(11) 96331-8701
contato@farmermkt.com.br

A importância do Inbound Marketing

Farmer Marketing Digital / Aumentar produtividade  / A importância do Inbound Marketing
a importância do inbound marketing
Getting your Trinity Audio player ready...

Última modificação em 31 de julho de 2020 por Luciana Bandeira

Hoje no mercado se fala muito da importância do Inbound Marketing: nas empresas, nos departamentos de marketing, nas palestras, nas entrevistas de emprego… É a vez do Inbound!

Afinal, diferente do tradicional “marketing de interrupção”, o “marketing de atração” – ou Inbound –  visa não apenas atrair e converter, mas encantar os clientes. Mas, como ele faz isso? E como isso vai, de fato, refletir nos resultados da empresa?

Então, vamos ver a seguir a importância do Inbound Marketing na atualidade, esclarecer as principais dúvidas e falar sobre a real importância dele para os negócios de sucesso.

Inbound: um novo marketing para um novo contexto

A forma de se comunicar entre as pessoas evoluiu nas últimas duas décadas, e isso não fica mais apenas nas interações pessoais.

Se antigamente ficávamos restritos a um computador de mesa para nos comunicarmos com as pessoas e o mundo, hoje, realizamos quase qualquer ação instantaneamente através dos smartphones – que por sua vez estão cada vez mais modernos.

Assim, de redes sociais a sites de notícias, carregamos no bolso uma infinidade de informações, à distância de uma ‘googada’. Ou seja, o tempo evoluiu, o cliente mudou e, portanto, a forma de nos comunicar com o cliente se transformou também.

Mas, o ponto positivo, é que levar a sua informação até o cliente “ideal” é uma possibilidade incrível desse novo mundo. E é quando comparamos com a forma de comunicação tradicional – através de anúncios em revistas, jornais, comerciais, ou qualquer outro tipo de campanha – que percebemos a qualidade e o alcance do digital – com suas imensas possibilidades de segmentação – e como ele veio para ajudar no crescimento das empresas. 

Dessa forma, toda empresa que gostaria de se comunicar com esse novo público não pode mais adiar: tem que entender a importância do Inbound Marketing e trabalhar para implementá-lo de uma vez por todas em sua estratégia.

Encantando clientes através do Inbound Marketing

Estabelecer um padrão de comunicação com o seu cliente é um diferencial atrativo. Aliás, é uma forma de deixá-lo ciente e entretido com as novidades do seu estabelecimento e, porque não, do mercado como um todo. Com isso, você:

  • forma um vínculo com o cliente “perfeito”, que são aqueles que vão demonstrar interesse real, ao se inscrever para receber o seu conteúdo;
  • além de manter uma excelente forma de publicidade – não invasiva, mas construtiva – para a sua empresa.

Além disso, quando você cria “fãs”, eles serão os difusores do seu trabalho no mercado. Sem falar que eles poderão te defender e propagandear sempre que possível.

Então, vamos mostrar algumas ideias para que você já comece a analisar as operações em andamento da sua empresa. Com essas informações, já podemos começar a compreender a importância de expandir a sua mídia. E agora, por onde começar?

Explore as Redes Sociais

A princípio você deve localizar onde você está e para onde deseja caminhar. Hoje qualquer pessoa pode divulgar o seu negócio através das redes sociais, e esse já é um passo importante.

Assim, ter uma página no Facebook e/ou Instagram é sim importante para dar visibilidade a sua marca/empresa e faz com que mais pessoas te conheçam, mas isso está longe de ser o ideal.

Afinal, essas redes sociais possuem configurações que podem ajudar a aumentar o alcance das suas publicações, chegando a um público mais específico, ou seja: mais próximo daquele que será um potencial cliente. Portanto, não basta estar apenas presente e não fazer uso dessas ferramentas.

Muito além da presença: clientes!

Além disso, você já deve ter percebido que as redes sociais podem não te devolver o investimento (tempo e dinheiro) na velocidade que você gostaria. Isto porque você pode estar alcançou um público que não necessariamente é o seu alvo ou possível consumidor.

Por isso, erroneamente, é normal acreditar que o sucesso da divulgação pelas redes sociais, se mensura pela quantidade de curtidas. Afinal, a alta quantidade de curtidas pode-se dar pela relevância do texto ou foto publicada, mas não necessariamente isso irá atrair clientes.

Assim, uma boa estratégia de marketing tem como foco a conversão de clientes. Por exemplo, uma foto bonita daquela nova porção de torresmo que você vai começar a vender pode ter muitas curtidas porque atrai visualmente o visitante. Mas, efetivamente, talvez não o atraia por dieta, estilo de vida, por doenças cardíacas, etc. Agora, a mesma foto, direcionada a um público-alvo de consumo, com uma promoção para movimentar o bar naquela noite de terça feira, tem muito mais chances de atrair clientes reais.

A conta é simples: você pode direcionar a sua publicação para 1000 pessoas x, e ter muitas curtidas pela estética do que está apresentando. Mas, a mesma imagem, divulgada com um filtro específico, e a mesma quantidade de pessoas pode atrair fisicamente muito mais pessoas se souber qual é o perfil do cliente que consome esse produto. Afinal, o pessoal fitness, os veganos, vegetarianos, não irão se interessar pelo prato e passarão desapercebidos  por ele na publicação.

Aqui estamos apenas falando de redes sociais, mas a sua comunicação deve seguir um padrão. Seja esse padrão, verbal, escrito ou físico. Você e os seus funcionários devem estar alinhados para que a experiência do cliente seja sempre a melhor possível.

