logo

(11) 3294-5510
(11) 96331-4373
contato@farmermkt.com.br

Como escrever um bom post

Farmer Marketing Digital / Conteúdos ricos  / Como escrever um bom post

Veja se isso já aconteceu com você: tudo parece fácil, até abrir o Word e clicar em “Novo”. O que vem a partir daí é uma mistura de amnésia, mãos trêmulas, suor frio… e a pergunta que não cala: como escrever um bom post?

Se você já passou por isso, esse post é pra você. Se não passou, também é pra você, porque certamente conhece alguém que já viveu um momento assim. Continue a leitura e eu vou lhe dar umas dicas para que você não passe mais por essa tensão!

Os três estágios de um bom post

Quem se propôs a ler o que você escreveu está buscando a solução para algum problema e acredita que você poderá ajudá-lo. Então, a primeira coisa a fazer é contar ao leitor o que ele vai encontrar em seu post. Essa promessa pode ser feita no título e nas primeiras cinco ou seis linhas. Dá uma olhada no comecinho deste post e você vai entender melhor.

Em seguida, você precisa cumprir com o que prometeu, portanto desenvolver o tema que despertou o interesse do leitor. Exatamente como estamos fazendo agora. É o estágio da entrega.

Por fim, é a vez do seu leitor se manifestar, reagir ao seu texto, dizer se você o ajudou ou não, dar sugestões, expor dúvidas. Mas, ele não vai fazer isso de livre e espontânea vontade. Você precisará dizer o que espera dele, e, literalmente fazer uma chamada para ação. Isso é o que faremos ao fim deste post, mas antes quero lhe dar mais algumas dicas valiosas: 

De onde vêm os bons posts

É bom saber que um artigo de qualidade não nasce sozinho. Primeiro você vai precisar pesquisar bastante. Ainda que você entenda muito do assunto, não deixe de checar informações como números ou atualizações necessárias. Pesquisa é fundamental.

Escreva com bastante atenção. Leve em conta o tamanho que seu post deve ter e para quem você está escrevendo (persona/fase do funil). Atente para a norma culta do idioma, mas lembre-se que os posts são quase uma conversa e não uma redação para vestibular ou conclusão de TCC.

Não se apresse. Escreva, leia, corte, reescreva, releia, leia em voz alta. Você não vai fazer isso em 15 minutos, mas com a prática, o tempo vai diminuindo. Com paciência você vai se familiarizando. Aliás, dentro do possível, procure eleger uma área de especialidade para acrescentar ainda mais qualidade aos seus textos.

E agora? Pronto para enfrentar o “Novo”? Conta pra gente se essas informações ajudaram, afinal de contas, esta é a hora da gente incentivar você a agir!

Sucesso!

Naia Veneranda

Jornalista e tradutora, fundadora da VenêComunica, agência produtora de conteúdo. Orgulhosamente, participa da equipe de consultores da Farmer. Ama conversar e dar risadas. Se isso for acompanhado de um café, o amor fica maior ainda!

Comentário: 1

Comente!

× Fale!