logo

(11) 3294-5510
(11) 96331-4373
contato@farmermkt.com.br

O que é Marketing Digital

Farmer Marketing Digital / Conteúdos ricos  / O que é Marketing Digital
o que é marketing digital

Aqui iremos esclarecer suas dúvidas sobre o que é marketing digital, a importância do Inbound Marketing na jornada de compra e na análise de resultados das suas estratégias de marketing.

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

Marketing Digital é a combinação de estratégias com foco em promover uma marca na internet. A diferença entre marketing digital e tradicional se dá por envolver o uso de canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real e maior assertividade nos resultados desejados, continue com a gente e você saberá detalhadamente o que é marketing digital.

Hoje em dia a internet faz parte praticamente de todo nosso cotidiano, desde a simples busca por um contato na internet até a criação e movimentação de uma empresa. É quase impossível ver pessoas desconectadas de seus aparelhos celulares, por exemplo. Com toda mudança que as vidas passaram após o surgimento da internet, imagine as mudanças de todo o processo de compra e tudo que você poderá fazer sabendo o que é marketing digital.

Atualmente quando precisamos de algum produto ou serviço, o primeiro lugar a se procurar é na internet. Seja pela pesquisa de preço, opiniões de consumidores sobre o item ou serviço desejado ou alguma solução para um problema que temos.

Marketing Digital na Jornada de Compra:

Sabemos da dificuldade de algumas empresas de rastrear o comportamento de seus clientes antigamente, mas com o surgimento do inbound marketing no Marketing Digital, mapear os estágios de compra de um público-alvo ficou bem mais fácil.

Entender qual caminho os leads percorrem até o momento da compra é muito importante para aumentar a carteira de clientes de uma empresa. Através deste mapeamento é possível realizar desde melhorias no atendimento, nos produtos e saber o momento certo de atingir estes leads com o conteúdo correto através da automação de e-mails.

Assim, você despertará no cliente uma atenção maior em seu problema, mostrando a solução e convencendo-o de que sua empresa é a melhor alternativa no mercado.

Jornada de Compra, veja como conquistar seu cliente:

1ª Desconhecimento do problema: o visitante nem sempre tem conhecimento do problema e normalmente busca conteúdos mais genéricos sobre o que está acontecendo em sua empresa. Será importante neste momento ele encontrar conteúdos sobre quais problemas pode estar passando, possíveis consequências e algum resultado que a melhoria traria.

2ª Conhecimento do problema: após estudar sobre diversos assuntos, o visitante enxerga seu problema e entende as possíveis soluções deste. Neste momento seria importante ele receber um e-mail automatizado de como efetuar melhorias e otimizar seus serviços através de uma de suas ferramentas disponíveis.

3ª Conhecimento da Solução: o visitante já sabe que existe um problema em sua empresa e já conhece as soluções possíveis, nesta fase é importante que ele receba conteúdos mais assertivos com a solução do problema através dos seus serviços ou ferramentas.

4ª Decisão entre as alternativas: neste momento o lead já estudou sobre todas as opções de solução, custos e desdobramentos desta ação, é a hora de enviar à ele um comparativo entre seu serviço e da concorrência, as qualificações que sua empresa tem e benefícios que isto pode agregar em sua escolha.

Gere 54% mais leads usando técnicas de Inbound Marketing:

O conceito surgiu na década de 90 mudando a maneira como as empresas usam a tecnologia para divulgar e promover suas marcas, produtos e serviços. Como prova desta mudança basta prestarmos atenção no processo de compra hoje, anteriormente com marketing tradicional éramos atingidos pelas propagandas em novelas, comerciais de TV, outdoors, panfletos, etc., quase todo tempo e para sabermos os detalhes sobre o produto ou serviços tínhamos que nos dirigir à uma loja ou entrar em contato com o prestador, mas hoje detemos praticamente 60% do processo de compra antes de chegarmos ao vendedor / ponto de venda diretamente. Quando queremos, por exemplo, um celular novo buscamos todas as informações online, opiniões em fóruns, pesquisa de preço online, melhores condições, dentre muitas outras coisas e quando chegamos ao momento da compra, basta praticamente finalizá-la, pois o processo de conhecimento do produto e decisão da compra já foi praticamente inteiramente realizado previamente.

