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Vale a pena investir em Marketing Digital?

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Você já pensou em investir em Marketing Digital? Sabe o retorno que isto pode te trazer? Entenda com a gente os benefícios que essa prática pode trazer ao seu negócio.

Pra começar: o Marketing Digital é simples?

Primeiramente, falo sem medo que investir em Marketing Digital não é uma tarefa simples. Isso quando você quer investir para ter, de fato, um retorno significativo. Explico o porquê.

Mesmo no marketing tradicional é preciso conhecimento em vários conceitos, técnicas, processos e análises. Afinal, além da operacionalização técnica, com o planejamento, definição da estratégia e criação dos materiais, o trabalho implica em muitos detalhes intangíveis.

Por exemplo, é imprescindível analisar e mensurar a eficácia das ações planejadas e em execução para os diversos canais, como anúncios em jornais, revistas, televisão, panfletagem, etc.

Vale a pena Investir em Marketing Digital?

Já com o Marketing Digital, além de todo o conhecimento do marketing tradicional, a dinâmica do próprio meio digital traz a necessidade de ainda mais habilidades.

É preciso, então, conhecer novos processos, novos termos e conceitos (SEO, inbound, outbound, leads e personas…) as especificidades do consumidor digital – e a nova jornada de compras dele, ter agilidade na análise (até para corrigir a rota muitas vezes) e ainda dominar dezenas de ferramentas.

Sim, as ferramentas! Elas existem aos montes e parece que, a cada dia, se proliferam! São elas que otimizam e automatizam o trabalho resultando, assim, numa economia de tempo e dinheiro. Ah! E no alcance mais rápido dos resultados.

Para que servem as principais ferramentas de marketing digital?

  • Análise de métricas (desempenho) do seu site (por onde o seu usuário navega? Onde ele clica? Quais os seus conteúdos de sucesso?);
  • Captação de LEADs (novos clientes, através das tão faladas Landing Pages);
  • Automação de Marketing (automatizar o envio de e-mails, criar segmentações, etc);
  • Nutrição de LEADs (o tal do Inbound marketing);
  • Prospecção de clientes (o famoso Outbound Marketing, automatizando o processo para seu time comercial focar em quem quer comprar);
  • Análise e otimização SEO (ou seja, deixar o seu conteúdo como o Google gosta);
  • Organizar o banco de dados de clientes (CRM – customer manager relationship);
  • Anunciar no Google (aparecer na busca para as palavras-chave que interessam à sua empresa).

Assim, com tantas ferramentas, conceitos e processos, fica claro que o Marketing Digital não é tão simples assim. Mas, se por um lado é preciso investimento, por outro, o Marketing Digital é uma estratégia que vai, com certeza, otimizar os resultados da sua empresa.

Investir em marketing digital

Como funciona o Marketing Digital?

O Marketing Digital atua desde a geração de novos leads (potenciais clientes), através de páginas de conversão (Landing Pages), até a efetivação da venda propriamente dita.

Vou colocar aqui 5 pontos básicos que, apesar de serem uma versão bem simplista, conseguem resumir o processo para facilitar o entendimento:

1. Captação

Tudo começa quando oferecemos um “conteúdo isca“, em troca do cadastro do usuário, chamado de LEAD. Esse conteúdo é relacionado ao seu negócio, portanto, filtra o tipo de cliente ideal para você. Ou seja: ao invés de um “tiro de canhão”, você pode escolher, com base no interesse, com quem quer falar.

2. Automação

Esse lead agora entra no seu banco de dados e poderá entrar na automação de marketing, que vai organizá-los em diferentes segmentações (por interesse ou cargo, por exemplo). Com base nelas é que ele entrará em um fluxo de automação, com e-mails personalizados, com mensagens e conteúdos específicos às necessidades deles.

3. Nutrição

Nesse processo de nutrição (do lead, com conteúdo) entra a produção de materiais ricos e conteúdos com otimização SEO. Além disso, a criação da sequência de e-mails (fluxos automáticos) que evoluirão no discurso, preparando o lead até que ele alcance a maturidade para comprar o seu produto ou serviço.

4. Prospecção

Paralelamente, o seu time comercial receberá os leads mais maduros, que levantaram a mão, querendo saber mais sobre você! E aí, ao invés da busca pelos melhores clientes, poderá focar em atender aqueles que já demonstram interesse pela compra.

5. Análise / Planejamento

Apesar de estar aqui no final, esse último ponto fecha o “ciclo” contínuo do Marketing Digital. Como na internet tudo é rápido e imediato, o processo de testes e mensuração é constante. Assim, essa análise resulta o tempo inteiro em correções e otimizações, que vão sendo implementadas para melhorar o desempenho.

Marketing Digital no Brasil

No Brasil, vale a pena investir em Marketing Digital?

Hoje são mais de 3 bilhões de pessoas utilizando a internet no mundo. No Brasil, são mais de 134 milhões de usuários ativos, o que representa mais de 70% da população.

