
O Instagram é uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas da empresa, mas a real é que nem todo mundo usa da forma certa.
A plataforma chegou no Brasil em 2010 e só em 2015 ganhou popularidade, as pessoas gostaram desse lance de postar fotos e falar delas mesmas, e isso fez com que aumentasse ainda mais sua popularidade. Ao longo do tempo, ela foi se atualizando e o motivo de tanta atualização se dá pela mudança de comportamento que o ser humano tem o tempo todo.
Com o crescimento do Instagram, muitas empresas souberam aproveitar a oportunidade de se promoverem e vender ainda mais – e isso é ótimo! O problema é quando elas gastam muita energia em em aparecer, ganhar curtidas, seguidores, visualizações e comentários… mas não vendem o suficiente. E se as pessoas que estão engajando não estão comprando é porque a estratégia está errada.
Qual a estratégia certa para vender mais no Instagram?
Antes, quero te contar um pouquinho de como eu aprendi isso na prática…
Há nove anos atrás eu criei um site de sex shop e usava apenas o Facebook para divulgar os produtos, eu sabia da existência do Instagram, mas não usava, como eu vendia super bem pelo Face, achei que estava tudo certo.
Até que entrei na faculdade de marketing em 2017 e todo o mundo só falava do Instagram. Foi aí que vi uma oportunidade de vender mais por lá. Pensei: “Não custa nada tentar”, e comecei a postar. Achei que não ia dar em nada… e de fato, não deu haha! Porque eu só postava a foto do produto com a descrição dele.
Com o tempo, a plataforma foi se atualizando e aos poucos comecei a mudar a estratégia: criei uma persona e escolhi um nicho. O foco não era mais o produto e sim os benefícios que ele traria para o casal, comecei a fazer eventos para mulheres e postar toda rotina. BINGO!! Deu muito certo! Porque eu alinhei a dor do meu cliente potencial com o benefício que o meu produto resolvia pra ele. Foi um sucesso!
Moral da história: Quando você entende quem é sua persona, qual a dor que ela tem e como o seu produto ou serviço resolve o problema dela (sem ter que descer goela abaixo) ela compra.
Vou te mostrar dicas que vão fazer você vender mais pelo Instagram, vem comigo!
Crie uma persona
Parece clichê, mas não é! É preciso saber quem você quer atingir. A persona é a descrição de um personagem que representa o seu cliente ideal. Pegue um papel e uma caneta e imagina como ele é: sexo, características físicas, idade, família, trabalho, onde mora, o que gosta de fazer em seu tempo livre, o que não gosta…
Para que você entenda melhor como fazer uma persona na prática, vou te dar um exemplo da persona eu criei quando tinha o sexshop:
Ela se chamava Letícia, tinha 35 anos, casada, dois filhos ( um de 9 anos e o outro de 5 ), trabalhava como Executiva de marketing em uma multinacional, em Goiânia-GO. Letícia era uma mulher bem sucedida e independente, apaixonada pelo marido, mas sente que a rotina intensa de trabalho e a vida familiar deixaram o relacionamento em segundo plano. Entre reuniões, prazos e as demandas dos filhos, ela vive momentos a dois mais raros e menos intensos.
Aqui, as dores e desejos da Letícia eram:
- Rotina desgastante: O cansaço do dia a dia tem esfriado a intimidade com o marido.
- Falta de tempo: Entre trabalho, casa e filhos, sente que sobra pouco espaço para o casal.
- Desejo de reconexão: Quer resgatar a paixão e a espontaneidade do início do relacionamento.
- Busca por novidades: Tem curiosidade sobre o universo dos produtos eróticos, mas nunca se aprofundou muito no assunto.
A partir daí consegui entender que o que a Letícia buscava, era algo sofisticado e discreto, que a ajudasse a reacender a chama do casamento sem ser vulgar ou exagerado. Ela valorizava a qualidade, descrição na entrega, e orientação para escolher os produtos certos. Ela não buscava apenas um produto, mas uma experiência que traz de volta a conexão com seu marido.
