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Depender de pessoas para realizar manualmente todas as ações de uma loja virtual é inviável hoje em dia. Para isso, é imprescindível contar com a automações de marketing para loja virtual, que trazem, entre muitos benefícios, economia de tempo e dinheiro, além da otimização do processo de vendas.
Mas, quais as automações de marketing essenciais para uma loja virtual? Aquelas “must have”, que são as mais importantes e por onde eu devo começar? Foi pensando nisso que criamos esse conteúdo! Aqui você terá 7 principais automações de marketing que você precisa ter em seu e-commerce para conseguir mais clientes e aumentar as vendas. Acompanhe!
Por que usar automação para loja virtual?
Sem dúvida, as vendas pela internet vêm crescendo cada vez mais nos últimos anos e dispararam com o isolamento gerado pela pandemia. Com isso, o mercado torna-se mais competitivo, o volume de transações aumenta e os gestores têm o desafio de fornecer a melhor experiência ao cliente, com a maior eficiência e menor custo.
Mas, realizar as ações de marketing manualmente parece cada vez mais caro e trabalhoso. Principalmente quando a quantidade de compradores aumenta. Sem dúvida, além de melhorarem a gestão de processos e reduzir falhas operacionais, as automações permitem integrar todos os canais de venda e as informações dos leads em um único lugar. Além disso, é possível facilmente gerar relatórios que vão servir de base para a tomada de decisão.
Por fim, as automações para e-commerce representam uma antecipação às demandas do cliente. Ou seja, antes de receber feedbacks negativos, solicitações de desconto, ou solicitação de atendimento, você “sai na frente” e estabelece com ele um canal de comunicação. Com certeza, essa é uma forma de encantar e superar as expectativas dos visitantes, aumentando a probabilidade de eles comprarem de você.
O que são Automações de Marketing para Loja Virtual ?
A automação de marketing para loja virtual nada mais é do que contratar softwares para realizar tarefas rotineiras automaticamente. Assim, você e sua equipe ganham tempo para concentrar esforços em outras áreas mais estratégicas, avaliar desempenho e implementar melhorias.
7 automações de marketing para loja virtual para colocar em prática AGORA:
1) Carrinhos abandonados
Sem dúvida, o carrinho abandonado é um dos principais problemas enfrentados pelos e-commerces. De acordo com um estudo da Statista, 70% dos carrinhos de compras de ecommerce são abandonados. Portanto, é preciso atentar para descobrir os motivos e, assim, trazer de volta essas compras perdidas.
Aliás, o primeiro passo deve ser compreender os motivos de os clientes abandonarem o carrinho. Inclusive, temos um texto específico sobre esse assunto, que vai te ajudar com estratégias para diminuir o carrinho abandonado na loja virtual.
Seja como for, as automações de marketing com os lembretes de carrinho abandonado ajudam você a trazer de volta os clientes que desistiram da compra. E o melhor: fazer isso automaticamente. Ou seja, sempre que um carrinho de compras for abandonado, o cliente entra em um fluxo de automação – uma sequência de e-mails – que vai lembrá-lo de concluir a compra na sua loja.
Exemplo prático de e-mail para carrinho abandonado:
Oi, Fulano, tudo bem?
Não esqueça de concluir a sua compra! Seus produtos continuam no carrinho esperando por você!
(Aqui é possível inclusive enviar o link direto para o carrinho do cliente!)
2) Boletos não pagos
Além dos carrinhos abandonados, há os consumidores que concluem a compra usando a opção de “boleto”, mas não realizam o pagamento. Ou seja, a compra, apesar de ter sido concluída, não é de fato realizada.
Em geral, a quantidade de boletos não pagos representa uma grande perda financeira para as lojas virtuais. Por isso, é importante acompanhar esses pedidos, atentando para o prazo de pagamento dos boletos.
No entanto, além do follow up, a automação de marketing tem também o objetivo de entender o motivo pelos quais os boletos não são pagos. Ou seja, perguntar aos clientes que tiveram a compra cancelada o porquê não prosseguiram: foi o valor? O frete? Um esquecimento? Comprou do concorrente? Seja como for, esses motivos são muito relevantes para otimizar o processo e diminuir o problema no futuro.
