fbpx

logo

(11) 96331-8701
contato@farmermkt.com.br

O que extrair das fontes (canais) de tráfego do Analytics?

Farmer Marketing Digital / Métricas de Marketing Digital  / O que extrair das fontes (canais) de tráfego do Analytics?
Fontes de Tráfego do Google Analytics

Nós como Farmers acreditamos que frutos (resultados) não caem do céu, pensamos que é muito importante você ter um site com blog, usar a rede social que fizer sentido para seu público-alvo, investir em e-mail marketing segmentado e fazer ações offline. Fazendo tudo isso você com certeza terá muitos resultados, porém, resultado vindo você precisa saber de onde vieram e resultado não vindo, você precisa entender onde focar os esforços para melhorar. Por isso, vou falar sobre as fontes de tráfego do Google Analytics (GA).

Esse menuzinho te dará boas ideias para otimizar suas ações dentro e fora do site. Veja como fazer para chegar nessa página:

  1. Faça login no Google Analytics (usando seu login e senha), acesse o perfil do seu site
  2. clique no menu Comportamento,
  3. na sequência clique em Conteúdo do site
  4. E por fim, clique em páginas de destino.

O que você pode encontrar nos Canais de Tráfego

  • Busca Orgânica – Aqui estão as visitas gratuitas que seu site recebeu do Google e outros buscadores;
  • Busca Paga – Nessa linha aparecerão os resultados de Links Patrocinados, Bing Ads, Facebook ads…;
  • Display – Aqui estão as visitas de anúncios gráficos que você investe.
  • E-mail marketing – Suas visitas recebidas através de e-mails;
  • Redes Sociais – Visitas vindas de Redes Sociais como Pinterest, Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Twitter;
  • Tráfego Direto – Quando alguém tem o link do seu site e digita diretamente será representado nessa linha;
  • Referência – Linha para apontar as visitas de quem encontrou seu link em outro site;
  • Outros – Aqui ficam as visitas de origem desconhecida para o Analytics, é raro.

Acima listei as linhas que você pode encontrar. Os números serão a partir de algumas métricas muito bacanas, gosto de frisar duas importantíssimas: taxa de rejeição e conclusão de meta. A primeira é a mais temida (sempre) pelos donos do site. Quando analisada através dos canais você consegue pensar qual canal precisa melhorar.

Imagine um cenário: sua busca orgânica tem rejeição baixa e sua busca paga rejeição alta.

Pode ser um sinal para você rever seus anúncios ou suas landing pages. Na primeira opção você pode tentar trocar as palavras-chave, talvez esteja atraindo um público errado, que entra em seu site e sai por não encontrar o que buscava. Na segunda opção você pode reavaliar o conteúdo de suas páginas e otimizá-los para os visitantes. Fiz há pouco um outro post sobre a importância das páginas de entrada, vale conferir.

As conclusões de meta também são muito bacanas de trabalhar, todo site precisa planejar quais metas deseja que um visitante alcance para entendermos que ele concluiu a missão dele em nosso site. Aqui geralmente configuramos como meta (pelo menos) um contato recebido. Dependendo do seu mercado pode criar metas por páginas visitadas, tempo no site, compra, download de algum material e por aí vai…

Se você perceber que determinado canal está atingindo mais metas do que o outro pode ficar um pouco mais tranquilo com esse canal e focar seus esforços no canal que está fraco. Imagine que suas visitas de redes sociais não estão concluindo suas metas, procure melhorar a comunicação com seu público.

Se sua relação de visitas estiver abaixo da sua expectativa pode pensar em começar a usar novos canais ou otimizar os esforços nos que já atua. Separei aqui algumas dicas para essa otimização.

7 dicas para aumentar seus canais de visitas:

  • Procure postar frequentemente em redes sociais;
  • Faça vídeos para seu público e poste no Youtube, na descrição procure incluir o link para seu site ou direto para seu serviço;
  • O slideshare é uma rede bem bacana e bem esquecidinha pelos empreendedores. Coloque lá as apresentações que você faz para mostrar seu produto ou serviço e inclua (sempre) o link para seu site;
  • Investir em e-mail marketing pode ser interessante para ganhar visitas, invista nisso. Gosto muito de configurar e-mails automáticos com posts de blog (por exemplo);
  • Para ganhar mais visitas de sites de referência você pode pensar em se cadastrar em diretórios de empresas, pode existir algum bom site que liste as empresas do seu setor, tente se cadastrar;
  • Outra boa alternativa para ganhar mais visitas de referências é você fazer parcerias com empresas que focam no mesmo público-alvo que você. Esse parceiro pode te incluir em uma página voltada para empresas parceiras ou você pode mandar um post de blog para ele postar e incluir um link para você;
  • Outra possibilidade para você ganhar visitas de referências é você começar a visitar blogs de assuntos importantes para seu público e criar comentários, geralmente, os blogs liberam o link do seu site na assinatura. Os leitores poderão começar a clicar no link para conhecer a empresa de quem comentou.

3,5 dicas para melhorar seus canais de visitas:

  • Se você já posta frequentemente em redes sociais, verifique se inclui sempre links para seu site ou blog. Eu acredito na força das redes sociais, mas penso que elas são potencializadas se enviamos os fãs para nosso site, onde temos conteúdo mais comercial.;
  • Se você já envia e-mails, confira suas mensagens para entender se já têm os links para que o leitor visite seu site;
  • Se já cria posts ou tem um blog, procure postar mais conteúdos. Dicas e tutoriais são mais fáceis de ranquear. Uma dica da dica pode ser você focar em conteúdos extremamente específicos.

Certo, já avaliou suas visitas, compreendeu o que significa cada linha e ganhou algumas dicas para otimizar essas visitas. Agora é a hora de você arregaçar as mangas e ir a luta. O mais importante é você ter certeza de que sempre precisará se esforçar e medir esses esforços para ter bons resultados.

Nós aqui adoramos falar de Marketing Digital e compartilhar ideias e conhecimentos. Nos avise caso queira acrescentar algo ao post ou se tiver alguma dúvida que podemos sanar.

Marcelo Oliveira

Sócio-fundador da Farmer, psicólogo de formação, trabalha com Marketing Digital desde 2008. É apaixonado por SEO, Inbound, Marketing de Conteúdo e Wordpress. Viciado em livros, corrida e uma boa pedalada.

Comentário: 1

Comente!