Além disso, estamos em 4º lugar no ranking mundial, somente atrás de Estados Unidos, Índia e China. É muita gente conectada por aqui! E… buscando on-line informações sobre produtos, serviços e empresas.

Afinal, qual é a primeira coisa que o consumidor digital faz quando quer saber mais sobre algo que deseja? Pesquisa na internet. Você está lá? Se sim, o consumidor chega até você? E como você mantém depois o contato com ele?

É para isso que existe o Marketing Digital: uma oportunidade para alcançar esses milhões de brasileiros conectados.

Mas, todas as empresas devem investir em Marketing Digital?

Dados estes números, a oportunidade existe! Isso, independente de empresas de pequeno, médio ou grande porte. Hoje é imprescindível estar on-line.

E não apenas “marcando presença”, mas nutrindo, disponibilizando conteúdo de qualidade, conversando, relacionando e se adaptando às necessidades de cada segmento do seu público.

Afinal, hoje mais de 60% do processo de compra é realizado antes da chegada do cliente ao fornecedor ou loja. Ou seja, ele já chega instruído sobre o produto ou serviço que deseja: seja no ponto de venda ou quando decide contatar diretamente o vendedor para efetivar a compra.

Aprenda a calcular como investir em marketing digital clicando aqui.

Benefícios Marketing Digital

Os benefícios de investir em Marketing Digital

– Menor investimento do que no marketing tradicional:

Ao invés do “tiro de canhão”, escolher segmentos que mais interessam para a sua empresa e focar nele as ações;

– Alcance mensurável:

O marketing tradicional além de mais caro, é de difícil mensuração. Ou seja, você está assistindo a novela e vê uma propaganda de sabão em pó: milhões de pessoas verão, mas não teremos o número exato de público atingido. Já no marketing digital, temos o número exato de alcance, impressões, interessados e das ações que cada um toma dentro da página ou perfil.

– Investimento de acordo com seu orçamento:

É possível adequar o investimento dentro do orçamento disponível de cada cliente. Claro que, quanto maior o investimento, maior e mais rápido o retorno. Mas, mesmo com um investimento enxuto, é possível traçar uma ótima estratégia!

– Ser encontrado com maior facilidade:

Através do Marketing Digital é possível obter maior relevância na internet, tornando mais fácil ser encontrado nas redes sociais ou canais de busca.

– Possibilidade de tornar-se referência em seu mercado de atuação:

Através do desenvolvimento de conteúdo de qualidade, que fale sobre como solucionar as principais “dores” dos seus clientes. Afinal, a venda de um produto ou serviço é somente a etapa final de um processo que busca sanar um problema.

– Segmentação do seu perfil de cliente ideal (Personas):

É possível segmentar através da captação dos leads o perfil interessado em cada serviço ou produto. Para isso, é importante criar uma persona (perfil individual de cada cliente que deseja atingir) que é diferente de público-alvo (grupo de clientes com interesses e perfis semelhantes).

– Análise em tempo real e agilidade na correção e ajustes de rota:

o marketing digital facilita a identificação dos erros na estratégia, através da análise dos contínua dos resultados obtidos. Assim, é possível recalcular reajustar as ações, com foco no desempenho cada vez melhor!

Agência Marketing Digital

Devo contratar uma agência especializada em Marketing Digital?

A maioria das empresas não tem um time específico de marketing digital e nem tempo disponível para contratá-lo e treiná-lo. Afinal, o foco está na venda do produto ou serviço principal.

Então, é exatamente por isso que recomendo: para começar sua estratégia, procure uma agência especializada em marketing digital! Afinal, ela congrega profissionais que se especializaram nesse trabalho, têm experiência adquirida com diversos outros clientes, além do conhecimento profundo das ferramentas que você irá precisar.

Assim, você não precisará gastar tempo e dinheiro em contratações, testes e treinamentos. Pelo contrário, terá maior rapidez e agilidade no alcance dos resultados.

Nós, da Farmer, somos Agência Gold Partner RD Station: o RD é o software de automação de marketing mais conhecido do Brasil (com mais de 16.000 clientes). Temos um time apaixonado por trazer resultados de venda através do Marketing Digital e podemos ajudar você.

Começar no Marketing Digital

Quero começar o Marketing Digital: e agora?

Agora você já sabe que o Marketing Digital traz para sua empresa grande visibilidade e destaque diante da concorrência.

Seja aumentando sua visibilidade nos buscadores, gerando maior número de visita de interessados em seu conteúdo, captando leads interessados ou otimizando seu time comercial na prospecção e venda.

Então, fique a vontade para bater um papo com nosso time, caso precise otimizar seus resultados digitais. Pode escolher o meio, nossa landing page de vendas está aqui, o whatsapp ali no cantinho direito e o telefone aqui: (11) 96331-4373.

Até mais!

 

giordano pellegrini

Estudante de Marketing com quase 10 anos de experiência em organização e produção de eventos. Apaixonado por gastronomia, viagens, filmes, séries e bons momentos ao lado da família e amigos. Adorador de fatos e curiosidades sobre assuntos diversos.

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