(11) 96331-8701
contato@farmermkt.com.br

Marketing e Vendas: Qual a importância da união desses departamentos na empresa?

Farmer Marketing Digital / Receber mais leads  / Marketing e Vendas: Qual a importância da união desses departamentos na empresa?
Marketing e vendas

 

Marketing e vendas são essenciais para qualquer empresa, pois, enquanto o marketing  atrai e engaja clientes potenciais, estuda o mercado, comportamento do consumidor para elaboração de novas estratégias, o time de vendas fica responsável pelo atendimento, negociação e fechamento das vendas, ou seja, transforma o interesse que o marketing gerou em faturamento.

Sem um, o outro não funciona direito: de nada adianta gerar leads se ninguém consegue convertê-los, e não há vendas consistentes sem uma estratégia de marketing bem estruturada para alimentar o funil. Quando esses dois departamentos trabalham alinhados, a empresa cresce de forma constante

Se você é fã de filmes, vai entender uma referência: eles são tipo Batman & Robin andam sempre juntos, se complementam e são fundamentais para ter sucesso. Nesse artigo vou te mostrar como fazer para que esses dois times se unam para terem os resultados que toda empresa busca: aumento de faturamento. Vem comigo!

 

Se existe empresa, tem que ter marketing e vendas funcionando bem!


Aqui na Farmer, já atendi várias empresas de pequeno porte onde uma ou duas pessoas cuidam dos dois departamentos. E muitas delas nos procuram quando sentem a necessidade de uma ajuda, pois de fato é muito desafiador fazer marketing e vendas juntos. Isso requer  boa comunicação, união entre eles, planejamento, boa gestão e estratégia certa.

Já nas empresas maiores, cada um tem sua função bem definida, o problema é que, em vez de se ajudarem, algumas acabam se tornando “rivais”. O marketing gera os leads, o comercial reclama que é desqualificado, um joga a culpa no outro… E no fim, ninguém fecha nada. Mas a real é que, quando esses dois times trabalham juntos, o jogo vira de verdade!

Para te ajudar a entender melhor, vou te mostrar a diferença entre os dois departamentos  e a importância deles falarem a mesma língua dentro da Organização.

 

Marketing e vendas

O que é o departamento de marketing? (Vai muito além de criar conteúdos)

O departamento de marketing é como o coração da comunicação de uma empresa. Ele é responsável por garantir que a marca seja vista, lembrada e desejada pelos clientes. Tudo que envolve atrair, engajar e converter pessoas em compradores passa por essa equipe. Seja no ambiente digital ou físico, o marketing tem um papel fundamental para o crescimento do negócio.

Construção e fortalecimento da marca:

O marketing define a identidade visual da empresa, cria o logo, escolhe as cores, define o tom de voz e a forma como a marca se comunica com o público. Tudo isso para garantir que a empresa tenha uma personalidade marcante e seja reconhecida no mercado por meio de uma excelente estrutura de branding. Ele também é responsável por avaliar a necessidade de um rebranding, que ocorre quando é preciso reformular toda a identidade da marca e estabelecer um novo posicionamento no mercado.

Atração de leads e geração de interesse:

Existem várias formas de escolher a melhor estratégia de marketing para cada objetivo e tipo de cliente. Pode ser no desenvolvimento de um site e otimização de SEO, anúncio, e-mail, outbound, inbound, redes sociais… O grande desafio da equipe é saber quando e como usar cada uma para alcançar os melhores resultados. E é aí que entra o planejamento! Ele ajuda a definir o perfil do cliente, avaliar as possibilidades e tomar as melhores decisões.

Vou te mostrar os grupos de estratégias muito usadas pelo time de marketing:

No Inbound Marketing, a atração de leads acontece de forma natural, oferecendo conteúdos valiosos como e-books, planilhas, vídeos e artigos de blog. O objetivo é educar o público antes de apresentar diretamente o produto ou serviço, criando confiança e fortalecendo o relacionamento. Isso inclui a gestão das redes sociais, através de um bom  planejamento das redes sociais, criação de posts, legendas, vídeos, interação com seguidores e um relacionamento mais próximo com o público.

