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A importância do Inbound Marketing

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Vamos ver a seguir a importância do Inbound Marketing na atualidade e como influencia nessa no Marketing

A forma de se comunicar entre as pessoas evoluiu nas últimas duas décadas, e isso não fica mais apenas nas interações pessoais. Se antigamente ficávamos restritos a um computador de mesa para nos comunicarmos com as pessoas e o mundo, hoje, realizamos quase qualquer ação instantaneamente através dos smartphones – que por sua vez estão cada vez mais modernos. E, toda empresa que gostaria de se comunicar com esse público, sabe qual é a importância do Inbound Marketing.

De redes sociais a sites de notícias, carregamos no bolso uma infinidade de informações à distância de uma ‘googada’. O tempo evoluiu e a forma de nos comunicarmos com o cliente evoluiu junto. Levar a nossa informação até o cliente “ideal “é a possibilidade que esse mundo está nos dando, e quando pensamos em uma forma de comunicação tradicional – através de anúncios em revistas, jornais, comerciais, ou qualquer outro tipo de campanha – percebemos a qualidade e o alcance do digital e como ele veio para ajudar no crescimento das empresas. 

Encantando clientes

Estabelecer um padrão de comunicação com o seu cliente é um diferencial atrativo e uma forma de deixa-lo ciente e entretido com as novidades do seu estabelecimento e, porque não, do mercado. Com isso, você forma vínculo com o cliente ‘perfeito “que também é uma excelente forma de publicidade para a sua empresa. Quando você cria “fãs” eles serão os difusores do seu trabalho no mercado e poderão te defender e propagandear sempre que possível. Vamos mostrar algumas ideias para que você já comece a analisar as operações em andamento da sua empresa.

Com essas informações, já podemos começar a compreender a importância de expandir a sua mídia. Mas, e agora, por onde começar?

A principio você deve localizar onde você esta e para onde deseja caminhar. Hoje qualquer pessoa pode divulgar o seu negocio através das redes sociais, e esse já é um passo importante. Ter uma página no Facebook e/ou Instagram dá visibilidade a sua marca/empresa e faz com que mais pessoas te conheçam, mas isso está longe de ser o ideal.
Essas redes sociais possuem configurações que podem ajudar a aumentar o alcance das suas publicações, chegando a um público mais específico e potencial cliente.

Você já deve ter percebido que as redes sociais podem não te devolver o investimento (tempo e dinheiro) na velocidade que você gostaria. Isso porque você pode estar alcanço um publico que não necessariamente é o seu alvo ou possível consumidor. Erroneamente, é normal acreditar que o sucesso da divulgação pelas redes sociais, se mensura pela quantidade de curtidas. A alta quantidade de curtidas, pode-se dar pela relevância do texto ou foto publicada, mas não necessariamente isso irá atrair cliente, e sim, apenas curtidas.

Uma boa estratégia de marketing tem como foco a conversão de clientes, e para esse ramo, a conversão se traduz em reserva. Uma foto bonita daquela nova porção de torresmo que você vai começar a vender pode ter muitas curtidas porque atrai visualmente o visitante, mas efetivamente, talvez não o atraia, por dieta, por estilo de vida, por doenças cardíacas, etc.
Agora, a mesma foto, direcionada a um publico alvo de consumo, com uma promoção para movimentar o bar naquela noite de terça feira, tem muito mais chances de atrair mais clientes.

A conta é simples: você pode direcionar a sua publicação para 1000 pessoas x, e ter muitas curtidas pela estética do que está apresentando. Agora, a mesma imagem, divulgada com um filtro específico, e a mesma quantidade de pessoas pode atrair fisicamente muito mais pessoas se souber qual é o perfil do cliente que consome esse produto. Afinal, o pessoal fitness, os veganos, vegetarianos, não irão se interessar pelo prato e passarão desapercebidos  por ele na publicação.

Presença digital 

Aqui estamos apenas falando de redes sociais, mas a sua comunicação deve seguir um padrão. Seja esse padrão, verbal, escrito ou físico. Você e os seus funcionários devem estar alinhados para que a experiência do cliente seja sempre a melhor possível.

É muito importante na hora de se comunicar digitalmente, que a sua persona seja clara, para que a sua comunicação chegue de forma correta e cumpra o seu papel – identificação – de possíveis clientes. A persona ditará as ações e a forma de se comunicar com o seu cliente.

