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Yoast: como usar na prática

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Quando falamos sobre otimizar sites e textos para os buscadores, aquele ditado “quem aparece primeiro, chega antes no cliente” faz bastante sentido! E para isso, o Yoast SEO pode ser um grande aliado a fim de melhorar os conteúdos criados no WordPress, garantindo que o texto ou página apareça nas primeiras posições do Google e outros buscadores. Sendo assim, surge a dúvida sobre o Yoast: como usar na prática?

Em primeiro lugar, é bom saber que o Yoast é bastante prático, intuitivo e didático. Ou seja, é uma ferramenta fácil de usar, que pode ser uma mão na roda para quem pretende melhorar a performance dos conteúdos, porém não faz ideia de por onde começar.

Afinal, a ideia de estratégias de otimização para os buscadores pode ser um assunto que assusta quem não tem familiaridade com o assunto. Sendo assim, o objetivo desse post é mostrar que você pode ter um domínio maior sobre os recursos que o Yoast oferece, e usá-lo para conseguir ótimos resultados, sem que pareça um bicho de sete cabeças.

Então, continue com a gente e veja tudo o que você precisa saber sobre como usar o Yoast na prática.

pessoa digitando - yoast como usar

 

Mas o que é o Yoast?

Antes de tudo, é essencial entender o que de fato é o Yoast. A saber, esse é um dos mais populares plug-ins de otimização de conteúdo SEO que pode ser incorporado no WordPress. Sobretudo, é responsável por deixar o conteúdo preparado para ser ranqueado pelos buscadores, alertando para alguns ajustes que, embora simples de realizar, geralmente passam despercebidos.

Mas, é importante lembrar que o Yoast não pune ninguém! Por exemplo, se você não seguir as recomendações da ferramenta, não quer dizer que o texto não será publicado. Em outras palavras, o Yoast é uma espécie de árbitro do conteúdo: ele avalia elementos On Page que podem influenciar o buscador a gostar ou não do texto. Sendo assim, a ferramenta aconselha verificar os pontos que podem ser melhorados, para ajudar no ranqueamento do site pelos buscadores.

Embora o Yoast tenha outras funcionalidades, isso é assunto para outro post. Aqui nesse texto vamos te mostrar como usar o Yoast na prática considerando as boas práticas para ranquear um blog post, analisando as otimizações de SEO e de legibilidade.

 

Principais avaliações do Yoast

Aliás, o SEO e a legibilidade são as duas principais avaliações que a ferramenta considera ao avaliar o conteúdo de um blog post. De acordo com essa análise, o Yoast classifica o texto com em três cores diferentes: verde, laranja e vermelho. Então, imagine como se fosse um semáforo:

  • Verde: siga em frente, pode postar!;
  • Laranja: espera um pouco, dá para melhorar;
  • Vermelho: pare, vamos rever esse texto.

semáforo de trânsito - yoast como usar

 

SEO: boas práticas para ranquear

Assim sendo, quando falamos sobre o Yoast SEO, se o texto apresentar um excesso de “errosOn Page, o plug-in vai exibir uma série de bolinhas na cor laranja ou vermelho. Na verdade, não são bem “erros” de conteúdo, gramática ou ortografia. Sobretudo, trata-se das boas práticas de SEO, que interferem diretamente na avaliação dos conteúdos pelos buscadores. Por exemplo:

  • Palavra-chave em locais obrigatórios (como título e primeiro parágrafo);
  • Links internos e de saída;
  • Imagens com texto alternativo;
  • Meta descrição;
  • Densidade da palavra-chave;
  • Tamanho das seções do texto…

Enfim, são várias considerações!

Por exemplo, nesse texto “Como motivar a equipe no começo do ano“, postado no blog de um cliente da Farmer, você pode perceber que todas as avaliações de SEO estão verdinhas. Portanto, certamente ele terá um bom ranqueamento nos sites de pesquisa.

 

Legibilidade: escaneando o texto

A função da legibilidade ajuda o leitor a ter uma leitura mais fluida. Em outras palavras, ele mostra se você está escrevendo parágrafos muito grandes, frases longas, se está inserindo subtítulos e se está usando palavras de transição na quantidade ideal.

Sobretudo atualmente, quando experimentamos um aumento da busca por voz e do hábito de escutar (e não mais ler) os textos, esses critérios estão ainda mais relevantes. Afinal, frases curtas e claras facilitam a leitura pelos “robôs”. Além disso, as palavras de transição pontuam a entonação de início das frases.

Enfim, a verdade é que os critérios de legibilidade podem interferir no tempo de permanência na página e, portanto, na experiência do usuário.

Veja esse exemplo:

 

Yoast: como usar na prática (aprenda de  uma vez por todas)

Agora que você entendeu as principais avaliações do Yoast, vamos analisar um blog post real, para você visualizar as boas práticas que a ferramenta recomenda. Mas lembre-se: quanto mais verde, melhor!

Então, vamos ver um blog post considerando os resultados mais importantes que você precisa se preocupar em deixar verdinho, para de fato ter um texto otimizado. Vamos lá?

