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Marketing Digital para Dentistas

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A saber, você abriu seu consultório, arrumou todo o equipamento, criou cartões de visita, uma placa com sua identidade visual. Agora, é hora de encontrar os pacientes. Seus colegas te falaram para criar um Instagram como forma de fazer marketing digital para dentistas? Mas, você começou a criar Reels e não se satisfez com os resultados? Isso é mais comum do que se pensa.

Na verdade, muitas pessoas pensam que marketing digital se resume a posts em redes sociais, a seguir tendências e automaticamente atrair pacientes. Acontece que, o que poucos veem é o volume de estratégias, planejamentos e da quantidade de canais além das redes sociais. 

Nesse sentido, pensando em ajudar, criamos um conteúdo completo sobre marketing digital na odontologia. Portanto, quer aprender mais e conquistar mais pacientes? Então continue conosco!

 

 

O que é Marketing Digital na odontologia?

De maneira geral, marketing digital consiste em um conjunto de estratégias de comunicação online cuja base são as dores, desejos e comportamentos do consumidor. No caso da odontologia, o objetivo é entender o que pode levar um paciente ao seu consultório. 

Assim, a ideia é se comunicar com o público certo para atrair mais pacientes. 

Em outras palavras, o objetivo do marketing é descobrir as necessidades dos potenciais clientes e tornar o consultório atrativo para eles, reduzindo o esforço na fase de vendas.

 

Em que o marketing para dentistas pode ser útil no consultório?

Dessa forma, o marketing odontológico permite atrair mais pacientes ao seu consultório. Além disso, é a melhor forma de se posicionar como autoridade e referência na área, oferecendo informações e aumentando a credibilidade.

Entretanto, é importante entender que o marketing não é algo que traz resultados da “noite para o dia”: o foco é no longo prazo, em gerar resultados crescentes. 

Isso ocorre porque uma boa estratégia de marketing passa por um extenso planejamento que permite definir ações constantes para posicionar o consultório na mente dos potenciais clientes, como referência.

Também, o marketing ajuda a encantar os pacientes, melhorando a experiência, entendendo os pontos fortes do seu negócio e descobrindo formas de comunicá-los externamente.

 

 

Como fazer marketing digital para dentistas?

De fato, para fazer marketing digital existem etapas fundamentais que bons profissionais precisam executar para garantir os resultados. A seguir, confira 7 delas:

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1. Análise de mercado

Também conhecido como benchmarking, o estudo de mercado é fundamental para uma boa estratégia de marketing digital para dentistas. Nesse momento também é importante mapear:

  • Principais concorrentes;
  • Especialidades de cada um;
  • Pontos fortes e fracos de cada concorrente;
  • Diferenciais em relação ao mercado; 

Essa análise inicial permite identificar onde focar os esforços na comunicação de marketing, e como contornar possíveis objeções do público ao seu consultório. Aqui na Farmer, nossos especialistas se preocupam em avaliar detalhadamente o cenário do seu negócio e também dos seus concorrentes a fim de estruturar a melhor estratégia.

 

2. Definição da persona

A saber, a persona é uma representação fictícia do seu paciente ideal. Portanto, ela vai guiar o direcionamento de todas as suas comunicações. 

Aliás, você já entrou em um site, viu um vídeo ou mesmo um post no Instagram e sentiu que aquilo foi feito especialmente para você? Ou seja, como se o criador do conteúdo conhecesse seus desafios e desejos a fundo?

Então, a persona é o que permite criar essa conexão com o público. Para isso, é preciso entender  quem são seus pacientes: mapeie a média de idade, gênero, principais dores e desejos, estilo de vida, preferências. Aqui, vale buscar além das questões de saúde bucal, ok? Enfim, crie uma pessoa praticamente real com a qual você seria capaz de se relacionar.

Isto posto, com essa pessoa em mente, apresente para a agência que criará as estratégias: conteúdos que não farão sentido para a persona não farão sentido ao seu público, portanto, não devem ser criados. Em contrapartida, conteúdos que conversam bem com ela oferecem potencial de conversão.

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3. Criação de um site

Com certeza, ter o seu próprio site é fundamental para passar mais credibilidade. Afinal, você pode deixar claro quais serviços você presta, quem você é. Ainda criar conteúdos com a periodicidade que quiser para mostrar seus conhecimentos sobre a área de odontologia em que atua. 

Também, os sites rompem com a limitação de público que existe nas redes sociais: nem todos estão no Instagram ou no TikTok. Mas, o Google é uma ferramenta de buscas de uso geral que pode ser a virada de chave para o sucesso do seu consultório. 

Além disso, o site permite integrar todos os outros canais: você pode inserir formulários para que as pessoas se cadastrem em ações de e-mail marketing, emedar imagens do Instagram, vídeos do Youtube e muito mais. Afinal de contas, o controle da arquitetura das informações é todo seu.

Embora, criar um site seja simples, é fundamental contar com apoio especializado para garantir que siga todas as diretrizes técnicas fundamentais para uma boa experiência do usuário.

Mas calma, não é só isso: para melhorar os resultados, seu site deve ser otimizado. E aí, passamos à próxima dica.

 

4. Marketing digital para dentistas: SEO 

Primeiramente, vamos entender a sigla SEO. A saber, ela significa Search Engine Optimization (Otimização para os Mecanismos de Busca). Assim como o próprio nome diz, consiste em um conjunto de ações e estratégias para otimizar sites a aparecer nas buscas orgânicas.

