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Como vender mais brindes? Dicas valiosas para conseguir clientes

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imagem de brinde e confetes - como vender mais brindes

Se em um cenário normal, vender mais já era um desafio, imagina então com a chegada da pandemia. Com certeza, o contexto econômico dos últimos anos dificultou ainda mais o desempenho das empresas, em especial daquelas que trabalham no setor promocional. Hoje nosso objetivo é falar das empresas que vendem brindes. Aqui na Farmer atendemos dois clientes nessa área e sabemos que muitos negócios estão vivendo um verdadeiro dilema: “o que fazer para vender mais brindes?”E agora, quem poderá me ajudar?

Infelizmente a gente não pode contar com a ajuda do Chapolin Colorado, mas as estratégias de marketing que você vai conhecer hoje podem ajudar e MUITO a melhorar as vendas dos brindes personalizados. Com certeza, você conhecerá dicas valiosas para conseguir clientes e alcançar resultados reais de forma prática. Então, vamos juntos descobrir? Continue com a gente!

vender mais brindes

 

Mas quais são os desafios atuais para vender mais brindes?

Antes de tudo, é importante contextualizarmos os desafios que muitas empresas de brindes personalizados estão enfrentando atualmente.

 

Primeiro, estratégias anuladas: cancelamento dos encontros presenciais

Geralmente, quando ouvimos a palavra “brinde”, é normal lembrarmos dos eventos, dos festivais, treinamentos e confraternizações. Porém, com a chegada da pandemia, veio também o isolamento social, o trabalho remoto e o cancelamento dos eventos. Ou seja, com a maioria das pessoas fechadas em casa, evitando a exposição ao vírus, a maior parte das empresas anularam as estratégias promocionais que envolviam os brindes personalizados.

Então, é preciso recuperar a confiança e a comunicação com os clientes, a fim de que eles voltem a criar os brindes. Além disso, apresentar alternativas para continuar utilizando essa importante ferramenta de relacionamento, mesmo nos eventos digitais!

Uma vez que já vivemos com menos restrições e mais flexibilizações, é preciso retomar os contatos. Inclusive, muitos eventos e encontros já voltaram a acontecer!

 

E não podemos esquecer da crise econômica

De fato, a crise econômica causada pela pandemia afetou praticamente todos os setores do mercado. Então, muitas empresas passaram a ver os brindes como uma estratégia que não é uma prioridade no momento”. Ou seja, “se tiver uma sobrinha no orçamento a gente pensa em alguma coisa diferente”.

Portanto, o segundo maior desafio das empresas de brindes, é mostrar para os clientes  que os brindes são essenciais SIM, e ainda mais nesse momento! Afinal de contas:

  • Eles ajudam a fidelizar os clientes;
  • A fortalecer os laços com os fornecedores;
  • Também, motivam a equipe depois de tantos desafios;
  • Geram conexão e identidade com a marca, na falta do presencial;
  • E ainda podem promover a empresa de forma diferente e criativa.

Em outras palavras, os brindes podem ajudar as empresas a se recuperarem no pós-pandemia. Seja para retomar a produtividade dos colaboradores, ou reforçar o posicionamento das marcas no mercado.

Mas como encontrar as estratégias certas para “abrir os olhos” dos potenciais clientes sobre essa importância dos brindes, a fim de recuperar as vendas e conseguir mais clientes? É isso que vamos te mostrar a seguir:

vender mais brindes

 

Estratégias de marketing para vender mais brindes

Quando falamos em vender mais, muita gente logo pensa que esse desafio é de responsabilidade da equipe de vendas. Então, vamos dizer que esse pensamento não está errado, mas também não está totalmente certo. Afinal de contas, além das vendas, vale lembrar que a equipe de marketing também deve estar focada em trazer novos negócios para a empresa.

