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5 automações de marketing que otimizam seu investimento

Farmer Marketing Digital / Aumentar produtividade  / 5 automações de marketing que otimizam seu investimento

Passamos por tempos difíceis no país em que precisamos otimizar nossos investimentos em pessoal e marketing. Nesse cenário ganhou muita força a automação de marketing. Geralmente automatizamos algumas ações que tem grande chance de acontecer e não precisamos nos esforçar toda vez que aconteça, assim, planejamos uma vez, implementamos e acompanhamos as entregas. Uma vez avaliada 100%, deixamos rodando e focamos esforços em assuntos novos.

Nesse post vou listar algumas das principais automações de marketing que costumamos fazer no nosso site e com clientes da Farmer.

Qualificação de cliente

Nas nossas estratégias sempre focamos em atrair o máximo de visitas possíveis, com a automação nós conseguimos filtrar quem é interessante (de fato) de quem não nos interessa entrar em contato. Para qualificar seus visitantes você precisa pensar bem nos campos dos formulários do seu site. Nós aqui no escritório usamos a RD Station como braço direito em automação, veja alguns exemplos de qualificação que podemos usar:

  • empresa localizada fora do Estado de São Paulo = – 1.000 (caso nossa empresa prefira clientes no estado)
  • empresa de decoração de interiores = 200 pontos (temos bons cases em decoração)
  • empresa com mais de 30 funcionários = 85 pontos (imaginamos que com 50 funcionários a empresa tenha condições de investir em marketing)
  • cargo igual a diretor ou CEO = 70 (entendemos que estamos falando com um decisor)
  • formação igual a estudante = -100 (se eu vendo um serviço, ele pode ser apenas um curioso)

Algumas automações podem acontecer de acordo com o comportamento do lead fora do seu site ou independente de um formulário, como:

  • abrir um email = 5 pontos
  • baixar um ebook = 15 pontos
  • visitar a página de preços = 150 pontos

É bem importante salientar que esses filtros eles são definidos no começo do trabalho e frequentemente deve ser avaliado. O Gustavo Caetano (autor do Pense Simples) sempre comenta que numa dúvida entre o mapa e o terreno fique sempre com o terreno. Se você fez o filtro e percebeu que perdeu alguns bons leads ou que estão aparecendo novos tipos de clientes, não hesite em mudar sua automação.

Alerta ao time de vendas

Além de filtrar seus clientes, a automação pode avisar seu time de vendas quando ele precisa tomar alguma atitude. Imagine que em nossa jornada nós imaginamos que os leads levam 15 dias para concluir a jornada e demonstrar interesse. Porém,  um visitante do seu site entrou em contato um dia para baixar um e-book e dois dias depois entrou na sua página de depoimentos (e ganhou 15 pontos) e depois em sua página de preço (mais 100 pontos). Seu time não pode ficar esperando os 15 dias, precisa agir já.

Nesse momento entra uma automação simples que envia uma mensagem com o contato do visitante. Enquanto ele estiver olhando seus preços toca o telefone dele e é seu vendedor pronto para ajudá-lo.

Automação de e-mail marketing (tanto pré quanto pós vendas)

Essa talvez seja a automação de marketing mais conhecida na internet. Você provavelmente já baixou um e-book e passou a receber vários e-mails em sequencia, então você passou por uma automação. Essa tarefa se torna bem simples caso você tenha a jornada de compra da sua persona bem definida, é só criar os materiais de entrada e nutrição; e programar seu software de automação.

Apesar de ser bem famosa ainda encontramos por aí alguns sites em que você entra, faz algum tipo de contato e não recebe qualquer mensagem depois ou pior, recebe mensagens sem muito planejamento.

Atendimento

Outra função que está famosa atualmente é a automação de atendimento, o Facebook disponibilizou essa ferramenta em suas páginas e os chatbots estão crescendo bem no mundo todo. O último é um robozinho que conversa com você e de acordo com suas respostas te direciona para a solução ideal, muita empresa está usando esse mecanismo para cuidar do SAC (atendimento ao cliente) e reduzindo e muito o custo com telefonistas.

Outra bem simples em automação é o convite para chat com texto personalizado a partir de determinada página que o visitante está navegando. Nós usamos o Livechatinc em alguns clientes e ele te permite configurar isso. Por exemplo: você tem um site de Yoga e Terapia, no primeiro você pode oferecer uma aula grátis às segundas e quartas. Logo, se o visitante estiver nas páginas sobre Yoga seu chat pode convidá-lo para começar uma conversa para agendar uma aula gratuita.

Atualização de blog

O Mailchimp te possibilita configurar o Feed do seu blog em um e-mail marketing, você configura a periodicidade, layout e a lista que você deseja que receba suas mensagens e automaticamente eles passam a receber suas atualizações. Essa é uma baita ideia porque você passa a se relacionar com sua base de contatos de forma mais organizada e saudável (sem interesse em vender nada).

Além de sua lista não se esquecer de você, ainda ganha algo com suas dicas e conteúdos. Vale a pena!

 

Redes Sociais

Além das respostas automáticas no Facebook, a automação em Rede Social pode te ajudar a manter o perfil de sua empresa atualizado. Aqui nós sempre preferimos programar os posts com bastante antecedência, assim evitamos que nossas páginas fiquem desatualizadas e mantemos uma estratégia de postagem.

Softwares como Hootsuite e Postgrain podem programar posts e stories, além de seguir pessoas e notificá-lo sobre a menção a sua marca.

Integração com CRM

Sempre reforçamos aqui a importância de você mensurar tudo: contatos, propostas, fechamentos… Para isso, é importantíssimo que você use um CRM de Vendas. Na Farmer nós usamos o Pipedrive, ele é incrível! No Pipe devem entrar todos os contatos de pessoas que pediram para falar com nosso time de vendas. Geralmente esse primeiro contato acontece através do site. Por isso, nós temos uma automação bem simples que manda os contatos do site para a RD Station e da RD para o Pipedrive.

Levamos isso tão a sério que após a conclusão da proposta o Pipedrive avisa a RD sobre o status. Caso o lead se torne cliente é marcada uma venda (que vai para o nosso relatório), caso ele não aceite nossa proposta o desmarcamos como oportunidade e ele volta a ser um contato comum. Com isso, nós conseguimos extrair um relatório mega completo com a fonte de tráfego, contatos e clientes.

Essas são algumas das automações simples que pode ajudar qualquer empresa, espero que goste e comente!

Marcelo Oliveira

Sócio-fundador da Farmer, psicólogo de formação, trabalha com Marketing Digital desde 2008. É apaixonado por SEO, Inbound, Marketing de Conteúdo e Wordpress. Viciado em livros, corrida e uma boa pedalada.

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