Além disso, os anúncios pagos são uma estratégia essencial para alcançar clientes em potencial, ampliando o alcance e direcionando o público certo para a empresa.

Marketing tradicional : Aqui, o time busca ativamente o cliente em potencial, ou seja, ele ainda não está procurando pelo produto ou serviço, mas é impactado por meio de anúncios em rádio, televisão, outdoors e canais online, como remarketing no Google e redes sociais. Outra estratégia bastante utilizada é o outbound , que envolve abordagens diretas por WhatsApp ou e-mail. Esse modelo é mais direto e focado em alcançar possíveis compradores de forma proativa. 

Estratégias de conversão e vendas:

Depois de atrair os leads, é preciso convertê-los em clientes. O marketing trabalha com estratégias como:

  • E-mail marketing para nutrir leads e oferecer promoções exclusivas.
  • Automação de marketing para qualificar leads até que estejam prontos para a equipe de vendas entrar em ação.

Monitoramento e análise de resultados:

O marketing não trabalha no escuro. Tudo é medido, analisado e ajustado conforme a necessidade. A equipe monitora métricas como número de visitantes, cliques, taxa de conversão, engajamento em redes sociais e o tão esperado retorno sobre investimento (ROI). Com esses dados, é possível otimizar campanhas e melhorar continuamente os resultados.

Marketing e vendas

O que faz o departamento de vendas ser tão importante? 


O departamento de vendas é o time responsável por transformar as oportunidades que o marketing gerou em clientes reais. São eles que entram em contato direto com os leads que estão prontos para avançarem para uma conversa com o vendedor. Eles entendem as necessidades do lead e apresentam soluções, sempre com o objetivo de fechar negócios e gerar faturamento para a empresa. Mas vender vai muito além de simplesmente oferecer um produto ou serviço – é sobre criar conexões e resolver problemas. Essas são as funções da equipe de vendas:

Prospecção de clientes: Antes de vender, é preciso encontrar quem pode estar interessado no que a empresa oferece. A prospecção envolve buscar novos clientes, seja por meio de leads gerados pelo marketing, indicações ou abordagens diretas.

Abordagem e apresentação de soluções: Aqui, o vendedor  entra em contato direto com o cliente. Ele entende as dores e desafios do potencial comprador para apresentar a solução ideal. Não é sobre empurrar um produto, mas mostrar como ele resolve um problema real.

Negociação e fechamento: Depois de despertar o interesse do cliente, vem a parte da negociação. Isso pode envolver descontos, condições especiais ou ajustes no serviço para atender melhor às necessidades do comprador. Nessa etapa, é fundamental que o time esteja muito bem preparado para quebrar as objeções que poderão aparecer, pois poderá ser decisivo para o sucesso da negociação.

Pós-venda e fidelização: O trabalho não acaba quando a venda é concluída. A equipe de vendas também precisa garantir que o cliente esteja satisfeito, acompanhando sua experiência e mantendo um bom relacionamento. Clientes felizes voltam a comprar e ainda indicam a empresa para outras pessoas.


Como garantir que marketing e vendas uma formem a dupla imbatível?

Agora que você já sabe a função de cada um, vai ser mais fácil mexer os pauzinhos para melhorar melhorar a união desses dois departamentos. Sabe aquele ditado “juntos somos mais fortes”? Pois é, é exatamente assim que marketing e vendas devem funcionar na sua empresa! Se esses dois times não estão alinhados, meu amigo, pode apostar que a coisa vai ficar bagunçada e os resultados vão demorar a aparecer.