Aliás, esse é um dos grandes pilares aqui da Farmer: somos uma agência de marketing, com foco em vendas. Afinal, de nada adianta o nosso trabalho se o cliente não vender mais, certo? Então, esse é o nosso objetivo! Por isso, não é raro a gente “se meter” no processo de vendas dos nossos clientes, organizar o funil de vendas, implementar o CRM… enfim! Trabalhar em conjunto com o time de vendas para melhorar resultados. Hoje, temos certeza que esse é o caminho certo!

Então, as estratégias de marketing estão diretamente relacionadas a vender mais brindes! Afinal, é através delas que vamos atrair visitantes, converter essas visitas em leads e manter um relacionamento com eles. Tanto pré quanto pós venda.

Aliás, precisamos lembrar que grande parte desse processo (ou todo ele) acontece online. Por isso, vamos falar em especial sobre as estratégias de marketing digital: que deixou de ser uma tendência do mercado para se tornar um investimento indispensável.

 

01.  Site otimizado

Infelizmente, muitos gestores ainda pensam que o site é somente como um “cartão de visitas online”. Ou seja, tendo informações básicas como contato, endereço, logo e algumas imagens bonitinhas já é que o basta.

Mas eles não percebem que o site precisa estar otimizado para os buscadores. Ou seja, o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir a lista de sites que vai exibir para uma determinada palavra-chave que foi pesquisada pelo usuário. 

Portanto, ter um site otimizado significa que a empresa provavelmente aparecerá nas primeiras posições do Google e outras redes de pesquisa de forma orgânica. Inclusive, considere que hoje, para tudo que pretendemos comprar ou fazer, a primeira atitude é: pesquisar no Google.

Fatores de rankeamento do Google

A saber, o Google define quais são os conteúdos com maior relevância dos resultados com base em alguns fatores, como:

  • Links internos e externos;
  • Conteúdo original e de qualidade;
  • Uso adequado das palavras-chave;
  • Velocidade de carregamento;
  • Design responsivo;
  • Autoridade de domínio.

Enfim , são vários fatores a serem considerados. E aqui vai uma dica: para quem tem o site em WordPress, instalar o Yoast SEO pode ajudar bastante a identificar esses elementos.

 

02.  Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo nada mais é do que uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante. Por exemplo:

  • Textos em blog;
  • Vídeos;
  • E-books;
  • Posts em redes sociais.

Enfim, essa estratégia não faz a promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer respostas e soluções para as suas demandas. Por exemplo, um conteúdo sobre o “Ações para o dia da Mulher” certamente será buscado por pessoas que têm tudo para se tornar um cliente, certo?

Em outras palavras, a técnica é focada em engajar o público e crescer a rede de prospects através da criação de conteúdo relevante e valioso.

 

03.  Inbound marketing

Sem dúvida, o Inbound Marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital da atualidade. Aliás, dentro dessa área está justamente o Marketing de Conteúdo. Portanto, podemos dizer que o Inbound é qualquer ação de marketing que busca captar o interesse dos clientes de forma não invasiva ou interruptiva.

Então, ao contrário do outbound (estratégia que vai atrás dos clientes de forma ativa), o objetivo do inbound é atrair o público sutilmente. Por isso, ele também é conhecido como o marketing de atração.

Por exemplo, para aquele cliente que solicitou um orçamento de brinde, que tal enviar um conteúdo sobre os brindes mais vendidos do ano? Ou ainda, fazer um follow up perguntando se ele tem alguma dúvida?

A “metodologia” do Inbound

A saber, o Inbound se baseia em quatro pilares principais:

  • Atrair visitantes interessados no negócio, através de conteúdo relevante;
  • Converter os visitantes em leads, transformando eles em potenciais clientes;
  • Vender uma solução ou produto;

E encantar através de um relacionamento duradouro, suporte necessário, materiais interessantes e atendimento competente.

 

04.  E-mail marketing

O e-mail marketing é um canal direto de comunicação com o público, que pode ser usado para estreitar o relacionamento e, o mais importante, gerar vendas. Ou seja, o e-mail faz com que a empresa chegue para as pessoas certas, na hora certa e com a mensagem correta.

