
Se você trabalha no Marketing ou é dono de uma empresa que quer otimizar as vendas no digital, com certeza já ouviu falar do RD Station. software de automação de marketing mais conhecido do Brasil (com mais de 16.000 clientes). Nós da Farmer somos fãs e heavy users do software, tanto que nos tornamos em 2020 Agência Gold Partner RD Station em São Paulo.
O que significa ser Agência Gold Partner RD Station?
Vamos discutir um pouco o RD Station e o que significa atingir esse nível de parceria!
Já participei de uma reunião em que a prospect comentou: “Eu ouço tanto falar desse RD Station que parece que ele faz tudo sozinho.” Esse sentimento é bem comum, (já que o software se tornou conhecido e adorado por profissionais da área) e acaba levando muitas empresas a realizarem a assinatura sem saberem como vão usar.
Apenas com a ideia de que ele resolverá tudo. Será possível?
A resposta (como quase tudo no Marketing) é: depende.
Ou seja, vai depender muito da sua estrutura, se tem um setor de Marketing e Vendas, se a empresa tem maturidade de mercado. Além disso, se tem dados estruturados sobre os clientes ideais, conteúdo interno para disponibilizar e o principal: se quer disponibilizá-lo.
Assim, acredito que o principal benefício de utilizar o software é a gestão dos dados e contatos em um único lugar. É a resposta daquela pergunta comum: dá para saber quem foram essas conversões que o Google Analytics mostra?
Os 4 tipos de assinaturas do RD:
- Light: a partir de R$59/mês (R$19 durante a Pandemia), é um plano de entrada.
- Basic: a partir de R$399/mês, foi plano de entrada por muito tempo, agora é o segundo passo para quem quer automatizar o marketing e ter relatórios.
- Pro: a partir de R$799/mês, é o plano mais utilizado e o mais indicado por nós para quem quer automatizar qualquer coisa (com integrações e automações mais avançadas).
- Enterprise: a partir de R$2.099/mês, substitui a necessidade de uma agência com ferramentas de BI.
Os valores acima são para 1.000 contatos (no plano Light) e até 5.000 contatos (endereços de e-mail na sua base) nos demais.
Mas, existem duas formas de sua empresa assinar o RD Station: diretamente pelo site ou através de uma agência parceira. Os planos e valores são os mesmos, o software é o mesmo, então, o que muda? Vou explicar a frente quais são as diferenças entre os dois modelos.
Contratando o RD Station direto
Sugiro essa opção quando você tem um setor de Marketing com Gerente (focado apenas no Marketing para Planejar e Analisar), Analista (para executar) e um profissional de conteúdo. Essa é a estrutura mínima, o time pode aumentar caso seus objetivos sejam maiores.
O Plano Light e Basic são entradas, então recomendo sempre o Plano Pro, é em cima dele que vou tratar as diferenças.
Para começar: a taxa de implantação
Para garantir que sua empresa vai compreender como funciona, saber como usar e se manter utilizando o RD Station, a Resultados Digitais sempre vende uma consultoria de implantação. Essa consultoria, que eles chamam de onboarding, tem um valor variável, mas, na última vez que vi, estava em torno de R$1.200.
Nessa consultoria, o time da RD te oferece um suporte inicial para:
- aprender a mexer na ferramenta,
- identificar as personas para o seu negócio,
- definir materiais ricos,
- integrar seu site e ferramentas.
Ou seja, esse suporte é basicamente para “colocar o bloco na rua”. Após esse período (que dura mais ou menos 30 dias), alguém entra em contato com você de vez em quando, para saber se está tudo certo ou se precisa de alguma ajuda.
Mas, caso sua empresa precise, pode pedir ajuda sempre que necessário via chat ou e-mail do seu consultor de onboarding.
Aliás, esse consultor é colaborador Resultados Digitais e atende diversas contas em inicio de uso, como a sua. Então, geralmente são reuniões de 30 minutos, com começo, meio e fim bem definidos. E bem focados em Inbound Marketing.
As desvantagens desse modelo de contratação
Eu vejo algumas desvantagens nesse modelo de contratação direta do RD Station, que vou listar abaixo:
- Você tem a taxa do onboarding;
- Muitas vezes, a empresa acaba aprendendo sobre Inbound Marketing com o consultor. Então, além do investimento na ferramenta, cria os primeiros materiais ricos – já vi empresas investirem entre 1 e 2 mensalidades nessa fase;
- E é seu time que precisa operacionalizar as integrações da ferramenta. Algumas são bem simples, como Facebook e Google Analytics. Mas, outras são mais complexas e precisam de um investimento de tempo em tutoriais;
- A última desvantagem é o tempo de maturidade do software, para você extrair o máximo dele. Afinal, leva um tempo para seu time compreender o uso e pensar (e executar) a melhor forma de lidar com os lead – entendendo se ele está próximo de levantar a mão para seu time de vendas -, ou para extrair as melhores análises que podem fazer.
Para encerrar essa parte da contratação direta, lembro a frase ali em cima de uma prospect: parece que o RD Station faz tudo. Minha resposta para ela foi simples: ele é como o extrato do seu banco: ter acesso ao extrato não te faz uma pessoa mais rica.
Ou seja, no exemplo acima, o que pode te ajudar a ser independente financeiramente é sua estratégia de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, saber onde gasta, por que gasta, ou onde seu dinheiro pode render mais (ou menos), podem ser indicadores iniciais para te ajudar nessa missão.
Assim é o RD Station. De início, a quantidade de funções ou números pode até atrapalhar, fazendo com que você e sua equipe não tenham tempo nem conhecimento para aproveitar o RD Station em toda a sua capacidade.
Então, vamos para a outra maneira de contratação?