Só consegui criar as próximas estratégias que vou te mostrar depois de definir bem a minha persona e entender de verdade quem ela é.
Bom… persona criada, é hora de você partir para o próximo passo.
Crie conteúdos que resolva a dor da sua persona
Aqui na Farmer, uma das maiores dores de clientes que atendo é não ter um planejamento de marketing digital estruturado e, principalmente, conseguir fazê-lo sem estresse. Nosso maior desafio não é apenas vender o serviço, mas mostrar como um bom planejamento pode transformar os resultados do negócio e aumentar o faturamento.
Ao compartilhar isso nas redes sociais, o cliente percebe que precisa de ajuda e nos procura.
Então, quando for criar conteúdo para o Instagram, não foque só em vender , foque em resolver o problema da sua persona. A venda acontecerá naturalmente.
A Letícia, por exemplo, quando entra nas redes sociais, é para relaxar depois de um dia exaustivo no trabalho, correria com as crianças e ainda estressada porque o marido deixou uma toalha molhada na cama. Se ela se deparar com a foto de um produto que promete “apimentar” o relacionamento, acompanhado apenas de uma descrição, provavelmente nem vai dar bola. Simplesmente porque não gerou conexão com ela.
Agora, Agora se ela vê um conteúdo com um storytelling que reflete a realidade dela—trazendo dicas práticas sobre como melhorar a intimidade no relacionamento, autocuidado e aproveitar momentos de qualidade com o parceiro—ela vai se identificar, despertar interesse e, aí sim, sentir vontade de comprar.
Use a Inteligência Artificial a seu favor
Fazer vídeos é um desafio para muita gente, mas quando o objetivo é vender mais no Instagram, a vergonha e a insegurança precisam ficar de lado, o importante é começar! Os primeiros vídeos talvez não sejam excelentes, mas com o tempo você vai se aperfeiçoando até que, quando perceber, já estará mandando muito bem. O mesmo vale para legendas e imagens.
Para te ajudar, use inteligência artificial para dar um empurrãozinho na criatividade. Essas são as que mais usamos por aqui:
Pink Fire:
Ideias infinitas de conteúdos com headlines de impacto, você adiciona uma palavra chave e ela te dá uma infinidade de títulos para gerar maior engajamento e atenção do público no Instagram.
ChatGPT:
Para criar seus roteiros de vídeos: descreva seu negócio, produto, nicho e persona e peça para ele gerar roteiros de vídeos que resolvem a dor do seu cliente. Leia, treine, repita quantas vezes for possível e… 1, 2, 3…gravando!
Além disso, você pode estruturar legendas, pedir revisão de textos e muito mais. Só não esqueça que a IA nunca vai te substituir, ela só te dá uma direção, a autenticidade tem que ser toda sua.
Esteja sempre atento às atualizações (que acontecem muitas vezes inclusive)
Sempre que surgir uma nova atualização, não perca tempo! Atualize o aplicativo, faça as mudanças e seja um dos primeiros a colocar em prática. O Insta valoriza quem se adapta rápido e, como recompensa, aumenta o alcance – ou seja, mais oportunidades de venda para você!
Em fevereiro de 2025, o Instagram trouxe algumas atualizações:
Novo tamanho de postagens – antes era 1080px x 1080px, agora é 1080px x 1350px.
Alteração nos destaques – agora eles terão uma aba ao lado do Reels.
Mais tempo nos Reels – os vídeos podem ter até 3 minutos!
E tem muito mais! Se ficou curioso para saber quais são as outras atualizações, fizemos um post com tudo que você precisa saber para se atualizar. Clique aqui e veja agora ( aproveite para seguir a gente lá 😀 )
Invista em micro influenciadores para vender mais no Instagram
A Era dos grandes influenciadores digitais pode ter chegado a um limite. As marcas investem em influencers com milhões de seguidores, mas elas então entenderam que quanto maior o número de seguidores, menor o engajamento, pois esses influencers não têm conexão com o público o suficiente para gerar um aumento de faturamento nas divulgações.