Mas, para que essa estratégia seja eficiente, é preciso saber usar as ferramentas corretas e ter um bom planejamento. A saber, as principais vantagens que os e-mails trazem para as empresas, são:

  • Grande alcance: é possível alcançar o número maior de pessoas;
  • Alto retorno sobre o investimento (ROI): afinal, o investimento necessário é baixo, e as taxas de conversão são altas.
  • Canal próprio: ou seja, não existe um fator externo que define quando, como e o motivo de enviar mensagens aos contatos. Você pode até usar uma ferramenta, mas tem controle total sobre a estratégia, o conteúdo e a relevância.

Enfim, os e-mails marketing são bastante flexíveis e podem ser usados em várias ocasiões. Por exemplo, newsletters, e-mails promocionais, oportunidades únicas, etc.

vender mais brindes

 

05.  Automações

Com certeza, as automações de marketing fazem parte da estratégia de empresas que querem profissionalizar o relacionamento com o cliente! A saber, essa estratégia faz o uso de tecnologias para automatizar ações e processos, com o objetivo de aumentar a eficiência e a escalabilidade das ações de marketing. No entanto, apesar disso, mantém o relacionamento personalizado com os leads.

Por exemplo, podemos citar as lojas virtuais. Com certeza você já recebeu aqueles e-mails sobre abandono de carrinho, para lembrar de pagar o boleto ou mesmo enviando um desconto ao se cadastar no site, certo? Tudo isso é automação de marketing!

Mas, não é apenas isso! Através da automação é possível o agendamento de posts, uso de chatbots, integração entre plataformas (com o CRM do time de vendas, por exemplo) e muitas outras. Em resumo, são workflows que ativam uma tarefa após a outra sem a necessidade de intervenções manuais. Assim, é possível automatizar a gestão de leads durante o funil de vendas, para que eles evoluam até o momento da compra.

 

Case de sucesso de uma empresa que pretendia vender mais brindes:

Aqui na Farmer atendemos empresas de diversos tamanhos, e de todos os segmentos. Dentre elas, temos um case bem bacana que gostaríamos de compartilhar: é sobre uma empresa de brindes totalmente fora do comum, voltada 100% ao público B2B. Principalmente tem um relacionamento comercial com empresas de médio e grande porte, que buscam fortalecer os laços com colaboradores, parceiros e clientes.

case de sucesso - vender mais brindes

 

Quando a nossa parceria começou, em 2018, cuidamos primeiro da expansão do negócio no digital:

  • Criamos um site otimizado para Google;
  • Estruturamos o processo de orçamento;
  • E automatizamos o atendimento comercial.

Já em 2021, voltamos a trabalhar juntos, com o objetivo de otimizar tudo o que estava rodando. Assim, em 1 ano alcançamos vários objetivos:

  • conseguimos 800% a mais de leads, 
  • 56% mais orçamentos, 
  • 195% mais contatos realizados via outbound. 

Para que isso fosse possível, as principais estratégias que usamos foram:

  • Anúncios no Google;
  • Otimização on page (SEO);
  • Automação de marketing;
  • Landing pages;
  • E e-mail marketing.

 

Então, quer um projeto como esse, para vender mais brindes?

Com certeza aqui na Farmer você vai encontrar uma equipe dedicada a fazer você vender mais brindes. Afinal, aqui na Farmer já atendemos várias empresas do setor promocional, e estamos ansiosos para a sua ser mais uma delas! Então, clique aqui para agendar uma reunião com o nosso time comercial, e dê o primeiro passo para alcançar os objetivos que tanto deseja! Vamos trabalhar juntos?

Maria Camila da Rocha

Estudante de Publicidade e Propaganda apaixonada por Marketing de Conteúdo. Social Media nas horas vagas, que curte bons livros, adora escrever, fazer planejamentos e tomar café.

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