Exemplo prático de e-mail para boleto não pago:
Oi, Fulano, tudo bem?
Lembre de realizar o pagamento e finalizar a sua compra! Seus produtos estão esperando por você!
(Aqui é possível enviar o link para pagamento do boleto)
3) Boas-vindas e desconto na primeira compra
Quando alguém se inscreve pela primeira vez em algum formulário, pop-up ou landing page do seu e-commerce acontece algo muito importante: ao invés de um simples visitante, ele passa a ser um lead seu. Ou seja, agora você tem alguns dados e informações do seu cliente e poderá contactá-lo outra vez.
Assim, aproveite a oportunidade para enviar uma mensagem de boas-vindas de forma automática. Isto é, através da automação de marketing. Nesse primeiro contato, você pode se apresentar, dar dicas relacionadas aos produtos que o lead se interessou ou, ainda, oferecer um desconto na primeira compra! Aliás, essa é uma maneira eficiente de conseguir novos clientes.
Imagine se tivesse que fazer isso manualmente: a cada cliente novo, enviar um e-mail, acompanhar… Mas com a automação de marketing isso se torna fácil e você ainda aproveita o momento. Afinal, logo após converterem em algum evento da sua empresa, os clientes estão mais propensos a receber informações sobre ela e interagirem de volta!
Exemplo prático de e-mail de boas-vindas para loja virtual:
Oi, Fulano, tudo bem?
Sou a Adriana, da Loja de Livros e fiquei feliz com o seu interesse em nossos produtos!
Então, aqui vai um desconto de 10% off para você usar na primeira compra aqui com a gente. Para aproveitar, basta inserir o código abaixo no seu carrinho. Vamos lá?
4) Campanhas de resgate de clientes
Sabe aquele cliente que costumava comprar de você mas, de uma hora para outra, sumiu? Pode ser porque ele não precisa mais do seu produto ou serviço. Mas, pode ser que ele tenha passado a comprar de um concorrente que ofereceu um desconto da primeira vez. Ou que ele esteja experimentando outras opções. Ou, ainda que tenha esquecido de você.
Seja como for, fato é que quanto mais o tempo vai passando, maior é o risco de perdê-lo para sempre. Por isso, é importante primeiramente identificar quem são esses clientes que não compram há algum tempo. Depois, fazer campanhas de marketing (chamadas de win-back) com o objetivo de resgatá-los, oferecendo motivos para que voltem a comprar em sua loja virtual. Ambas as coisas podem ser facilmente realizadas através da automação de marketing.
Exemplo prático de e-mail para resgatar clientes da loja virtual:
Oi, Fulano, tudo bem?
Estamos sentindo sua falta por aqui!
Então, trouxe aqui um desconto especial para o produto XX que você costumava comprar.
5) Envio de conteúdo de interesse
Em primeiro lugar, tenha um blog. Afinal, quem vai contar para o seu cliente que você tem exatamente a solução para o problema que ele está enfrentando? Aliás, antes mesmo de visitar um e-commerce, o que geralmente o cliente procura é um conteúdo sobre o problema dele.
Por exemplo, você não pesquisa “fazer matrícula em uma academia”, entra no site e se matricula. Pelo contrário, é mais provável que busque “Alimentação saudável para emagrecer”, “Musculação emagrece?” ou “Qual a melhor academia na Vila Mariana”. Esses são alguns exemplos bem genéricos, mas, é apenas para falar da importância de oferecer ao consumidor as respostas que ele precisa até que chegue à conclusão que queremos: comprar de você.
Assim, tenha um blog bem planejado e com foco no conteúdo certo. Depois, através da automação de marketing segmente os clientes por assunto de interesse e envie para eles exatamente o que precisam. Através das newsletters de conteúdo, você consegue aumentar o tráfego no site e criar um público cativo, que retorna periodicamente para saber das suas novidades.
Exemplo prático de e-mail marketing com conteúdo de interesse:
Olá, Fulano, tudo bem?
