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Google Search Console: 4 ideias para melhorar seu ranking no Google

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Aqui na Farmer investimos um bom tempo no Planejamento dos sites que desenvolvemos. Afinal, entendo que essa é a principal etapa do site, o desenvolvimento em si é simples. Sem dúvida, o mais importante é escolhermos as palavras-chave que trarão nossos potenciais clientes e focar na usabilidade que fará o visitante deixar seus dados, para criarmos um relacionamento. Agora, quando concluímos um site precisamos avaliar o rendimento da otimização que fizemos. Então, o principal parceiro que temos nessa missão é o Google Search Console (antigo Webmaster Tools – visite aqui).

A saber, essa ferramenta simples e incrível foi criada para estreitar o relacionamento entre o Webmaster (ou dono do site) e o Google. Afina, através dela o buscador nos ajuda a ter um site melhor, listando os problemas e o que deve ser feito, a fim de otimizar nossos esforços.

Google Search Console tela principal

Entrada do Google Search Console

 

Existem várias informações no Google Search Console, meu menu favorito é o Search Analytics. Ele te ajuda a:

  • checar os termos do seu site indexados no Google,
  • verificar o posicionamento dos links,
  • descobrir quantas vezes ele foi visto,
  • qual foi a quantidade de cliques que recebeu,
  • e como foi a evolução dos termos (as palavras que ganharam ou perderam posições).
Google Search Console Search Analytics

Search Analytics

 

Google Search Console: um termômetro de qualidade

Com o Google Search Console,  conseguimos tirar várias conclusões e ideias para planejar os próximos passos. Embora traga muitas informações, a página é simples de se compreender! São 4 parâmetros e alguns filtros:

  • A coluna Cliques indica quantas visitas determinado termo gerou;
  • impressões mostra quantas vezes seu site apareceu para determinada palavra-chave;
  • O CTR realiza a conta de quantas vezes um termo apareceu na pesquisa do Google versus as visitas que essa palavra-chave nos trouxe.
  • E a posição é simples, mostra qual foi o posicionamento médio do seu site para determinada palavra-chave.

 

otimizar site com google search console

 

Posicionamento do site no Google

Geralmente, encaramos o ranking do Google por página. Então, falamos “meu site está na primeira página do Google”. Aqui ele vai te mostrar o número e você subentende a página. Ou seja, como cada página do Google tem 10 resultados orgânicos, um termo ranqueado na posição 11 deve estar no primeiro lugar da segunda página.

Assim, conseguimos entender quais conteúdos estão bem ranqueados (podemos considerar um bom trabalho realizado) e quais estão mais distantes (e precisamos trabalhar mais). Ou seja, isso vai influenciar diretamente no seu Planejamento de Conteúdo: definir quais conteúdos você irá trabalhar em seu blog e que trarão mais visitas.

Em contrapartida, os filtros vão te ajudar principalmente a entender a evolução do seu ranking. Também conseguirá filtrar por termos, páginas, países, dispositivos, tipos e aspectos; o que te ajuda sempre a entender onde precisa melhorar.

Então, fiz aqui uma listinha dos principais insights que tiro:

 

1. Otimização contínua

Quando percebo que um site está recebendo muitos contatos errados (por ex: de fornecedor ou de profissionais da área querendo trabalho) buscamos entender quais termos estão trazendo visitas. Nesse caso, é provável que a escolha das palavras-chave tenha atingido o público errado. Então, é hora de mudar!

Por outro lado, caso uma página ou post esteja muito bem ranqueado, procuramos entender o porquê. Ou seja, o que exatamente  colaborou para esse sucesso. Então analisamos o conteúdo da página e da concorrência. Por exemplo, nessa alálise de concorrentes, podemos descobrir que as páginas bem indexadas têm mais texto do que as demais. Então, ganhamos motivação para escrever um pouco mais nos próximos conteúdos.