Planeje sua presença digital de acordo com sua Persona

É muito importante na hora de se comunicar digitalmente, que a sua persona seja clara, para que a sua comunicação chegue de forma correta e cumpra o seu papel – identificação – de possíveis clientes.

Portanto, ter um bom planejamento é essencial para:

  • Identificar as suas personas: quem são, pelo que se interessam e de que tipo de informação precisam;
  • Criar conteúdo específico que semeiem a curiosidade, informando de forma clara e objetiva;
  • Prever as necessidades dos seus visitantes, respondeu a dúvidas e instigou a sua curiosidade em conhecer ou visitar o seu estabelecimento;
  • Aumentar a probabilidade de sucesso das ações de marketing: o que significa economia de tempo e dinheiro.

Mas lembre-se, esse é um movimento rotineiro: você terá que se habituar a estar em constante comunicação com o seu público.

Planeje muito bem o seu conteúdo

Utilizando as redes sociais, você terá um alcance bem amplo do seu público podendo chegar a centenas de clientes e potenciais clientes. E isso pode ser positivo – no caso de um bom conteúdo – ou, negativo, caso a sua mensagem não seja bem recebida.

Então, sempre analise bem o conteúdo que está prestes a publicar, para que ele transmita bem a sua mensagem, mas sem correr riscos de ser inoportuno, mal interpretado ou ofensivo de alguma forma.

Dicas práticas para planejar o conteúdo nas redes sociais

1. Pense em sobre o que quer falar – Elabore listas de assuntos relacionados às principais necessidades dos clientes, ou informações que eles precisam, na jornada até chegar ao produto da sua empresa;

2. Faça uma programação de postagens – Todo relacionamento pressupõe constância. Ou seja, não adianta falar com o público hoje e sumir pelos próximos 60 dias. Então, pense na constância possível para você, mas que vai garantir um contato rotineiro com o público;

3. Invista em matérias de qualidade – Sua rede não precisa ser um e-commerce (nem deve), então, entretenha seu público com matérias de qualidade, e não apenas promoções, divulgações ou tentativas de venda. O seu público precisa se identificar com a sua empresa e como ela se expressa.

4. Faça parte do dia-a-dia do seu potencial cliente – Publicações disponibilizando a receita daquela salada que fez sucesso no verão passado, passo-a-passo para a elaboração de um drink ou dicas de viagem que conversem com o estilo adotado pelo bar. São ideias como essas que farão o seu cliente se interessar mais pela essência do bar, e compartilhar com amigos, o que ele achou de interessante.

5. Incentive os clientes a comentarem a suas publicações – Isso também dá um alcance maior a suas postagens. Como fazer isso? Por exemplo, questione qual o prato preferido, ou o que ele achou da mudança do cardápio. Ouvir a voz do cliente certamente fará com que ele se interesse mais pelo seu estabelecimento, e trará com ele, outros tantos em sua companhia.

Essas são algumas ações que podemos colocar em prática no dia-a-dia, mas elas não são únicas e você precisa sempre buscar uma forma de se tornar mais atrativo.

As Buscas e o Inbound Marketing

Você já deve ter percebido que, geralmente depois de fazermos buscas, as redes sociais e algumas páginas que visitamos parecem estar nos espionando e passam a ofertar possibilidades a respeito daquela busca específica.

Por exemplo, imagine que se aproxima a confraternização de fim de ano da sua empresa. Então, você passa a procurar no buscador “ lugares para confraternização”, “bares para festa de fim de ano”ou “bares com música ao vivo”. Mas, após buscar esses termos, aparece a indicação daquele barzinho que você já até viu, mas nunca passou da mesa no lado de fora: e então você descobre que eles possuem uma bela estrutura para pequenos eventos.

Pronto para inserir o Inbound Marketing na sua estratégia?

Você já viu que apenas estar presente nas redes sociais não basta. As redes sociais são uma ótima vitrine do seu produto e trabalho, servem para uma comunicação rápida, ou para expor promoções e atrações da semana. Mas ,quando falamos da atração de clientes, precisamos ir além, e ai chegamos ao Inbound Marketing.

Além disso, você já sabe da importância do Inbound Marketing, uma estratégia do marketing digital que serve para a atração do cliente. A sua presença nas redes sociais já é uma das características do Inbound, mas, precisamos focar em outras características para fortalecer essa atração.

Portanto, trabalhar com InBound pressupõe investir na produção de conteúdo relevante, que responde a uma determinada necessidade dos prováveis clientes e apresenta possíveis soluções.

Assim, enquanto a forma tradicional do marketing é passiva e não possui um foco específico – fala de forma genérica com todo mundo -, o Inbound foca na atração de um público específico, que é um potencial cliente. E isso evita perda de tempo e dinheiro: não irei destinar uma propaganda de churrascaria para uma pessoa vegana, ou minha promoção de bebidas para alguém religioso.

Portanto, é importante ter a persona identificada, planejar a produção do conteúdo ter ir muito além da simples presença nas redes sociais. Não é um trabalho simples, mas, o canal digital traz infinitas possibilidades de segmentação inteligente, que garantem que o conteúdo certo seja entregue no momento perfeito, para a pessoa correta.

Essas foram algumas informações iniciais para mostrar quais as possibilidades para chegar ao resultado almejado. E nós podemos te ajudar!

Somos especializados na estruturação do seu Marketing Digital, no planejamento estratégico e na implantação de um plano de ação para cada fase. Então, marque uma reunião e juntos analisaremos qual a sua postura e presença digital para iniciarmos um plano de crescimento.

Pode agendar clicando aqui, falando no whatsapp (ali no cantinho direito) ou por telefone: (11) 96331-4373.

Vamos lá?

regis

Post a Comment