Portanto, tendo um bom planejamento ( identificando a sua persona, criando conteúdo especifico que semeiem a curiosidade, informando de forma clara e objetiva ) você terá um potencial de sucesso muito maior, porque aqui você já anteviu as necessidades dos seus visitantes, respondeu a duvidas e instigou a sua curiosidade em conhecer ou visitar o seu estabelecimento. Mas lembre-se, esse é um movimento rotineiro, em que você terá que se habituar, a estar em constante comunicação com o público.

Utilizando as redes sociais, você terá um alcance bem amplo do seu público podendo chegar a centenas de clientes e potenciais clientes, então, sempre analise bem o conteúdo que esta prestes a publicar, para que ele transmita bem a sua mensagem, mas sem correr riscos de ser inoportuno ou ofensivo de alguma forma.
Elabore listas de assuntos relacionados, e faça uma programação de postagens. Sua rede não precisa ser um e-commerce (nem deve), então, entretenha seu público com matérias de qualidade, e não apenas promoções, divulgações ou tentativas de venda. O seu público precisa se identificar com a sua empresa e como ela se expressa.

Publicações disponibilizando a receita daquela salada que fez sucesso no verão passado, passo-a-passo para a elaboração de um drink ou dicas de viagem que conversem com o estilo adotado pelo bar. São ideias que farão o seu cliente se interessar mais pela essência do bar, e compartilhar com amigos, o que ele achou de interessante.

Incentivar os clientes a comentarem a suas publicações também da um alcance maior a suas postagens. Questionar quais os pratos ele prefere, o que ele achou da mudança do cardápio, perguntar o que ele gostaria de ter de volta em um cardápio sazonal. Ouvir a voz do cliente certamente fará com que ele se interesse mais pelo seu estabelecimento, e trará com ele, outros tantos em sua companhia.

Essas são algumas ações que podemos colocar em prática no dia-a-dia, mas elas não são únicas e você precisa sempre buscar uma forma de se tornar mais atrativo.

 Buscando clientes e Inbound Marketing

 Você já deve ter percebido que na maior parte das buscas que fazemos, as redes sociais e algumas páginas que visitamos parecem estar nos espionando e passam a ofertar possibilidades a respeito daquela busca especifica.

Imagine a confraternização de fim de ano da sua empresa, e você passa a procurar no buscador “ lugares para confraternização, bares para festa de fim de ano, bares com música ao vivo “, e logo depois da sua busca começa a aparecer a indicação daquele barzinho que você nunca passou da mesa no lado de fora, e descobre que eles possuem uma bela estrutura para pequenos eventos.
Estar presente nas redes sociais mostrar aos seus clientes e possíveis visitantes da pagina um pouco de você, mas isso não atrairá demais clientes. As redes sociais servem bem para vitrine do seu produto e trabalho, serve para uma comunicação rápida, ou para expor promoções e atrações da semana. Mas quando falamos da atração de clientes, precisamos ir além, e ai chegamos ao Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é uma estratégia do marketing digital que serve para a atração do cliente. A sua presença nas redes sociais já é uma das características do Inbound, e agora precisamos focar em outras características para fortalecer essa atração.

Falando primeiro a respeito do InBound, ele é uma estratégia de marketing que visa atrair os clientes, através de produção de conteúdo relevante, que faz o outro (cliente) se perceber em uma situação de necessidade e apresenta possíveis soluções. A forma tradicional do marketing é passiva e não possui um foco específico. Ela comumente é vinculada em outdoors, jornais, revistas, televisão e fala de forma genérica com todo mundo.
Quando viemos para o Inbound, vamos para uma estratégia ficada na atração, de um público específico, que enxergamos como nosso potencial cliente. Assim, não irei destinar uma propaganda de churrascaria para uma pessoa vegana, ou minha promoção de bebidas para alguém religioso.

Quando temos a nossa persona identificada ( link do post anterior ) direcionamos o conteúdo que acreditamos que vá agradar para o publico especifico, tendo um alcance completamente diferente das redes sociais, pois aqui nós iremos atrás de quem ainda não é cliente e com uma boa construção digital ( site e redes sociais ) nos acreditamos sermos capazes de trazer fisicamente o cliente para o nosso estabelecimento.

Nós podemos te ajudar na estruturação do seu Marketing Digital realizando um planejamento e plano de ação para cada fase. Essas foram algumas informações iniciais que te mostraram quais as possibilidades para chegar ao resultado almejado. Marque uma reunião e juntos analisaremos qual a sua postura e presença digital para iniciarmos um plano de crescimento.

regis

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