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A importância do Inbound Marketing

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a importância do inbound marketing

Hoje no mercado se fala muito da importância do Inbound Marketing: nas empresas, nos departamentos de marketing, nas palestras, nas entrevistas de emprego… É a vez do Inbound!

Afinal, diferente do tradicional “marketing de interrupção”, o “marketing de atração” – ou Inbound –  visa não apenas atrair e converter, mas encantar os clientes. Mas, como ele faz isso? E como isso vai, de fato, refletir nos resultados da empresa?

Então, vamos ver a seguir a importância do Inbound Marketing na atualidade, esclarecer as principais dúvidas e falar sobre a real importância dele para os negócios de sucesso.

Inbound: um novo marketing para um novo contexto

A forma de se comunicar entre as pessoas evoluiu nas últimas duas décadas, e isso não fica mais apenas nas interações pessoais.

Se antigamente ficávamos restritos a um computador de mesa para nos comunicarmos com as pessoas e o mundo, hoje, realizamos quase qualquer ação instantaneamente através dos smartphones – que por sua vez estão cada vez mais modernos.

Assim, de redes sociais a sites de notícias, carregamos no bolso uma infinidade de informações, à distância de uma ‘googada’. Ou seja, o tempo evoluiu, o cliente mudou e, portanto, a forma de nos comunicar com o cliente se transformou também.

Mas, o ponto positivo, é que levar a sua informação até o cliente “ideal” é uma possibilidade incrível desse novo mundo. E é quando comparamos com a forma de comunicação tradicional – através de anúncios em revistas, jornais, comerciais, ou qualquer outro tipo de campanha – que percebemos a qualidade e o alcance do digital – com suas imensas possibilidades de segmentação – e como ele veio para ajudar no crescimento das empresas. 

Dessa forma, toda empresa que gostaria de se comunicar com esse novo público não pode mais adiar: tem que entender a importância do Inbound Marketing e trabalhar para implementá-lo de uma vez por todas em sua estratégia.

Encantando clientes através do Inbound Marketing

Estabelecer um padrão de comunicação com o seu cliente é um diferencial atrativo. Aliás, é uma forma de deixá-lo ciente e entretido com as novidades do seu estabelecimento e, porque não, do mercado como um todo. Com isso, você:

  • forma um vínculo com o cliente “perfeito”, que são aqueles que vão demonstrar interesse real, ao se inscrever para receber o seu conteúdo;
  • além de manter uma excelente forma de publicidade – não invasiva, mas construtiva – para a sua empresa.

Além disso, quando você cria “fãs”, eles serão os difusores do seu trabalho no mercado. Sem falar que eles poderão te defender e propagandear sempre que possível.

Então, vamos mostrar algumas ideias para que você já comece a analisar as operações em andamento da sua empresa. Com essas informações, já podemos começar a compreender a importância de expandir a sua mídia. E agora, por onde começar?

Explore as Redes Sociais

A princípio você deve localizar onde você está e para onde deseja caminhar. Hoje qualquer pessoa pode divulgar o seu negócio através das redes sociais, e esse já é um passo importante.

Assim, ter uma página no Facebook e/ou Instagram é sim importante para dar visibilidade a sua marca/empresa e faz com que mais pessoas te conheçam, mas isso está longe de ser o ideal.

Afinal, essas redes sociais possuem configurações que podem ajudar a aumentar o alcance das suas publicações, chegando a um público mais específico, ou seja: mais próximo daquele que será um potencial cliente. Portanto, não basta estar apenas presente e não fazer uso dessas ferramentas.

Muito além da presença: clientes!

Além disso, você já deve ter percebido que as redes sociais podem não te devolver o investimento (tempo e dinheiro) na velocidade que você gostaria. Isto porque você pode estar alcançou um público que não necessariamente é o seu alvo ou possível consumidor.

Por isso, erroneamente, é normal acreditar que o sucesso da divulgação pelas redes sociais, se mensura pela quantidade de curtidas. Afinal, a alta quantidade de curtidas pode-se dar pela relevância do texto ou foto publicada, mas não necessariamente isso irá atrair clientes.

Assim, uma boa estratégia de marketing tem como foco a conversão de clientes. Por exemplo, uma foto bonita daquela nova porção de torresmo que você vai começar a vender pode ter muitas curtidas porque atrai visualmente o visitante. Mas, efetivamente, talvez não o atraia por dieta, estilo de vida, por doenças cardíacas, etc. Agora, a mesma foto, direcionada a um público-alvo de consumo, com uma promoção para movimentar o bar naquela noite de terça feira, tem muito mais chances de atrair clientes reais.

A conta é simples: você pode direcionar a sua publicação para 1000 pessoas x, e ter muitas curtidas pela estética do que está apresentando. Mas, a mesma imagem, divulgada com um filtro específico, e a mesma quantidade de pessoas pode atrair fisicamente muito mais pessoas se souber qual é o perfil do cliente que consome esse produto. Afinal, o pessoal fitness, os veganos, vegetarianos, não irão se interessar pelo prato e passarão desapercebidos  por ele na publicação.

Aqui estamos apenas falando de redes sociais, mas a sua comunicação deve seguir um padrão. Seja esse padrão, verbal, escrito ou físico. Você e os seus funcionários devem estar alinhados para que a experiência do cliente seja sempre a melhor possível.

Planeje sua presença digital de acordo com sua Persona

É muito importante na hora de se comunicar digitalmente, que a sua persona seja clara, para que a sua comunicação chegue de forma correta e cumpra o seu papel – identificação – de possíveis clientes.