Vi aqui que você pesquisou ultimamente sobre Alimentação para bebês de 6 a 9 meses, então, trago aqui um conteúdo que acho que você vai gostar.
6) Recompensa para os melhores clientes
Sem dúvida, seus clientes mais frequentes são as pessoas com maior probabilidade de comprar de você novamente, concorda?Com a automação de marketing é possível identificar quais são esses clientes, com base tanto nas compras repetidas, no valor total já gasto em sua loja ou no valor médio do pedido. Dessa forma, você cria um segmento de clientes vip para poder oferecer para eles benefícios especiais!
Inclusive, através do lead score você pode atribuir pontos para determinadas ações dos clientes, de forma que, quanto maior a pontuação, mais qualificado é aquele lead. Ou seja, mais precioso ele é para você.
Assim, você poderá ter automações de marketing específicas para esses segmentos. Ou mesmo utilizá-los em campanhas específicas de marketing para gerar vendas. Por exemplo, oferecer um desconto especial, um brinde personalizado para compras maiores ou, ainda, prioridade de compra nos lançamentos.
Exemplo prático de e-mail para melhores clientes da loja virtual:
Olá, Fulano!
Estamos aqui para agradecer por ser um cliente tão fiel! Ter clientes como você é o que nos motiva a fazer sempre melhor! Como prova da nossa gratidão, está aqui um desconto exclusivo para você!
7) Pesquisa pós venda
De fato, podemos dizer que o processo de venda não acaba quando termina. Afinal, é depois da compra que o cliente terá a experiência de receber o produto, utilizá-lo e verificar se sua expectativa foi (ou não) atendida. Além disso, é depois da compra que podem surgir problemas como atraso na entrega, necessidade de troca, dentre outros, que criem a necessidade do consumidor ser atendido. Como é esse atendimento em sua loja virtual?
Portanto, a pesquisa pós venda é uma ferramenta importante na identificação de pontos de melhoria. Através dela, o consumidor se sente importante, pois pode dar sua opinião sobre a experiência, e a empresa pode ter um feedback de todas as etapas do processo. Por exemplo, algumas informações que podemos obter através da pesquisa:
- O produto comprado;
- O principal motivo da compra;
- As principais dificuldades;
- A satisfação com a qualidade do produto recebido;
- Se o prazo de entrega foi cumprido;
- Se foi fácil realizar a compra no site;
- Dentre outras coisas.
É com a pesquisa pós venda que podemos saber o NPS – Net Promoter Score, que varia de 0 a 10. Ou seja, a possibilidade de o consumidor indicar para um amigo o seu produto ou serviço.Em outras palavras, o NPS reflete as chances de recomendação por parte de sua rede de clientes da sua loja.
Assim, para pontuações altas, pode-se pensar em uma automação de marketing que agradeça a avaliação e solicite a indicação de um amigo, que pode vir a se tornar um cliente seu!
Exemplo prático de e-mail com pesquisa de pós venda:
Olá, Fulano!
Estamos muito felizes em ter você como cliente! Seu produto chegou direitinho?
Conta para gente o que achou?
Quer ajuda para definir Automações de Marketing para Loja Virtual e melhorar suas vendas?
Espero que esse texto tenha ajudado você a identificar as principais automações de marketing para loja virtual que são indispensáveis para otimizar seus resultados!
De fato, há muitas tarefas cotidianas que podem ser automatizadas, para garantir a melhor experiência ao cliente, com economia de tempo e recursos para a sua empresa.
No entanto, não basta contratar uma plataforma de automação de marketing. É preciso definir os critérios para pontuar os leads (lead score), segmentá-los com base em características específicas e definir os gatilhos que vão levar para cada fluxo de automação de e-mails marketing. Por isso, muitas vezes, contar com uma agência especializada significa atingir resultados em menor tempo. Aqui na Farmer, somos Gold Partner da RD Station, a maior plataforma de automação de marketing do País!
Então, se quiser saber mais sobre como podemos ajudar você a configurar as automações de marketing da sua loja virtual, pode contar com a gente! É só clicar ali no ícone do WhatsApp ou agendar uma reunião. Até mais!