
Atualmente existem diversas redes sociais, onde cada uma possui especificidade e um público diferente. Entender a diferença de cada uma dessas plataformas e ser capaz de avaliar qual se encaixa melhor no perfil de sua empresa e de seu target pode ser a chave para o sucesso!
Nesse artigo separamos as principais redes sociais e iremos explicar como sua empresa deve se comportar em cada uma delas.
Facebook: o gigante
Nem devemos questionar se a sua empresa deve ou não ter uma página no Facebook, com 2 bilhões de usuários pelo mundo e quase 100 milhões no Brasil, a chance de encontrar seu público-alvo nesta rede social é altíssima.
Uma outra vantagem desse gigante é a variedade de formas que você pode enviar sua mensagem. Fotos, vídeos, gifs animados, textos, enviar links… o céu é o limite.
E a facilidade de entrar em contato tanto com pessoas físicas como com outras empresas é um dos pontos fortes do Facebook.
E finalmente, o Facebook Ads, que como a própria empresa diz, te ajuda a encontrar e chamar a atenção das pessoas corretas, tornando sua publicidade muito mais acertiva. Para mais informações sobre o Facebook Ads clique aqui.
Instagram: muito mais que selfies
O irmão mais novo do Facebook resolveu seguir um caminho diferente: fotos e vídeos para todo lado!
Muitas pessoas não conseguem enxergar a importância desta rede social para as empresas, por ser algo mais descontraído e que mostra mais o dia a dia dos usuários. Mas é essa a grande carta na manga do instagram!
O público se interessa cada vez mais pelos mínimos detalhes de suas marcas preferidas e procura estar por dentro de tudo. Portanto, postar fotos mostrando o dia a dia na empresa, eventos realizados e confraternizações pode ser uma bela jogada para criar um maior vínculo com seus consumidores.
As empresas quadradinhas estão ficando sem espaço no mercado, pegue seu celular e divirta-se! Aproveite o recurso dos stories, que conquistou o coração dos usuários e que ainda possibilita a inclusão de anúncios.
Youtube: deixa o like e compartilha
A segunda maior rede social do mundo e uma das mais antigas no mercado tem um potencial incrível e que deve ser bem explorado pelas empresas.
O foco do Youtube é claro: vídeos! Apesar da grande maioria dos conteúdos serem apenas para entretenimento, há muito o que fazer para divulgar a imagem de sua empresa.
Entrevistas, tutoriais, palestras ou até mesmo vídeos para divertir seu público, basta analisar qual a forma mais aceita pelo seu consumidor e começar a produzir conteúdo!
Outra aplicabilidade interessante no Youtube são os anúncios TrueView, que garantem a assertividade de sua publicidade, pois você só paga quando o target demonstra interesse pelo assunto. Para mais informações de como fazer publicidade no Youtube clique aqui.
Twitter: rápido e prático
Os antigos 140 caracteres, marca registrada desta rede social foram recentemente substituídos por 280, mas ainda assim o Twitter continua sendo o lugar das informações rápidas e dos posts curtos.
Aqui a regra é clara: ser objetivo! Com milhares de tweets sendo postados, a notícia que era fresquinha, minutos depois pode não ser mais.
O legal dessa rede social é a facilidade que sua empresa tem de interagir com seus seguidores, e a praticidade de compartilhar as informações.
Mas fique atento, pois para utilizar o Twitter sua equipe deve estar sempre antenada aos assuntos do momento e ser capaz de responder seus clientes rapidamente.
Linkedin: terno e gravata
Sem gracinha, aqui o papo é totalmente profissional! Nesta rede social você deve destacar as qualidades de seu negócio aproveitando para tornar-se uma autoridade no segmento.
A grande vantagem do Linkedin é a forma extremamente simples de localizar outras empresas para realizar networking e até mesmo procurar integrantes para aumentar sua equipe.
O público já é segmentado pelas áreas de atuação das empresas, então basta encontrar seu nicho e trabalhar bem sua comunicação para que você consiga atingir um bom status.
Google Plus: Google né
Aqui a briga é de gente grande. O Google+ oferece diversas funcionalidades e se assemelha bastante com o Facebook, mas infelizmente ainda não alcançou a mesma popularidade.
Ainda assim é válido estar presente nesta rede social, pois ela permite a interação com todos os outros serviços oferecidos pelo Google. Justamente por isso, ao postar no Plus, a ferramenta de busca facilita a visibilidade orgânica de seu conteúdo.
Redes sociais: descubra qual a sua!
Listamos acima as redes sociais de maior importância e que causam maior impacto nos usuários. Agora a sua missão é descobrir onde está seu público-alvo e utilizar de nossas dicas para criar um bom relacionamento e construir uma bela imagem de sua empresa.
O Marcelo fez um post que também pode ser muito útil falando sobre como atrair visitas com redes sociais, dá uma olhadinha aqui!
E para fechar: a frase de um cliente nosso, Fabio Saba Especialista em Gestão de Academias.
Uma academia (pode ser empresa) que trata o cliente apenas como “mais um”, será apenas e tão somente, “mais uma” academia para ele.