Contratando através de Agência Parceira
Quando você faz a contratação dessa forma, geralmente estamos falando de algo mais estruturado. Nessa situação, você despertou o interesse em melhorar os números da empresa, buscou agências para trabalhar o Marketing Digital e, ao realizarem uma análise para uma proposta, te indicaram o software.
Diante disso, a contratação do RD Station vai vir como parte de uma engrenagem, que vai envolver Marketing, Vendas e Gestão da empresa. Ou seja, não é apenas o Inbound Marketing, isoladamente, como acontece geralmente quando numa contratação direta.
Então, quais as vantagens de contratar o RD Station através de uma agência?
- Agilidade nas ações, já que não precisa pesquisar tutoriais e aprender os processos;
- Olhar 360 dentro da empresa, pois há uma maturidade na utilização do RD Station: os profissionais já sabem como extrair o máximo dele!
- Você verá a utilização em diversos momentos da jornada, na atração e conversão dos leads, no relacionamento com novos e antigos clientes, no follow up do comercial, na análise do funil de vendas, na gestão da satisfação dos seus clientes ativos (o que vai te ajudar a aumentar a retenção);
- Análise mensal em cima de KPIs realmente relevantes para o negócio;
- Otimização dos processos comerciais;
- Implantação rápida inicial e das novidades;
- Economia de tempo com suporte.
Posso citar ainda como principais vantagens:
- Você não paga o onboarding, afinal de contas quem vai pensar sua estratégia e implementar o RD é a agência;
- Otimiza seu investimento já que contrata o sistema apenas quando o planejamento gerado pela Consultoria de Marketing Digital está pronto e aprovado, e os materiais ricos e e-mails criados;
- A contratação é da empresa, então você mantém a assinatura mesmo rompendo com a agência;
- Pode ter acesso a condições especiais negociadas entre agência e consultor;
- Seu time não gasta tempo aprendendo a mexer na ferramenta. Assim, pode focar em extrair melhores resultados.
E a parceria Farmer + Resultados Digitais?
Admiro bastante a Resultados Digitais pelo que eles alcançaram, principalmente por como fizeram. Nesse ponto a RD Station se destaca em três pontos:
1. Qualidade no conteúdo: tanto para cliente final (educando o mercado) quanto para agências. É muito, muito comum, que qualquer demanda de Marketing Digital que você pesquisa no Google apareça um resultado do Blog da RD ou algum material rico para você baixar.
2. Capacitação dos parceiros: Normalmente para você ser parceiro de uma empresa de SaaS (software como serviço) existe um único pedido: venda. Na RD, além do interesse na venda, é nítido um interesse no crescimento do parceiro: em estruturá-lo para que ele consiga atingir mais leads (para a agência) e gerar mais sucesso para os clientes conquistados.
Aliás, esse segundo ponto com certeza é o maior motivo para curtimos a parceria com Resultados Digitais. São diversos e-books para baixar, newsletters com conteúdos relevantes, modelos de relatórios, cursos e webinars (alguns gravados e outros ao vivo), além de eventos focados em gestão, liderança, equipe, marketing digital e vendas.
3. Suporte: Além dos conteúdos, a RD disponibiliza dois profissionais para acompanharem os parceiros. Um focado em auxiliar nas vendas da agência e na contratação dos clientes; e outro para ajudar o time de Marketing a otimizar os resultados das contas ativas. Esse suporte é bacana porque puxa o time sempre pra cima com materiais e novidades que fazem parte do dia-a-dia da Resultados Digitais.
Dessa forma, mesmo uma agência de porte pequeno (como a Farmer) consegue ter acesso um a um mindset e treinamentos que antes apenas grandes empresas alcançariam.
Nosso caminho até Agência Gold Partner RD Station
Somos parceiros desde Outubro de 2016, nesse período foram:
- 24 clientes atendidos na ferramenta,
- 6 eventos (entre RD Summit, RD on the road e Partners Day)
- 16 certificados em mais de 100 horas de treinamentos online ou presenciais
- Inúmeros calls de Vendas e Customer Success.
O que significa ser Gold?
O Programa de Parceria da RD é dividido em alguns níveis, cada um tem suas exigências e desafios. Os níveis são:
- Starter
- Member
- Silver
- Gold
- Platinum
- Diamond
Basicamente, para subir de nível, você precisa gerenciar contas, gerar resultados para seus clientes e certificar os membros do time. Como resultado do cliente são avaliados: geração de leads, campanhas de e-mail marketing e fluxos de automação.
Para alcançar o nível Gold nós geramos resultados para ao menos 70% dos nossos clientes.
A Farmer nasceu como empresa para isso: entregar resultados. Nosso discurso sempre foi e sempre vai ser esse! Por isso, ficamos tão orgulhosos de alcançarmos esse nível de parceria com uma empresa tão importante para o ecossistema do Marketing Digital brasileiro.
Consegui deixar claro por que você deve escolher uma agência parceira?
Não existe garantia de resultado, cada ramo é um ramo! Mas, ter ao lado uma agência parceira RD Station é contar com uma equipe acostumada a trazer resultados positivos para outras empresas, que participa de treinamentos e é puxada para ser melhor a cada dia.
E o principal: nós temos a venda em nosso DNA. Vamos sempre utilizar o RD Station para aumentar suas vendas, facilitar o trabalho do seu time comercial e te deixar por dentro do destino do seu orçamento.
É isso! Nós vivemos no nosso dia-a-dia e somos apaixonados por geração de leads, automação, análise e vendas.
Fique a vontade para bater um papo com nosso time, caso precise otimizar seus resultados digitais. Pode escolher o meio, nossa landing page de vendas está aqui, o whatsapp ali no cantinho direito e o telefone aqui: (11) 96331-4373.
Até mais!