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Por que gerar Leads? Toda empresa tem que fazer isso?

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Por que gerar Leads? Toda empresa tem que fazer isso?

Talvez um dos termos mais comuns no marketing digital hoje seja ele: LEAD. Mas, por que gerar leads? Todo mundo quer gerar leads, discutir sobre estratégia de captação de leads, garimpar leads orgânicos, qualificar leads e transformá-los em oportunidades.

Tá, mas, antes de qualquer coisa, é preciso voltar ao início. O que, de fato é um LEAD? E por que agora ele parece que virou um dos grandes objetivos de qualquer estratégia de marketing digital?

É isso o que você vai encontrar nesse texto aqui. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre LEAD e o que realmente ele significa para a melhoria das vendas da sua empresa e, claro, como conseguir gerar leads qualificados. Vamos lá!

Por que gerar Leads? Toda empresa tem que fazer isso?

O que são Leads?

Resumidamente, pode-se dizer que um Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. Simples assim.

Então, vamos seguir o raciocínio: se ele é uma oportunidade, é alguém que, de alguma forma, já demonstrou interesse por algum aspecto do seu negócio. Seja um conteúdo relacionado (que seus compradores gostariam de saber), uma versão demo, uma pesquisa, ferramenta ou planilha: ele já sinalizou o interesse por algo que o credencia para ser um provável cliente para você.

Assim, para ter acesso a alguma dessas coisas que falamos acima, o então “visitante” forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone, etc.).Pronto: virou um Lead!

Ou seja, no fundo, é uma troca: você oferece algo – chamado de conteúdo isca ou material rico – que é útil para alguém que compraria o seu produto e, em troca de ter esse material, ele fornece seus dados para você.

Não confunda os visitantes do seu site com leads. Tem dúvida sobre essa diferença? Veja esse texto!

Por que gerar Leads: vender

Para que gerar Leads? Para aumentar suas vendas!

Já até respondi a pergunta no título! Afinal, por já ter demonstrado interesse em algo relacionado ao seu negócio, provavelmente o Lead gostaria de saber mais da sua empresa, de determinado produto ou serviço, certo?

Ou seja, é melhor a sua equipe comercial entrar em contato com um Lead (que deixou o cadastro voluntariamente) do que com alguém captado aleatoriamente. Isso otimiza o seu processo de vendas!

Através da captação de leads, você terá com consequência natural a formação de uma lista de clientes. Todos organizados com base nas informações que você pedir no cadastro, por exemplo: cargo, empresa, estado, conteúdos de interesse, faixa de investimento, e o que mais for relevante para o seu negócio.

Assim, seu time comercial poderá categorizar seus leads para utilizar estratégias diferentes com cada segmento.

Como captar Leads?

1. Defina suas personas

Antes de sair capturando dados da maior quantidade de pessoas, aleatoriamente, é preciso saber quem são as personas da sua empresa. Ou seja, definir a personificação do que seriam os clientes potencialmente perfeitos para você.

Só assim será possível pensar nos benefícios que você irá oferecer (leia-se, os conteúdos que irá produzir) em troca dos dados daqueles que se tornarão seus leads. Afinal, você quer ser assertivo: oferecer exatamente o material que interessa aos seus potenciais clientes.

Leia mais aqui sobre a criação de personas.

Por que gerar Leads Conteúdo

2. Desenvolva conteúdos

Se há algo que funciona como uma “isca” para atrair as pessoas é o conteúdo. Afinal, todos estamos, de uma forma ou de outra, buscando conteúdos de interesse. Seja relacionado a um hobby, a um produto, matéria de estudo, tema de um livro, curiosidade, série de TV, formas de resolver um problema, informações sobre um serviço… tudo a gente procura na internet!

Por isso, é através do conteúdo que o visitante de seu blog se inscreve para receber novidades ou para baixar um conteúdo. Assim, futuramente, a sua empresa poderá manter contato com ele e descobrir se ele é um potencial comprador.

Para começar, organize seu site. Otimize-o para os mecanismos de busca – o chamado SEO (Search Engine Optimization) – e  invista em um blog. A ideia é tornar-se referência em conteúdos que o seu provável cliente com certeza buscará ao longo do processo.

Por exemplo: na jornada de compra para um tênis de corrida, provavelmente o cliente vai buscar um conteúdo sobre “tipo de pisada” ou sobre “os melhores tênis de corrida” do ano corrente. Se eu vendo ou fabrico tênis, ter um desses conteúdos é fazer parte da jornada antes mesmo de o usuário decidir comprar e partir para a consulta de preços.

Alguns tipos de conteúdos iscas:

  • E-books;
  • Infográficos (com números, dados ou comparativos);
  • Ferramentas como planilhas, check-lists ou calculadoras;
  • Tutoriais ou passo-a-passos;
  • Modelos para imprimir;
  • Webinars, Lives ou Palestras On-line.

Divulgue

3. Divulgue!

Não basta produzir o melhor conteúdo e apenas esperar que os visitantes (e leads) cheguem até você. Ou seja, é preciso que as pessoas saibam que o seu conteúdo existe e, mais do que isso, que se sintam estimuladas a acessá-lo em troca do preenchimento de um formulário.

Portanto, tão importante como investir na produção dos materiais é investir na divulgação e fazer com que esses conteúdos cheguem no destino.

Algumas ações para divulgar seus materiais ricos:

  • Criar Landing Pages vendedores – Páginas com o objetivo único de converter os visitantes em leads. Elas precisam ser atrativas visualmente e ter uma oferta clara, além do formulário de conversão, fácil e intuitivo.
  • Inserir call-to-action (os famosos CTAs) em diversos lugares do site – não apenas na home, mas em páginas mais acessadas, por exemplo;
  • Enviar e-mails para os seus contatos, com link de destino para a Landing Page;
  • Publicar em suas mídias sociais e em grupos relacionados (no WhatsApp, por exemplo);
  • Usar mídia paga – fazer anúncios no Facebook e campanhas no Google Ads, levando para a Landing Page.

começar a vender

Comece a captar leads e melhore seus resultados!

Agora que você já sabe a importância da captação de leads, está na hora de começar, não é mesmo?

Não é um processo simples e não há a garantia de que os seus visitantes se tornarão leads. E nem de que os leads se tornarão clientes. Mas, existem diversas estratégias de marketing digital para fazer com que você tenha o melhor resultado em vendas!

Por isso, nesse processo, pode contar com a Farmer. Afinal, ter uma agência especializada é contar com uma equipe que vive no dia-a-dia a geração de leads, automação, análise e vendas. E não apenas isso, estamos  acostumados a trazer resultados positivos para outras empresas.

Fique a vontade para bater um papo com nosso time, caso queira ingressar no mundo dos leads para otimizar seus resultados digitais. Nossa landing page de vendas está aqui, o whatsapp ali no cantinho direito e o telefone aqui: (11) 96331-4373. É só chamar!

Até mais!

Luciana Bandeira

Specialties: planejamento estratégico de marketing, definição de personas e jornadas de compra, marketing digital, automação de marketing, RD Station, captação e gestão de LEADs, pontos de contato no funil de vendas, controle de processos, avaliação de resultados e indicadores, liderança de equipe de marketing, desenvolvimento de projetos de conteúdo otimizado SEO.

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