
O Marketing Digital é um oceano lotado de possibilidades (ferramentas, redes sociais, blog, SEO, anúncios, site…), muitos empreendedores e profissionais de marketing ficam perdidos sobre onde investir e em como vão mensurar os resultados de suas ações. Aqui sempre procuramos fazer um caminho: levar nossa audiência para nosso blog e procurar otimizá-lo para sempre gerar um contato ou simplesmente captar o contato dos visitantes.
Nesse cenário tem uma ferramenta que eu sou apaixonado e divulgo demais: RD Station. O maior motivo é a qualidade da mensuração de resultados. Como nós atendemos pequenos e médios, os investimentos são contados e os resultados precisam ser muito bem traqueados. Para isso a ferramenta é incrível, consegue nos mostrar no final do mês qual foi a principal fonte de tráfego e de cliente, os relatórios são muito legais!
Além disso, o painel (dashboard) do software é bem simples e intuitivo, é dividido entre: Atrair, Converter, Relacionar e Analisar (todas as funcionalidades estão sob esses itens).
RD Station Conheça na prática – Dê uma olhada no vídeo institucional da RD Station
Legal, quais são as funções?
Mídias Sociais
Com a RD você consegue agendar seus posts de Linkedin, Twitter e Facebook; além de monitorar algumas palavras-chave nas duas últimas redes. O legal disso é você se programar para manter todos os perfis atualizados. Aqui na Farmer por exemplo nós procuramos programar sempre pelo menos os próximos 3 meses, assim sabemos que caso entre um novo conteúdo estaremos no lucro. Além da programação você tem um calendário onde consegue enxergar todos os posts programados por cada dia, semana ou mês. Assim fica fácil encontrar buracos.
No painel eles oferecem um calendário de datas comemorativas, te ajudando assim a criar posts que podem homenagear seu público-alvo. Aqui na Farmer nós atendemos muitos arquitetos, com o alerta dele nós programamos um post de “Feliz dia do Arquiteto” para a data certinha!
Durante uma automação de Marketing Digital você também consegue programar para sua empresa seguir um lead no Twitter!
Anúncios no Facebook
O Facebook anunciou há pouco que vai diminuir ainda mais o alcance das páginas, oferecendo assim mais conteúdos pessoais em nossos feeds (como pessoa física). Isso obriga (ainda mais) as empresas à criar anúncios segmentados para atingir suas personas.
É bem comum você começar ações de Inbound pensando apenas em tráfego orgânico, caso sua empresa não tenha audiência e precise de resultado rápido você vai precisar de anúncio. Alguém vai pensar: “mas isso eu posso fazer direto pelo Facebook”. Pode, mas acaba ficando com muitos painéis para olhar. O legal de anunciar e postar no Facebook através da RD é que você precisa se preocupar em entrar em apenas uma ferramenta. Vale muito a simplificada!
Otimização para buscadores (SEO)
É comum aqui na Farmer nós criarmos um site otimizado para o Google e darmos uma Planilha de Palavras-chave para nossos clientes. Eles saem com uma Ferrari na mão mas com uma dúvida bem comum: como vou saber que minha nova página ou post de blog está otimizado?
Pensando nisso, o RD Station tem um menu só para avaliar o SEO de uma página, você define a palavra-chave e aponta o endereço. Ele vai visitar a página e avaliar tudo o que o Google leva em consideração para ranqueá-lo bem (como: qualidade do conteúdo, código do site, títulos, SSL…) e te avisar quais estão OK e quais precisam ser corrigidos. Se você tiver feito uma boa pesquisa de palavra-chave, vai ter bastante sucesso!
Painel de Palavras-chave
O Search Console do Google te mostra todos os termos que você ranqueou e em algum momento apareceu no buscador quando alguém pesquisou. Isso é muito legal, mas muitas vezes você quer focar em alguns termos que considera mais importantes. Aqui na Farmer por exemplo gostamos de monitorar “criação de sites” e “criação de sites otimizados”, na RD conseguimos definir quais são essas palavras-chave e através da ferramenta conseguimos acompanhar nosso desempenho (posições que ganhamos e perdemos) e a qualidade dessa palavra-chave (volume de pesquisa e custo por clique).
Esse é um dos meus menus favoritos!
Landing pages, formulários e pop-ups
O grande interesse de uma campanha de Inbound é que o lead faça um contato ou deixe um e-mail. Para isso muitas vezes precisamos nos esforçar. Seja criando uma Landing Page e enviando o visitante direto para esse conteúdo, seja colocando um formulário em um local privilegiado em nosso site ou mostrando a ele um Pop-up quando ele rolar a página ou parecer sair dela.
Todos essas formas de contato podem ser criadas pelo software, facilitando assim a chegada dos dados do lead.
Tem uma coisa muito bacana nos formulários da RD: os formulários inteligentes. Com ele, o visitante além de não precisar digitar a mesma informação duas vezes, não visualiza a mesma pergunta (com exceção a nome e e-mail – o que o identifica) duas vezes. Então, você quer fazer 12 perguntas para seus leads mas um formulário muito grande pode assustá-lo, você pode criar formulários com nome + e-mail + 10 perguntas, a cada vez que o visitante interagir com um formulário seu aparecerá dois ou três perguntas que você configurou no formulário. Assim ele te informa tudo o que você precisa saber sem se estressar!