 

2. Mais vistas

Aqui nessa página, há uma coluna com CTR (click through rate) ou taxa de cliques. Então,pode ser que veja algum item na lista com muitas visualizações e baixa quantidade de cliques. Nesse caso,  uma dica simples que você pode aproveitar é: confira a descrição e o título dessa página.

Sem dúvida, uma simples otimização no texto pode aumentar bem as visitas recebidas. Geralmente indico que descrições tenham um resumo comercial sobre o conteúdo da página e um call to action (chamada para ação ou CTA) no final. Então o ideal é pensar no seu público:

  • por que ele se interessaria em acessar essa página?
  • como o conteúdo dela o ajudará?
  • e no final convide-o para visitar seu site. Aqui pode usar alguma expressão como: Veja!, Surpreenda-se!, Confira!, Não perca! e por aí vai…

 

economizar com google search console

 

3. Apoio aos Links Patrocinados

Como comentei ali em cima, conseguimos descobrir para quais termos estamos muito bem ranqueados. A partir disso, podemos pensar (talvez) em deixar de patrocinar esses termos no Google Ads! Afinal, entendemos que ele já deverá receber visitas orgânicas (espontaneamente). Isto é, o marketing de conteúdo, a longo prazo, traz economia nos anúncios.

Por outro lado, quando temos um termo importante muito abaixo no ranking, podemos concentrar os esforços em anúncios para essas palavras-chave. Enquanto isso, trabalhamos para que o orgânico melhore.

 

4. Conteúdos novos

Gosto muito de olhar os termos que geram visitas para o site ou que faz com que ele apareça nos resultados de buscas do Google. Afinal, dessa lista saem várias ideias de novos conteúdos e um bom benchmarking (comparativo) da concorrência. Inclusive, ao analisar os concorrentes, podemos identificar termos para os quais ranqueamos sem fazer tanto esforço! Nesse caso, isso pode indicar que meus concorrentes fizeram menos ainda e aí descobrimos um campo interessante para explorar.

Mas, pode ser que você olhe a lista e se decepcione um pouco com termos importantes que não aparecem tão bem ranqueados. Então dá uma olhada em como melhorar o ranking do seu site e também no post da Naia sobre como escrever um bom post.

Uma dica que acho importante comentar:

Geralmente acesso o Search Analytics, seleciono todos os itens (Cliques, impressão, CTR e Posição) e vejo o geral na visualização dos últimos 28 dias (padrão quando acessamos). Depois disso, gosto de selecionar um período menor. Por exemplo, checo o ranking dos termos nos últimos 7 dias, que mostra resultados mais atuais.

Google Search Console

 

Google Search Console: mensure seu desempenho!

Um dos principais motivos para eu ter “fugido” da Psicologia (sim, sou psicólogo!!) e migrado para o Marketing Digital é conseguir mensurar qualquer coisa. Então, se alguma agência já te disse que “não dá pra saber”: fuja.

Afinal, no marketing digital o uso dos dados é importantíssimo, tanto no planejamento quanto na avaliação do resultado. Pos isso mesmo, o Google Search Console é um parceirão nessa missão de analisar e otimizar sempre. Falando nisso, veja também o post que fizemos sobre o que avaliar no Google Analytics.

Se precisar, conte com a gente!

Aqui na Farmer, nossa missão é garantir resultados aos nossos clientes. Por isso, adoramos compartilhar conteúdo verdadeiro e de coração, para ajudá-lo a entender os conceitos e saber como aplicá-los na prática.

Mas, se você precisa de um suporte, estamos aqui! Com certeza podemos fazer você ganhar tempo e qualidade nos processos para aumentar seus resultados. Então, fique a vontade para comentar, dar sua opinião, oferecer ideias de conteúdos, compartilhar ideias… e até para marcar uma reunião com a gente. Até mais!

Marcelo Oliveira

Sócio-fundador da Farmer, psicólogo de formação, trabalha com Marketing Digital desde 2008. É apaixonado por SEO, Inbound, Marketing de Conteúdo e Wordpress. Viciado em livros, corrida e uma boa pedalada.

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