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Mailing list: como organizar a sua

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Um dos principais meios de comunicação com prospects e clientes atuais é o e-mail marketing. Para começar a usa-lo você precisa ter um bom mailing, geralmente, quando abrimos uma empresa temos nossa base de e-mails de experiências anteriores e empresas que já existem há um certo tempo também têm alguns contatos guardados.

Uma mailing list é a relação de e-mails que representa o tamanho da sua base de contatos. Hoje, acredito que um dos principais ativos de uma empresa é a quantidade de e-mails que compõe a base. Por isso, engajamos nossos clientes à incluírem diversas formas de cadastros em seus sites e a guardarem os contatos realizados via formulários.

vamos planejar nossa mailing list

O importante para sua organização é você planejar quais campos serão importantes no envio, assim, você se prepara para enviar e-mails segmentados. Eu gosto muito de criar uma planilha com alguns campos:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Segmento da empresa;
  • Histórico – Se é (ou foi) meu cliente ou não.

Esses são os mais importantes, você pode (se julgar pertinente) também listar: sexo, serviço contratado, motivo para não contratar um serviço, cidade e estado da empresa… Essa segmentação depende das mensagens que você pensa em enviar, as possibilidades são as mais diversas possíveis.

Como comentei acima, todos esses campos você vai usar no envio dos seus e-mails. Como isso vai funcionar: Imagine o caso da Farmer, nós tivemos propostas de diversos segmentos, vamos supor que tive uma proposta em Janeiro de um escritório de Arquitetura. Em Outubro colocamos um site de Escritório de Arquitetura Escolar no ar e ele já está colhendo frutos (veja o case aqui), por que não avisar o meu prospect de Janeiro que nós continuamos desenvolvendo sites e que concorrentes deles estão tendo resultados com nosso trabalho? Nessa, conseguimos retomar o contato e quem sabe fechar um novo projeto.

como captar e-mails para sua mailing list

O ideal é você juntar os e-mails de todos os lugares possíveis e imagináveis. Por onde nós começamos:

  • E-mail – A maioria dos serviços de e-mail têm um espaço para os e-mails de pessoas que se comunicaram com você, exporte os contatos do seu endereço e dos demais funcionários da empresa;
  • Contatos pelo site – Nós instalamos no WordPress um plugin chamado Advanced CF7 DB, use no seu site e exporte os contatos.;
  • Cadastros de newsletter – Se você dá conteúdo gratuito para as pessoas ofereça um espaço para elas se cadastrarem. É importante pensar que as pessoas estão cansadas de SPAM, então ofereça algo útil para o cadastro. Exporte também!;
  • CRM – Nós aqui na Farmer usamos o Pipedrive, todas as propostas que tivemos na vida estão lá. Bora tirar uma cópia dos contatos!;
  • Feiras e eventos – Participar de feiras é muito legal, te dá uma boa visibilidade. A melhor parte disso é trabalhar a base dos contatos que te viram na feira. Faz muito sentido alugar aquelas maquininhas para captar os e-mails das pessoas que passaram pelo seu stand. Use-o!;
  • Cartões de visita – Sabe aqueles eventos que você frequenta e recebe diversos cartões? Eu participei por 6 anos do BNI, lá conheci muita gente e captei muitos cartões em conversas que tive. Todos estão no nosso mailing!

Percebeu que nenhuma das opções inclui compra de mailing? Somos super-hiper-ultra-mega-master-blaster contra essa prática. Existem muitos motivos, o principal é: as pessoas não te conhecem, não é porque o contato é arquiteto que ele está insatisfeito com o site dele e interessado em um novo. Por que vai querer abrir uma mensagem minha? Ao invés de investir energia nisso prefiro investir em quem conversou comigo e por algum motivo resolveu não me contratar.

Planilha feita, colunas organizadas e contatos extraídos é hora de unir tudo e importar em sua ferramenta de e-mail marketing. Aqui na Farmer nós usamos o Mailchimp e a RD Station para envio de e-mail. Qual é sua ferramenta? 

Marcelo Oliveira

Sócio-fundador da Farmer, psicólogo de formação, trabalha com Marketing Digital desde 2008. É apaixonado por SEO, Inbound, Marketing de Conteúdo e Wordpress. Viciado em livros, corrida e uma boa pedalada.

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