É essencial que marketing e vendas estejam alinhados:

O marketing precisa entender o perfil do cliente ideal e gerar leads qualificados, ou seja, pessoas com real potencial de compra. Para isso, os dois times precisam estar conectados: o marketing deve interagir com vendas para entender exatamente quem é esse lead ideal e, com base nisso, realizar pesquisas de mercado mais precisas para traçar a estratégia certa. O time de vendas, por sua vez, deve dar um feedback claro sobre os leads: quantos leads foram abordados, quantos retornaram, o motivos das perdas… além de dar sugestões de como eles podem ser melhor aproveitados, sugerindo a criação de algum material específico que vá ajudar na conversão. Afinal, não basta apenas esperar pelo cliente pronto—é preciso entender suas necessidades e convencê-lo a fechar a compra.

A comunicação entre os times é tudo! O marketing não pode criar estratégias sem conversar com vendas, e o contrário também vale. Quando há uma troca constante de informações sobre o que funciona ou não, fica muito mais fácil ajustar as estratégias e seguir o caminho certo.  Algumas empresas até colocam os dois times no mesmo ambiente para facilitar esse contato e garantir que todo mundo esteja na mesma página.

Ah, e não podemos esquecer de  treinamentos conjuntos!  Sempre que rolar algum treinamento de vendas ou marketing os times devem participar juntos, para que complementam as estratégias um do outro e entendam o processo de vendas e vice-versa. Quando os dois times ficam alinhados, a magia acontece! Com essa parceria afiada, a empresa vai gerar muito mais oportunidades, converter leads de forma mais eficiente e, claro, faturar mais! 


Marketing e vendas
Como nós podemos ajudar o time de marketing e vendas?

Depois de entender o que cada departamento faz, você pode se perguntar: “Quantos profissionais de marketing eu preciso para dar conta de tudo isso?” Bem, é aí que entra uma estratégia que não é APENAS mais econômica, mas também pode gerar resultados rápidos e significativos para o seu negócio: Pedir reforços para  nós aqui da Farmer, agência especializada em marketing digital e vendas! 

Pensa comigo: Enquanto o seu marketing interno foca no Branding, campanhas offline e outros, a Farmer entra em cena para cuidar de toda a parte online: desde criar anúncios que realmente vendem no Google e redes sociais, até engajar leads com cadências de e-mail, outbound, materiais ricos, criação e otimização do site da sua empresa e muito mais. Assim, a empresa divide esforços e garante o sucesso total do projeto, além de ser financeiramente muito mais vantajoso.

É de reforço que você precisa?

Aqui na Farmer, a grande maioria dos clientes tem uma equipe de marketing interna e nos contrataram para dar mais força a equipe, pois focamos no digital delas, que pode ser  completo ou apenas em um time de serviço como: Tráfego Pago, Outbound, Inbound, Planejamento Estratégico de Marketing Digital, e muitos outros. O mais importante é que além de sermos especialistas na área, garantindo melhores resultados,  fazemos o acompanhamento do time comercial, que é essa parceria que tanto bati na tecla aqui no texto,  entendemos as estratégias que funcionam e as que precisa ser melhoradas, ajustamos com o comercial o atendimento, entender o motivo de não fechamento de vendas. Trabalhamos de forma unida, pois o sucesso de um depende do outro. 

Ah! Não posso deixar de falar que relatório é algo que a gente leva muito a sério! Todos os nossos clientes recebem mensalmente todos os resultados de forma clara e detalhada. Analisamos com muito detalhe cada indicador para entendermos o sucesso ou não de cada estratégia. É muito importante analisar, saber onde vai mexer, quais os passos vai seguir. Ao alinhar marketing e vendas, uma agência digital cria um fluxo contínuo de leads envolvidos, o que resulta em melhores investimentos e, claro, aumento do faturamento, e é exatamente o que fazemos!

Ou seja, se você quer ganhar tempo, resultados rápidos e direcionamento estratégico, pedir ajuda para uma agência é a jogada certa e nós estamos aqui, te esperando para fazer o sucesso do seu negócio. Se você quer conhecer um pouco mais do que podemos fazer para ajudar seu time comercial ou marketing, clique aqui e agende uma conversa com um de nossos especialistas. Vai ser incrível trabalharmos juntos!

 

Vanessa Oliveira

No Comments

Post a Comment