Portanto, ter um bom planejamento é essencial para:

  • Identificar as suas personas: quem são, pelo que se interessam e de que tipo de informação precisam;
  • Criar conteúdo específico que semeiem a curiosidade, informando de forma clara e objetiva;
  • Prever as necessidades dos seus visitantes, respondeu a dúvidas e instigou a sua curiosidade em conhecer ou visitar o seu estabelecimento;
  • Aumentar a probabilidade de sucesso das ações de marketing: o que significa economia de tempo e dinheiro.

Mas lembre-se, esse é um movimento rotineiro: você terá que se habituar a estar em constante comunicação com o seu público.

Planeje muito bem o seu conteúdo

Utilizando as redes sociais, você terá um alcance bem amplo do seu público podendo chegar a centenas de clientes e potenciais clientes. E isso pode ser positivo – no caso de um bom conteúdo – ou, negativo, caso a sua mensagem não seja bem recebida.

Então, sempre analise bem o conteúdo que está prestes a publicar, para que ele transmita bem a sua mensagem, mas sem correr riscos de ser inoportuno, mal interpretado ou ofensivo de alguma forma.

Dicas práticas para planejar o conteúdo nas redes sociais

1. Pense em sobre o que quer falar – Elabore listas de assuntos relacionados às principais necessidades dos clientes, ou informações que eles precisam, na jornada até chegar ao produto da sua empresa;

2. Faça uma programação de postagens – Todo relacionamento pressupõe constância. Ou seja, não adianta falar com o público hoje e sumir pelos próximos 60 dias. Então, pense na constância possível para você, mas que vai garantir um contato rotineiro com o público;

3. Invista em matérias de qualidade – Sua rede não precisa ser um e-commerce (nem deve), então, entretenha seu público com matérias de qualidade, e não apenas promoções, divulgações ou tentativas de venda. O seu público precisa se identificar com a sua empresa e como ela se expressa.

4. Faça parte do dia-a-dia do seu potencial cliente – Publicações disponibilizando a receita daquela salada que fez sucesso no verão passado, passo-a-passo para a elaboração de um drink ou dicas de viagem que conversem com o estilo adotado pelo bar. São ideias como essas que farão o seu cliente se interessar mais pela essência do bar, e compartilhar com amigos, o que ele achou de interessante.

5. Incentive os clientes a comentarem a suas publicações – Isso também dá um alcance maior a suas postagens. Como fazer isso? Por exemplo, questione qual o prato preferido, ou o que ele achou da mudança do cardápio. Ouvir a voz do cliente certamente fará com que ele se interesse mais pelo seu estabelecimento, e trará com ele, outros tantos em sua companhia.

Essas são algumas ações que podemos colocar em prática no dia-a-dia, mas elas não são únicas e você precisa sempre buscar uma forma de se tornar mais atrativo.

As Buscas e o Inbound Marketing

Você já deve ter percebido que, geralmente depois de fazermos buscas, as redes sociais e algumas páginas que visitamos parecem estar nos espionando e passam a ofertar possibilidades a respeito daquela busca específica.

Por exemplo, imagine que se aproxima a confraternização de fim de ano da sua empresa. Então, você passa a procurar no buscador “ lugares para confraternização”, “bares para festa de fim de ano”ou “bares com música ao vivo”. Mas, após buscar esses termos, aparece a indicação daquele barzinho que você já até viu, mas nunca passou da mesa no lado de fora: e então você descobre que eles possuem uma bela estrutura para pequenos eventos.

Pronto para inserir o Inbound Marketing na sua estratégia?

Você já viu que apenas estar presente nas redes sociais não basta. As redes sociais são uma ótima vitrine do seu produto e trabalho, servem para uma comunicação rápida, ou para expor promoções e atrações da semana. Mas ,quando falamos da atração de clientes, precisamos ir além, e ai chegamos ao Inbound Marketing.

Além disso, você já sabe da importância do Inbound Marketing, uma estratégia do marketing digital que serve para a atração do cliente. A sua presença nas redes sociais já é uma das características do Inbound, mas, precisamos focar em outras características para fortalecer essa atração.

Portanto, trabalhar com InBound pressupõe investir na produção de conteúdo relevante, que responde a uma determinada necessidade dos prováveis clientes e apresenta possíveis soluções.

Assim, enquanto a forma tradicional do marketing é passiva e não possui um foco específico – fala de forma genérica com todo mundo -, o Inbound foca na atração de um público específico, que é um potencial cliente. E isso evita perda de tempo e dinheiro: não irei destinar uma propaganda de churrascaria para uma pessoa vegana, ou minha promoção de bebidas para alguém religioso.

Portanto, é importante ter a persona identificada, planejar a produção do conteúdo ter ir muito além da simples presença nas redes sociais. Não é um trabalho simples, mas, o canal digital traz infinitas possibilidades de segmentação inteligente, que garantem que o conteúdo certo seja entregue no momento perfeito, para a pessoa correta.

Essas foram algumas informações iniciais para mostrar quais as possibilidades para chegar ao resultado almejado. E nós podemos te ajudar!

Somos especializados na estruturação do seu Marketing Digital, no planejamento estratégico e na implantação de um plano de ação para cada fase. Então, marque uma reunião e juntos analisaremos qual a sua postura e presença digital para iniciarmos um plano de crescimento.

Pode agendar clicando aqui, falando no whatsapp (ali no cantinho direito) ou por telefone: (11) 96331-4373.

Vamos lá?

regis

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