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A importância das páginas de destino do Google Analytics

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Acredito que o maior diferencial do Marketing Digital é o poder que temos em mensurar tudo. Gosto muito de comparar sites com revistas, no primeiro você consegue entender qual conteúdo está agradando e qual não; no segundo você não tem métricas a não ser que alguém chegue para você e fale que leu. O maior aliado que temos nessa tarefa de acompanhar os números e melhorar sempre é o Analytics, há pouco tempo criei um post sobre como usar, hoje vou falar sobre a importância das páginas de destino do Google Analytics.

Esse menu (um dos meus favoritos) trás para você a lista das páginas que atraíram visitantes. Antigamente, se pensava que todo visitante do seu site entraria através da página inicial, hoje muitos sites recebem mais visitantes via páginas internas do que pela Home. Por isso, aqui costumamos planejar cada página como uma potencial entrada.

Como chegar nas páginas de destino

Assim que você fizer login no Google Analytics (usando seu login e senha), acesse o perfil do seu site e:

  1. clique no menu Comportamento,
  2. na sequência clique em Conteúdo do site
  3. E por fim, clique em páginas de destino.

Quais idéias podemos tirar da sessão páginas de destino

Descobrir essa relação te ajuda a pensar muitas ações. Você pode observar que um post do seu blog está atraindo muitas visitas e incluir um link para contato ou para uma página de serviço/produto seu; ou perceber que uma página muito importante sua não atrai visitas e melhorá-la. Ou ainda mais, ver que um serviço está atraindo visitas mas não está recebendo contatos, é hora de otimizar suas conversões checando se o conteúdo está fraco ou precisa chamar a atenção dos visitantes para que entrem em contato.

Ainda falando sobre esse seu post que pode estar com uma alta entrada de pessoas, procure entender porque ele está funcionando tão bem. Pode ser a quantidade de texto, os subtitulos que você escolheu, a exclusividade do seu post (ninguém mais escreveu sobre), ter algum vídeo ou audio incluído, os links que apontam pra ele e muito mais… Procure entender e use essa informação para criar ainda mais bons conteúdos.

Outro insight que acho bacana compartilhar: a Taxa de Rejeição é algo que causa muita ansiedade com os donos de site. Afinal de contas, ninguém gosta de ser rejeitado e investimos no site para que ele traga resultado, não para ser rejeitado. Gosto de explicar que a Rejeição geral do site é uma informação muito fria, não nos informa muito. Olhar a taxa de rejeição nessa visão das páginas de entrada pode nos ajudar a diminuir esse número, procure observar as páginas com maior índice de saída e tente melhorá-las. Para isso, reveja o conteúdo e inclua links para páginas estratégicas. Observe também que algumas páginas terão sempre uma taxa alta, como por exemplo a página de contato.

Todo site precisa ter suas metas configuradas no Analytics, nessa página você também conseguirá entender quais páginas geram mais contatos no seu site. Seja um contato assim que a pessoa entrou, seja depois de navegar um pouco no seu site. Se você tem determinada página gerando bastante resultado, pode pensar em impulsioná-la no Facebook (nós temos um ebook para te ajudar a otimizar seu Facebook Ads) ou fazer campanhas de Links Patrocinados (e outro ebook para gerar mais leads com seu Google Adwords), já que sabe que a página está agradando seu público.

As colunas de páginas por sessão e duração média podem te ajudar a entender quais páginas estão ajudando seus visitantes a navegar mais no site e quais não colaboram muito.

Agora é com você!

Certo, o que achou do que encontrou aí? Dê uma olhada com carinho nessa lista, ela “bate” com o que você imaginava ou alguma página atrai mais pessoas do que você imaginava? Trabalhe firme para otimizar as conversões do seu site. Outra post para te ajudar com o Analytics é o O que extrair das fontes de tráfego que escrevi há uns dias, confira!

Aqui na Farmer nós adoramos compartilhar conhecimento e curtimos muito quando os leitores compartilham nosso conteúdo ou comentam. Fique a vontade para divulgar esse post (se fizer sentido pra você) e indicar novos assuntos para comentarmos aqui. Espero que esse post tenha te ajudado a entender a função das Páginas de destino e gerado boas ideias para melhorar seus resultados.

Marcelo Oliveira

Sócio-fundador da Farmer, psicólogo de formação, trabalha com Marketing Digital desde 2008. É apaixonado por SEO, Inbound, Marketing de Conteúdo e Wordpress. Viciado em livros, corrida e uma boa pedalada.

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