 

Links de saída

São links que apontam do seu texto para outro conteúdo em um site, rede social ou blog. Ou seja, eles servem para dar mais contexto e oferecer ao leitor uma referência para outra fonte que adicionará informações importantes sobre o assunto. Aliás, isso é algo muito valorizado pelo Google. Em geral, se você inserir 1 link já é suficiente, porém não existe limite!

 

Links internos

Os links internos facilitam o rastreamento das outras páginas do site ou blog, pelo Google. Ou seja, além de aumentar o tempo de visita, também aponta para o buscador as páginas do seu site que são relacionadas.

Para isso, basta selecionar a palavra ou frase que deseja linkar, e no ícone de clipe você pode colar o link, ou ainda digitar termos específicos sobre o conteúdo ou página, que ele aparecerá automaticamente. Veja esse exemplo:

exemplos de links internos - yoast como usar

 

Palavra-chave e as imagens

O que poucos sabem é que o Yoast também indica otimizações para as imagens do texto. Por exemplo, uma dica é salvar as imagens que vai usar, com o título do próprio conteúdo. Ou seja, antes mesmo de subir no WordPress. Vamos analisar o texto “Dicas para a Black Friday”, do blog da Farmer: perceba como a palavra-frase aparece no título da imagem:

exemplo de alt text - yoast como usar

Porém, outra coisa importante é inserir a palavra-chave no alt text: descrição dos elementos visuais das imagens. Ou seja, ao contrário de apenas descrever “carrinho de supermercado com fundo amarelo”, coloque a palavra-chave: “carrinho de supermercado com fundo amarelo – dicas para a black Friday”. Afinal, isso mostra para os buscadores que as imagens de fato ilustram o assunto do texto.

 

Palavra-chave em locais estratégicos

Outro fator bastante importante é inserir a palavra-chave em alguns lugares que, para o SEO são obrigatórios. Por exemplo, título do texto, no primeiro parágrafo e também na meta descrição.

A saber, colocar a palavra-chave no início e no título é fundamental para que o assunto do texto seja identificado com facilidade. Não somente pelo Google, mas também pelo próprio leitor. Em contrapartida, a palavra-chave na meta descrição está mais relacionada com uma experiência positiva do leitor.

Yoast, como usar na prática: considerações importantes sobre a palavra-chave

Você sabia que esse subtítulo começou com a palavra-chave do texto? Aliás, inserir o termo nos subtítulos do texto é outra ação bastante importante quando falamos sobre otimizações envolvendo a frase-chave. Afinal de contas, além de aumentar a densidade da palavra em foco, outro critério analisado pelo Yoast.

Então, geralmente o Yoast sugere que 3 a 4 subtítulos (em um texto de 1.000 a 1.500 palavras) apresentem a palavra-chave. Além disso,  sugere também que ela seja encontrada ao longo do texto de 4 a 5 vezes. A saber, em ambos os casos a quantidade varia de acordo com o tamanho do blog post.

Aliás, NÃO crie o texto usando a mesma palavra-chave já usada anteriormente em outros textos ou páginas do site. Ou seja, sempre escolha termos que ainda não foram usados, para dar exclusividade ao conteúdo.

 

Meta descrição: curta e objetiva

Para escrever a meta descrição, a nossa dica é que você preencha esse campo depois de ter revisado todos os outros. Afinal, para otimizar bonitinho você precisará ler e reler o texto várias vezes, o que torna mais fácil criar o resumo.

Aliás, se você não sabe do que estamos falando, esse é aquele campo que aparece nos resultados de pesquisa, logo abaixo do título do texto:

exemplo de meta descrição - yoast como usar

Então, como é o primeiro contato do leitor com o texto, crie a meta descrição de forma chamativa, breve e objetiva. Assim, o Yoast indica que a descrição seja feita com cerca de 30 a 50 palavras.

 

Otimizando os textos com eficiência

Se você trabalha com marketing digital, provavelmente já ouviu a frase de que “o melhor lugar para se esconder é a segunda página do Google”. Afinal, boa parte dos usuários, ao buscar uma informação, focará nas respostas que aparecem na primeira página do buscador. Em outras palavras, estar ali significa mais vendas, leads e acessos.

Então, como você percebeu, para alcançar qualquer um desses objetivos, o Yoast pode ser um importante aliado a fim de aumentar a visibilidade do negócio. Hoje, você aprendeu usá-lo na prática para obter resultados.

Mas, se ainda ficou confuso, conte com quem entende do assunto e conquiste as primeiras posições do Google para a sua marca: chame a Farmer! Além de otimizarmos os textos antigos do seu blog, também podemos criar conteúdos totalmente otimizados, considerando todos as boas práticas do Yoast. Ou seja, não somente elementos de SEO, como também de legibilidade. Ah, e se estiver precisando dar aquela melhorada em seu site, a gente também otimiza!

Então, clique aqui para agendar uma reunião: vamos juntos cultivar estratégias, para o seu negócio colher bons resultados?

Maria Camila da Rocha

Estudante de Publicidade e Propaganda apaixonada por Marketing de Conteúdo. Social Media nas horas vagas, que curte bons livros, adora escrever, fazer planejamentos e tomar café.

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