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Conteúdos ricos: como gerar leads que trazem retorno para sua empresa

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Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing cujo objetivo é atrair potenciais clientes através da produção de conteúdo, para se construir uma relação com estas pessoas, e torná-las suas clientes, através de materiais ricos e formas de contato, como email marketing, links patrocinados e Facebook Ads.

Neste post, você vai entender melhor como é possível captar leads com altas chances de se tornarem seus clientes, e que estejam realmente interessados na sua empresa, através de conteúdos ricos.

Mas afinal, o que são Leads?

Dentro do Inbound Marketing, o lead é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.

Geralmente, isso acontece quando o usuário deixa seu email em um formulário para receber, em troca, algum tipo de conteúdo rico, ou uma assinatura de newsletter.

E Conteúdos Ricos?

Um conteúdo rico é um tipo de conteúdo educativo, que traz mais valor do que um simples post, apresentando mais detalhes, como um ebook, ou sendo um arquivo prático como um checklist, o importante é despertar o interesse nas pessoas, para que elas ofereçam seu email, em troca do material. Resumidamente, os materiais ricos funcionam como um tipo de isca para atrair leads.

Tipos de Conteúdo Rico dentro do dentro do Inbound Marketing

1. Geração de Leads com eBooks

Você já deve ter entrado em algum site que te ofereceu um ebook em troca do seu email. Os ebooks são uma forma mais densa de conteúdo, em você apresenta mais detalhes sobre o assunto tratado. Um bom jeito de se escrever um ebook é transformá-lo em um material que condensa vários posts. Também é interessante escrever primeiramente um ebook, e depois dividir o material em posts, que vão tratar dos assuntos de forma mais segmentada.

Também é possível fazer Co-Marketing, e realizar uma parceria com outras empresas para se escrever um ebook, assim os esforços são divididos e o conteúdo se torna ainda mais completo e aprofundado.

Ebooks oferecidos pela Farmer:

2. Webinars

O Webinar permite uma comunicação mais próxima com os seus potenciais clientes, já que você está se comunicando através de um vídeo.

Para se fazer um webinar, você precisará apenas com um computador e um microfone, que serão utilizados para realizar a gravação. Obviamente, seu material tem que ser de qualidade, mas é importante não se perder na produção, e deixar a praticidade de lado.

Você pode realizar seu webinar tanto ao vivo, o que possibilita uma interação maior com os espectaadores, ou pode disponibilizar sua gravação, para que ele continue a gerando leads ao longo do tempo.

3.Templates

Planilhas, apresentações, designs prontos, ou qualquer material que possa facilitar a vida de seu cliente, aqui o objetivo é trazer valor!

É importante que este tipo de material seja autoexplicativo, e seja de fácil utilização. Por ser extremamente prático, este tipo de material gera leads de qualidade. Você pode fazer seus templates inspirados em processos que você já faz na sua empresa.

Isto te ajuda a ganhar confiança na sua área e tornar-se referência para clientes e outras empresas, além de captar muitos leads no processo.

4. Whitepaper

Whitepapers são como posts mais extensos. Com conteúdo de mais profundidade, mas não o suficiente para ser considerado um ebook. Listas e catálogos de reviews de produtos são um bom exemplo de whitepaper.

O whitepaper é considerado como uma solução rápida, mas pode te gerar leads de qualidade no começo, caso seja realmente útil para seus clientes.

O ideal é evoluir seus whitepapers para ebooks, conforme sua empresa for evoluindo e puder disponibilizar mais atenção para a produção de conteúdo.

5. Infográficos

Infográficos são ótimos materiais para gerar valor para sua audiência. São representações visuais do seu conteúdo, misturando texto e imagem, o que torna esse tipo de conteúdo bastante dinâmico.

Você pode disponibilizá-los em posts, mas também pode pedir o contato de seus potenciais clientes em troca do material.

A Farmer recomenda a utilização da ferramenta Canva para produzir seus infográficos de forma fácil, e de graça.

Um infográfico bem feito pode ser uma estratégia muito eficiente para gerar leads.

Comece a produzir!

Agora que você já tem uma boa lista com tipos de iscas para atrair potenciais clientes, ou seja, conteúdos ricos para captar leads, comece a produzir seu próprio conteúdo, e ofereça valor para quem você quer que seja seu cliente!

Marcel Augusto

Estudante de Publicidade e Propaganda na Anhembi Morumbi, certificado em Inbound Marketing e aficionado por tecnologia. Cinéfilo e grande conhecedor de fatos aleatórios.

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