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Persona? O que é e como criar.

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Neste post iremos explicar como criar uma persona e a importância deste conceito para sua empresa, portanto fique com a gente e veja o que você precisa saber sobre persona e a importância disto para seu negócio.

Persona? O que é e como criar.

Criar uma persona não é uma tarefa difícil, é necessária apenas dedicação e atenção as principais características dos seus principais clientes. Será necessário envio de conteúdo de qualidade que se enquadre no perfil da persona criada, por exemplo informações sobre viagens com bastante aventuras, que possam ser realizadas de carro e tenham excursões para pesca, isso se a sua empresa for uma agência de viagens e sua persona tenha interesse neste conteúdo, por exemplo.

Persona: como atrair e nutrir.

Direcionando conteúdo de qualidade a este perfil de cliente criado pode ser gerada uma venda instantânea ou que este lead acompanhe sempre seu conteúdo até o momento que precise realizar a aquisição deste produto, atingir a persona correta não significa venda no ato, mas uma base sólida de leads que possam, se bem cultivados, vir a ser clientes fiéis da sua marca e além de comprar, propagar seu trabalho organicamente.

Por que empresas devem criar personas?

Hoje, as empresas estão muito mais preocupadas em selecionar melhor os seus potenciais clientes para entendê-los mais a fundo e garantir que a experiência dele seja satisfatória e traga um retorno eficaz e positivo da estratégia elaborada e durante o processo de venda.

Quando criamos uma estratégia de campanha, queremos atingir o máximo de leads possíveis, sem um perfil de persona detalhado podemos alcançar um grande número de pessoas (público-alvo), que não completem todos os requisitos que uma ação específica precisaria para ser efetiva e trazer um retorno positivo é bastante prejudicial, por isso a definição de personas é bem mais eficaz do que direcionar uma campanha para um grupo grande que não irá interagir com o conteúdo. Portanto, as personas trazem um retorno mensurável e com grandes chances de efetivação do negócio para empresa.

Persona não é público-alvo.

Persona:

É a idealização individual de um cliente potencialmente perfeito que sua empresa precisa, não é necessário ter exclusivamente um perfil, podem ser criados 2 ou 3 perfis diferentes abrangendo um público maior que possa adquirir seus produtos, a partir deste perfil serão criadas as estratégias de marketing segmentadas para cada perfil.

Persona e público-alvo:

Estes termos não tem o mesmo significado, persona é a idealização e criação individual de cada cliente perfeito para seu negócio, é interessante muitas vezes dar nome, idade específica, gostos pessoais, perfil psicológico e características físicas, cargo, etc., quanto mais completo melhor, pois será possível “visualizar” esta pessoa e público-alvo é a totalidade deste público, digamos que o coletivo de suas personas, por exemplo sejam homens de 30 a 40 anos, praticam esportes, graduados, gostam de viajar e dirigir.

Persona: a importância.

A importância de criar no mínimo uma persona facilita o direcionamento de suas ações de marketing, como disparo de e-mails marketing, patrocínio de postagens em redes sociais com perfil detalhado definido, alcançando um público potencial, por isto o marketing digital é muito mais assertivo e traz maiores resultados do que o marketing tradicional, se caso não atingir o objetivo de interesse é possível analisar e corrigir as falhas estratégicas instantaneamente.

Persona: como identificar e criar.

Primeiramente é necessário analisar o perfil dos clientes já existentes, os que mais compram e quais suas principais características físicas, psicológicas e comportamentais, além de levar em consideração o perfil de público que você deseja ter, pensando em características que se interessem por seu produto ou serviço, existem sites automatizados que criam personas de acordo com as informações passadas, clique aqui e veja, é possível também realizar este processo sozinho, se atentando aos quesitos abaixo e coletando as informações corretamente.

Vamos preencher as informações usando como exemplo uma empresa de turismo em busca de sua persona:

  • Quem é seu potencial cliente? (características físicas, comportamentais e psicológicas)

Exemplo: João, homem, 35 anos, solteiro, sem filhos, atlético e com espírito aventureiro.

  • Que tipo de assuntos interessam ao seu potencial cliente (sobre o seu setor)?

Exemplo: Se você tem uma empresa de turismo, a seu cliente interessam novidades de lugar para viajar, destinos que tenham praias paradisíacas e que tenham acesso de carro, pois ele além de viajar gosta muito de dirigir.

  • Quais atividades pessoais e profissionais ele mais realiza?

Exemplo: Pesca, gosta de viajar, adora dirigir, aventurar e faz cursos na área em que trabalha com frequência.

  • Qual seu nível de instrução?

Exemplo: Graduado em Direito e Cursando MBA na área jurídica.

  • Quais são seus objetivos pessoais e profissionais?

Exemplo: Finalizar o MBA e redirecionar sua carreira para Coaching na área jurídica, casar-se e ter filhos em breve.

  • Quais desafios, dificuldades e obstáculos?

Exemplo: inserir obstáculos que ele possa encontrar na carreira, vida pessoal e que possam ter como solução seus serviços e produtos oferecidos. Um exemplo de ação de marketing são as que insinuam um problema em uma viagem por ter fechado com qualquer agência, qualquer hotel, etc., sua agência tem que criar uma imagem sólida e confiável através dos conteúdos passados a sua persona.

  • Que tipo de informações consome e onde?

Exemplo: Informações sobre trabalho e viagens, hotéis, passeios em redes sociais, blogs, sites, livros e televisão.

  • Em quais redes sociais está presente?

Exemplo: Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.

  • Qual tipo de pessoa/empresa compra sua solução/produto?

Exemplo: Pessoas que gostem de viajar e se aventurar, empresas que precisem realizar convenções e viagens em grupo de equipe.

  • Se empresa, qual cargo ocupa?

Exemplo: se seu negócio é B2B, mas você precisa atingir um cargo específico, como um gerente de RH.

Gostou deste artigo sobre o que é persona e qual a importância para o seu negócio?  E sua empresa, já tem persona definida? Que tal começar agora mesmo a usar esse conceito a seu favor? Nos envie a sua persona criada e iremos avalia-la para você.

giordano pellegrini

Estudante de Marketing com quase 10 anos de experiência em organização e produção de eventos. Apaixonado por gastronomia, viagens, filmes, séries e bons momentos ao lado da família e amigos. Adorador de fatos e curiosidades sobre assuntos diversos.

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