem focar em sessões específicas (como blog ou cases). Se você já tiver boa familiaridade: tente enviar mensagens diferentes para quem não abriu seu e-mail e para quem abriu muitas vezes. O primeiro talvez não lembre de você e o segundo talvez esteja repassando seu e-mail pela empresa, como quem te indica novamente para uma cotação.

Marcelo Oliveira

Sócio-fundador da Farmer, psicólogo de formação, trabalha com Marketing Digital desde 2008. É apaixonado por SEO, Inbound, Marketing de Conteúdo e Wordpress. Viciado em livros, corrida e uma boa pedalada.

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