Mas, apesar de parecer algo bem complexo, o Marketing Digital é uma grande oportunidade de empresas firmarem seu nome no mercado, reforçarem sua qualidade e relevância, sem muitas vezes ter um ponto / loja física. Isso acontece pois a cada dia a internet faz mais parte da vida de todos.

Para melhores resultados através do Marketing Digital é interessante trabalharmos com Inbound Marketing / Marketing de Conteúdo, um processo de atração do cliente até a finalização da venda e análise de todo processo, a seguir uma explicação um pouco mais detalhada sobre o que é o Inbound Marketing.

É a criação de conteúdo de qualidade para atrair o interesse do público, não apenas nos produtos ou serviços, mas também nos pontos positivos que a sua empresa tem a oferecer. Isto faz com que a empresa tenha cada vez mais credibilidade, aumentando e influenciando os clientes no processo de compra. Este conteúdo pode ser apresentado tanto nas redes sociais, blog da empresa, e-mails marketing, E-book disponíveis para download, dentre outras formas.

O processo de compra através do Inbound Marketing funciona da seguinte forma:

1º Atrair visitantes através de conteúdo de qualidade publicado em redes sociais, blogs, mídias pagas e palavras chaves bem colocadas para que aumente a possibilidade de engajamento da sua página;

2º Converter esta visita em lead através de Landing Pages, páginas de conversão com conteúdo interessante disponíveis para download, mas para baixar é necessário preencher um pré-formulário com as informações importantes para sua empresa como nome e e-mail e algo mais que agregue e auxilie a identificar em qual parte do processo de compra este visitante está, e botões de CTA (Call To Action) onde você acompanha e influencia seu visitante a caminha pelo funil de vendas, como CLIQUE AQUI, BAIXE AGORA, etc.

3º Relacionar durante esta etapa é importante se relacionar com seu possível cliente (lead), através do envio de e-mails automatizados com conteúdos relacionados ao interesse dele, assim você conseguirá fazê-lo avançar nas etapas do processo de compra mostrando as possíveis soluções para o problema que ele tem, caso ele ainda não saiba que tenha um problema ou interesse em algum produto, isso poderá fazê-lo enxergar a dificuldade e suas consequências.

4º Vender após o processo de nutrição a automação de inbound irá persuadir seu futuro cliente a compra com conteúdo interessante ao lead, ele avançará para etapa de compra onde entrarão as apresentações de cases, mostrando seus diferenciais, equipe qualificada, prêmios, etc.

5º Analisar após a ciclo inbound, acontecendo ou não a venda, é necessário analisar os dados sobre as estratégias utilizadas e ver se estão funcionando, podendo assim corrigir possíveis erros.

93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais, agora que você já sabe o que é marketing digital, veja mais estatísticas que comprovam a sua importância: 

  • O orçamento de mídias digitais deve dobrar nos próximos 5
    (Fonte: WebDAM.com);
  • 87% dos usuários de internet agora possuem um smartphone.
    (Fonte: Global Web Index);
  • Marketing de Conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads (potenciais clientes)
    (Fonte: Demand Metric);
  • Três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores.
    (Fonte: AdWeek);
  • As empresas B2B (Business to Business) que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não utilizam esta plataforma.
    (Fonte: WebDAM.com);
  • O Instagram passou a marca de 200 mil anunciantes 5 meses após abrir a sua plataforma de anúncios (Fonte: AdWeek);
  • Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI (Retorno sobre Investimento) positivo.
    (Fonte: Socialemedia).

Entendendo o que é marketing digital é possível entender a dimensão e importância de estar online e ao alcance de todos na internet, desta forma é bem mais fácil se firmar e obter os resultados almejados nas vendas ou prestação de serviços.

Agora que você já sabe o que é Marketing Digital, comente aqui ou fale com a gente algum problema que você enfrenta em sua empresa, vamos pensar em uma solução digital para você.

giordano pellegrini

Estudante de Marketing com quase 10 anos de experiência em organização e produção de eventos. Apaixonado por gastronomia, viagens, filmes, séries e bons momentos ao lado da família e amigos. Adorador de fatos e curiosidades sobre assuntos diversos.

Comentário: 1

Comente!

Fale!