Testes A/B
Recentemente comprei um livro muito bacana: Você deve testar, do Chris Goward. Nele, você consegue aprender bastante sobre otimização de conversão (CRO). Esse é um conceito muito bacana sobre você criar hipóteses (A/B) e testá-las (principalmente) em landing pages e e-mails.
Ainda BETA essa função na RD funciona bem redondinha, você consegue criar textos diferentes por landing page e conferir depois de um tempo qual performou melhor. Consegue avaliar imagens e botões também, vale demais usar. Essa é uma técnica para o bom profissional de Marketing, que não fica no achismo.
Email Marketing
Talvez essa seja a função que mais usamos na RD. O disparo de e-mails vem crescendo muito no software, tanto modelos quanto funcionalidades. Os designs têm melhorado bastante e se você não os curtir, pode adquirir um modelo no Themeforest, configurar e subir o HTML para usá-lo em qualquer campanha.
E no sistema você consegue mensurar tudo: abertura, clique, descadastro, erros de envio… E consegue criar ações para otimizar a performance das campanhas. Aqui por exemplo, nós criamos um e-mail e o enviamos duas vezes: a primeira para toda base e a segunda para quem não abriu (por exemplo) com um novo assunto. Enviamos as vezes um segundo e-mail para quem clicou em determinado link, facilita muito.
Automação de Marketing
Essa é muito legal! Há pouco fiz um post sobre Automação de Marketing, ela facilita o trabalho do Marketing. Seja por fazer algo que alguém deveria fazer (como responder um cliente em dúvida ou enviar um e-mail assim que chega um interessado) ou por deixar tudo planejado e programado para (por exemplo) ser postado numa rede social.
Nessa automação a RD consegue fazer a integração do sistema com mais de 100 softwares (Analytics, WordPress, CRMs, ERPs…) e reunir várias fontes de dados em um único painel.
Monitoramento de contatos
Seus visitantes são muito importantes para você, tenho certeza. Já pensou em saber tudo o que eles fazem quando estão em contato com sua empresa? Então, isso que a RD te oferece. Você consegue saber quais páginas o visitante entrou, de onde ele veio, quanto tempo ficou em cada link, quantas vezes abriu seu e-mail, quando descartou, quando clicou… tudo! É lindo demais!
Uma coisa que gosto de salientar aqui é que o Google Analytics também mostra a fonte de tráfego do visitante. A diferença é que a RD salva a fonte do primeiro contato do visitante com sua empresa (por exemplo pelo Google). Se ele voltar depois por um e-mail que você enviou e fizer um novo contato será contabilizado no Analytics como duas conversões distintas, já na RD você sabe que ele te conheceu através do primeiro lugar (Google no exemplo) e depois pelos demais (no meu exemplo foi o e-mail). Quando esse visitante se tornar cliente você saberá qual é a melhor fonte para atrair visitantes que compram.
Gestão de contatos e Lead Scoring
Além de monitorar você consegue buscar pelos seus contatos e qualificá-los de acordo com critérios que você pré-determinou. Isso é bem bacana, porque nem toda pessoa que entra em contato com você ou baixa um material seu tem o perfil para ser seu cliente.
Antes que seu time de vendas invista tempo em quem não deve, a RD consegue classificar (atribuindo notas pré-determinadas por você) quem você investe e quem você deixa amadurecer mais. Um exemplo que o próprio pessoal da Resultados Digitais dá é o deles. Eles evitam atender empresas que não têm site e blog, porque esse tipo de cliente pode chegar com uma grande expectativa e vai levar muito tempo até criar um site e conseguir recuperar o investimento que fez no software. Para não dispensá-lo, eles indicam as agências parceiras que desenvolvem sites e o time de vendas não entra em contato. Depois de um tempo, eles têm uma automação para recuperar o contato e entender se o lead já criou seu blog e está pronto para se tornar cliente.
Planos de sucesso
Para ter resultado você precisa trabalhar firme no Marketing Digital, tem algumas tarefas que são simples e toda empresa deveria cumprir. Por isso, na RD já existem vários Planos de ação que podem te levar ao sucesso, se você for realizando tem boas chances de alcançar frutos.
Os planos são divididos entre Configurações, primeiros passos, Gerar meus primeiros Leads, Planejar meus conteúdos, Automatizar minhas ações de Marketing, Obter mais informações dos meus Leads, Gerar Leads com meu site e outros… A lista que mais gosto tem as seguintes tarefas:
- Defina a persona da sua estratégia de Marketing
- Desenhe a jornada de compra da sua persona
- Defina os critérios de entrada da automação de qualificação
- Crie uma automação para qualificação de Leads
- Ative o fluxo de gestão de Leads
- Defina os critérios de entrada da automação de nutrição de Leads
- Crie um modelo de email para automação
- Crie uma automação para nutrição de Leads
- Ative o fluxo de nutrição de Leads
- Análise os resultados dos fluxos de automação criados
Análises
Como comentei no começo e durante o post, a parte de análise da RD é muito bacana. Os relatórios são bem completos, conseguimos entender de onde as pessoas vieram, o que fizeram, onde andaram em nosso site, como passaram por nossas automações e no fim, entendemos onde investir melhor nosso dinheiro.
Vale cada centavo! Falando no financeiro, os planos a partir de R$399. Confira a lista de preços aqui. E nós como agência parceira da RD temos boa expertise e contratando através da Farmer você fica isento da taxa de implementação (obrigatório quando contrata através do site deles).
E a novidade de 2020: nos tornamos Agência Gold Partner RD Station em São Paulo.
E aí? O que achou da RD?