A agora é apostar nas estratégias de micro influenciadores – aqueles com 1 mil, 2 mil, até 10 mil seguidores. O grande volume já não importa tanto. O que realmente faz a diferença são criadores que se conectam de verdade com o público, usando uma linguagem real e autêntica.
Eles não apenas compartilham um estilo de vida, mas também dão opiniões sinceras e mostram que são “gente como a gente” . Isso tem chamado a atenção do público e, como resultado, as marcas têm visto um aumento significativo no ROI (Retorno Sobre o Investimento).
Então agora você já sabe: invista em influencers menores com maior engajamento, o investimento é menor e o retorno maior.
Otimize o SEO do seu perfil do Instagram
O Google agora recomenda perfis do Instagram em suas buscas, aumentando as chances do seu perfil ser encontrado por quem procura seu produto ou serviço e a própria plataforma tem usado o recurso de otimização para melhorar a experiência do usuário. Separei algumas dicas para te ajudar:
– Use palavras-chave estratégicas na bio que representem seu nicho.
– Inclua essas palavras também nas legendas dos posts.
– Adicione hashtags relevantes que descrevem seu conteúdo.
-Pense como seu cliente: quais termos ele pesquisaria? Use-os como hashtags!
Invista em Tráfego Pago para vender mais no Instagram
O tráfego pago é uma excelente escolha quando o assunto é atingir o objetivo mais rápido, seja para vender mais, ter mais engajamento ou mais leads.
Existem três tipos de campanhas: Reconhecimento, engajamento e conversão.
Reconhecimento:
Ajuda a mostrar sua empresa para um maior número de pessoas. Ela é usada quando o foco é atrair visitantes para o site, WhatsApp ou perfil do Instagram, campanhas de tráfego é o ideal nesse caso.
Engajamento:
Faz com que mais pessoas interajam com seu conteúdo, curtindo, comentando e compartilhando. Se quiser que mais pessoas assistam seus vídeos, pode usar a campanha de visualizações de vídeo. Para capturar contatos, como e-mails ou números de telefone, a campanha de geração de cadastros é a melhor opção. Se deseja incentivar conversas diretas com clientes no Direct ou WhatsApp, pode usar a campanha de mensagens.
Conversões:
Quando o foco é vender mais no Instagram, ela incentiva ações como compras ou cadastros. Se tem um e-commerce, pode usar a campanha de vendas do catálogo, que exibe seus produtos diretamente para clientes em potencial. Por fim, se tem uma loja física e quer atrair clientes para visitá-la, pode criar uma campanha de tráfego para loja física, que mostra seus anúncios para pessoas próximas.
Muitos clientes ficam receosos quando falamos sobre anúncios nas redes sociais, porque já tentaram antes e não tiveram retorno. E a verdade é: sem uma estratégia bem definida, o resultado realmente não acontece. Antes de investir, é preciso planejar cada ação.
Além disso, nem todo público está ativo no Instagram. Em alguns nichos, o Google Ads pode ser uma alternativa mais eficaz. Mas para a maioria das empresas, o tráfego pago no Instagram pode trazer ótimos resultados, desde que seja bem estruturado.
Conclusão
Para vender mais no Instagram é preciso ter um bom planejamento de marketing digital e usar as estratégias. E nada de sair postando sem entender o seu público alvo. É preciso estudar, colocar em prática, tentar quantas vezes necessário. A constância fará toda diferença! Sem planejamento e acompanhamento dos resultados o caminho é muito mais desafiador e as chances de fracasso são maiores ainda.
Aqui na Farmer, somos especialistas em tráfego pago e planejamento de marketing digital, estudamos o seu negócio para identificar qual a melhor tomada de decisão. Andamos lado a lado com o seu negócio, pois sabemos da importância do seu crescimento. A gente te ajuda a vender mais no Instagram de verdade, seja com gerenciamento estratégico ou anúncio, o nosso foco é entregar resultado em vendas!
Clique aqui e agende uma reunião agora mesmo. Vamos juntos fazer seu negócio decolar! Será um prazer te atender!