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Email marketing: Divulgando posts do seu blog

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Se o seu site está no ar, você está fazendo posts regularmente para seu blog, mas ainda não tem muitas visitas, o email marketing pode ser uma estratégia importante. Mesmo que seu site seja otimizado para buscas, o ideal é começar a divulgá-lo, para fazer com que as pessoas cheguem até o material que você está produzindo.

O que é email marketing?

Email marketing é toda comunicação feita entre empresa e cliente, via email. O ideal é construir uma base de contatos com pessoas que deram seus emails por algum interesse verdadeiro em seu material (costumamos chamar estas pessoas de leads), como newsletters, ebooks, inscrições em webinars, ou outros tipos de conteúdos ricos.

É para esta base de contatos que você vai divulgar os seus posts do blog.

Caso você ainda não tenha uma boa base de contatos, não se preocupe, comece mandando email para seus clientes, dos mais novos aos mais antigos, eles te conhecem, sabem como você trabalha, e (provavelmente) confiam nos seus serviços.

Por que divulgar seu blog com email marketing?

É possível relacionar-se com seus clientes através das redes sociais, mas o email marketing apresenta vantagens decisivas na hora de divulgar seus posts:

  • Grande abrangência: nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais, inclusive nas redes sociais.
  • Alcance: os emails que mandamos chegam para todos os contatos selecionados, diferentemente do Facebook, por exemplo, que filtra os posts mais relevantes, de acordo com cada usuário.
  • Ferramentas: Esqueça o Gmail e o Outlook! É possível automatizar seu email marketing através de ferramentas que vão desde as que têm versões gratuitas, como o Mailchimp, até as ferramentas mais completas de automação do mercado, como a RD Station. Falaremos melhor sobre estas elas mais à frente.

 

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Mais visitas para o seu blog: mande emails da maneira certa

Evite mandar posts que não combinem com o perfil de seus clientes, seu conteúdo tem que ser realmente útil para a pessoa que vai recebê-lo. É bem provável que se a pessoa não se interessar pelo assunto ela não vai nem terminar de ler seu email, e muito menos clicar para ler o seu post.

Nós da Farmer, por exemplo, não mandamos posts sobre como achar assuntos para um blog a quem ainda nem têm um site no ar, por exemplo.

O ideal é pensar se quem está recebendo a mensagem leria o post até o final, e recomendaria para alguém que está na mesma situação.

Ferramentas de email, uma visão mais aprofundada

As ferramentas de automação de marketing nos permitem mensurar dados essenciais como:

  • Quantas pessoas abriram o e-mail;
  • Quem clicou no link para visitar o site;
  • Quantas vezes as pessoas clicaram;
  • Quais links foram clicados;

 

 

Mailchimp e RD Station

Recomendamos os dois, mas os casos variam. O primeiro tem uma versão gratuita caso sua base de contatos seja menor que 2.000 endereços de e-mail, porém, inclui o logo da marca no final da sua mensagem. O segundo é mais completo, então o custo é maior, mas te oferece um mês grátis para você testar.

Ambos templates prontos de email, então você não precisa gastar tempo montando layouts.

5 dicas importantes para disparar seus posts para sua lista de contatos:

  • Como já tratamos anteriormente, pense bem no assunto da mensagem, não precisa mandar o mesmo email para todos os contatos, crie diferentes tipos de mensagens divulgando diferentes tipos de post para cada perfil de cliente, novos, antigos, arquitetos, fotógrafos, engenheiros. Também é necessário escrever o propósito do email no assunto – Ex: Posts especialmente selecionados para você!
  • Escreva frases que chamem a atenção na área de assunto (se tiver intimidade com essas ferramentas pode realizar testes A/B para otimizar a abertura). O ideal é que seu assunto tenha de 35 a 70 caracteres. Emoticons aumentam a chance de uma abertura.
  • Os e-mails abertos no Gmail mostram o inicio da mensagem ao lado do assunto (quando olhado na lista de mensagens), por isso, é importante criar uma primeira frase persuasiva, que se destaque na lista de emails.
  • Recomendamos dois bancos de imagens gratuitos: FreepikPixabay. No grupo dos pagos tem o Shutterstock. Você também pode usar o Canva para editar sua imagem.
  • Evite links, o ideal é criar um botão, redirecionando para o post (as duas ferramentas oferecem botões prontos), com uma chamada para a visita. Ex: conheça nosso novo site.

Exemplos de email marketing:

O ideal é sempre pensar em como você pretende convencer quem está recebendo a mensagem a ler seu email. Isto inclui o layout que seu email terá, se vai exibir apenas um feed com a listagem dos posts mais recentes, ou apresentará um texto antes, para persuadir o leitor a clicar em algum post recomendado.

Mostrarei dois exemplos de disparos realizados, um pelo Mailchimp, e outro pela RD Station.

Exemplo 01. Email disparado pelo Mailchimp

Este email foi disparado apenas com uma listagem dos últimos posts. Veja:

 

Exemplo 02. Email disparado com a RD Station

Este email tem uma foto e um pequeno texto antes dos posts sugeridos, para introduzir o email e convencer o leitor a clicá-lo. Veja:

 

Fique de olho nos seus resultados

Depois de lançar seus emails, você poderá mensurar os resultados com a ferramenta que escolher e com o Analytics.

Assim como na rede social, é interessante criar mais de um e-mail para a mesma pessoa.

Se você já tiver boa familiaridade: tente enviar mensagens diferentes para quem não abriu seu e-mail e para quem abriu muitas vezes.

Um talvez não lembre de você e o outro talvez esteja repassando seu e-mail pela empresa, pra que todo mundo leia.

Mais importante do que disparar seus emails, é estudar se eles estão trazendo retorno, e estar novos jeitos de aumentar seus resultados!

Marcel Augusto

Estudante de Publicidade e Propaganda na Anhembi Morumbi, certificado em Inbound Marketing e aficionado por tecnologia. Cinéfilo e grande conhecedor de fatos aleatórios.

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