Dessa maneira, quando você digita algo no Google e pesquisa, a página de resultados traz alguns formatos diferentes: vídeos, respostas automáticas, anúncios e sites sem o sinalizador de anúncio na frente. Esses são o que chamamos de resultados orgânicos. E é ali que o SEO entra: uma boa estratégia pode fazer com que seu site apareça em primeiro para buscas relevantes, mas sem precisar pagar por um anúncio.

Inclusive, o SEO segue as regras do algoritmo do buscador (vamos focar no Google daqui para frente, que é o mais utilizado, ok?). No entanto, ao contrário do que acontece nas redes sociais, que são movidas exclusivamente pela visão dos empresários, o Google é relativamente previsível. Ou seja, todas as atualizações dos algoritmos até hoje deixam claro que a intenção é sempre colocar o usuário na frente.

Mas o que isso significa? Que as chances de você lidar com mudanças radicais que comprometem seus resultados, caso esteja fazendo tudo certo e pensando em uma boa experiência do seu usuário no site, são mínimas. Por isso, vale a pena concentrar esforços em SEO pelo resultado a longo prazo. Mas, é sempre importante se atentar às mudanças no comportamento das pessoas: isso dita muitas regras.

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5. Criação das redes sociais corretas

Sem dúvida, estamos na era das redes sociais. Afinal, o Facebook dominou o mercado quando chegou, permitindo que a empresa comprasse o WhatsApp, lançasse o Instagram e agora se posicionasse como Meta. .

Mas o gigante da vez é outro e está dominando as gerações e ditando as regras dos conteúdos: o TikTok, rede social de vídeos curtos, chegou a ponto de bater o recorde e superar o Google como principal motor de busca para usuários da Geração Z. Aliás, pesquisas recentes indicam que essa geração prefere buscar respostas no TikTok do que no motor de buscas mais utilizado do mundo.

Então, perceba que podemos concluir duas coisas dessa narrativa: 

  1. As redes sociais chegaram para ficar, então é importante que você esteja lá para conversar com seus pacientes;
  2. Essas mesmas redes são extremamente voláteis.

Lembra do que falamos sobre o site ser o seu terreno? Aqui as vantagens do site ficam mais claras: nos últimos anos, para acompanhar o TikTok, o algoritmo do Instagram favoreceu os Reels às imagens, antes carro chefe da rede social. Antes disso, tivemos também a mudança dos posts do feed para os Stories. Assim, quem já tinha um bom engajamento até conseguiu manter a estabilidade, mas players novos e em ascensão dependeram de se adequar aos novos formatos.

Por um lado, isso é bom, porque te dá acesso rápido e uma conexão profunda com seus clientes. Mas para assuntos mais sérios (como é o caso da saúde bucal ) o ideal é que as redes sociais contenham apenas pílulas de conteúdos que, em sua forma completa, estejam no seu site.

 

6. Automação de marketing

Em geral, a automação de marketing permite que você agilize tarefas mecânicas e foque nas partes importantes da estratégia. Dessa forma, um bom sistema de automação permite que você:

  • Entenda as dúvidas dos clientes e forneça as informações de antemão;
  • Realize sem demoras agendamento de consultas, mensagens de follow up para pacientes, entre outras comunicações que melhoram a experiência;
  • Automatize sua agenda de trabalho;
  • Lembre automaticamente o seu paciente da próxima consulta;
  • Consiga dados precisos e estruturados sobre cada um de seus pacientes.

Ao contrário do que muitos pensam automação não precisa ser complexa. Por exemplo, um simples botão de WhatsApp no seu site já pode facilitar o processo de contato do seu paciente com você. Também, pop-ups e formulários de agendamento permitem trabalhar outros ângulos da experiência do usuário no seu site, todos de forma a trazer mais resultados.

 

7. Marketing digital para dentistas: investimento em anúncios

Já falamos de resultados orgânicos (no Google, nas redes sociais, no Youtube), mas eles dependem do longo prazo. No começo, os anúncios permitem que você alcance um público mais qualificado, próximo do momento de conversão (ou seja, de agendar uma consulta), de forma ágil

Dntre os objetivos, destacamos:

  • Possibilidade de alcançar mais pacientes;
  • Conseguir mais agendamentos;
  • Melhorar a divulgação dos seus serviços;
  • Disseminar conhecimento sobre a área.

No entanto, é importantíssimo que você conte com ajuda de quem entende do assunto, para garantir que seu dinheiro seja aplicado de forma correta e para gerar resultados, não prejuízo! 

Aqui na Farmer, trabalhamos com campanhas de Google Ads específicas por assunto e interesse, para garantir o máximo de conversão.

 

Afinal, por onde começar?

Então, se você quer se destacar com boas ações de marketing digital para dentistas, conte com ajuda especializada de profissionais que respiram marketing digital

Aqui na Farmer, temos uma equipe altamente qualificada para ajudar o seu consultório a prosperar no digital. Aliás, somos uma agência nível Platinum, no programa de parceiros da RD Station: o maior software de automação de marketing do Brasil. Isso mostra que geramos resultados reais para os nossos clientes (que vão muito além de seguidores e likes). A partir do momento que assumimos um projeto, os objetivos passam a ser nossos também. Portanto, arregaçamos a manga para colocar em prática as melhores estratégias e ações de acordo com as demandas de cada cliente.

Por fim, nossa Consultoria de Alta Performance segue todas as diretrizes e regras estabelecidas para o marketing na área da saúde. Então, você pode ficar tranquilo e seguro para investir conosco!

Vamos conversar? Clique aqui para bater um papo com a gente!

Maria Camila da Rocha

Estudante de Publicidade e Propaganda apaixonada por Marketing de Conteúdo. Social Media nas horas vagas, que curte bons livros, adora escrever, fazer planejamentos e tomar café.

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