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Marketing médico: como melhorar os resultados do seu consultório

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Certamente, em algum momento, todos precisarão de um médico. Mas, diferente de como era antigamente, hoje o primeiro comportamento dos pacientes ao apresentar sintomas é pesquisar no Google. Por isso, o Marketing Médico se tornou bastante relevante.

Hoje é comum os médicos relatarem que, ao atender o paciente, já recebe dele diversas suspeitas de doenças e tratamentos, baseadas em pesquisas na internet. Embora possa ser frustrante ter que competir com esse acesso a conteúdos (que nem sempre têm fontes confiáveis), a verdade é que essa sede por informação é uma oportunidade para os médicos que atuam nesse cenário. Afinal, com base nessa demanda, é possível se posicionar como referência no assunto! Dessa forma, você pode atrair novos pacientes, ajudando-os antes mesmo que eles liguem para o consultório.

Nesse conteúdo, preparamos um guia completo sobre Marketing Médico, para explicar como criar boas estratégias para melhorar tanto a experiência dos pacientes quanto os resultados do seu consultório. Então, continue conosco e entenda o que é marketing, como aplicar no seu negócio, as regulamentações do CFM – Conselho Federal de Medicina – e muito mais.

médico digitando no computador - marketing médico

 

 

O que é marketing médico?

A primeira coisa que devemos destacar é que marketing médico nada mais é do que marketing voltado para o setor de saúde. Antes de mais nada, não é algo que vise “criar uma necessidade” inexistente que leve as pessoas a consumir serviços médicos indiscriminadamente. Pelo contrário! Trata-se de uma prestação de serviço à sociedade, de forma a oferecer informações de credibilidade e facilitar o acesso de todos ao profissional médico adequado e ao tratamento correto.

Embora algumas regras variem por causa de regulamentações do CFM, as estratégias gerais seguem uma lógica em comum. Para entender essas estratégias, vamos destrinchar melhor o que é Marketing e algumas ferramentas existentes.

 

Marketing vs. Publicidade

Quando uma mensagem é veiculada ao público, estamos falando em publicidade. Em outras palavras, é por meio da publicidade que se atinge as pessoas, levando o conhecimento da marca, da empresa, dos produtos ou serviços. Ela atua principalmente de forma externa ao consultório médico.

Por outro lado, o Marketing é um conjunto de estratégias e ferramentas que englobam, mas não se limitam, à publicidade. Assim, por meio do marketing cria-se planos de engajamento, branding, e até mesmo ações internas ao consultório que fogem ao escopo da publicidade. Por exemplo, a automatização de processos que facilitam o relacionamento com o paciente.

Por que entender a diferença? Porque é importante compreender que uma estratégia de Marketing vai muito além de postagens em redes sociais e de propagandas em televisão ou outros canais de mídia. Além disso, um bom marketing envolve um planejamento meticuloso para potencializar ao máximo os seus resultados

dardos e alvo - marketing médico

 

 

Marketing Digital

O marketing digital foca em estratégias para posicionamento e reconhecimento de marca, atração e captação de clientes por meio da internet. Sem dúvida, a vantagem mais notável é o maior controle sobre os dados e resultados. Ou seja, ao contrário do que geralmente acontece com outras estratégias offline (por exemplo, entrega de panfletos ou anúncios em revista), no meio digital é possível mensurar o retorno de todas as ações.

Assim, você sabe exatamente quantos e-mails foram entregues, quantos pacientes precisam agendar um retorno e qual foi a média da pesquisa NPS que demonstra a satisfação dos clientes naquele período. Além disso, desde a captação de leads, é possível ter dados exatos para traçar um perfil dos leads e potenciais clientes.

Dentro disso, e focando agora em marketing médico, há três conceitos chave que você deve conhecer:

Quer saber mais sobre isso? Veja nosso conteúdo sobre Consultoria de Marketing Digital para Médicos.

Marketing de Conteúdo

Você já procurou na internet orientações sobre como proceder com base nos sintomas que está sentindo? Ou já recebeu o resultado de um exame e colocou no Google para saber o que significa? Se a resposta foi positiva, você já se deparou diretamente com um fragmento de uma boa estratégia de marketing de conteúdo

De forma geral, marketing de conteúdo consiste na produção de conteúdo de qualidade com o objetivo de aparecer no Google para seu potencial cliente. Assim, não basta apenas produzir o conteúdo. Mas, acima de tudo, é preciso que ele seja pensado, desde a concepção da estrutura, e totalmente desenvolvido com base em critérios de otimização SEO. Ou seja, para que seja ranqueado pelos buscadores.

Já a forma como o conteúdo é distribuído varia conforme a estratégia da empresa. No entanto, o ideal é que seja distribuído através de diversos canais. Por exemplo:

  • redes sociais;
  • site do consultório – aqui é imprescindível ter um blog;
  • conteúdos ricos, como infográficos e e-books;
  • podcasts;
  • propagandas midiáticas;
  • e-mail marketing.

médica dentro do elevador olhando o celular - marketing médico

 

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração, foca em atrair, converter e encantar clientes. Aqui, a ideia é que os potenciais clientes encontrem a empresa sem serem interrompidos. Por exemplo, por meio de buscas no Google ou das redes sociais.

 

Outbound Marketing

Por outro lado, o outbound marketing atua de forma mais direta e interruptiva do que o marketing de atração. Mas, ele veio para substituir de forma efetiva os investimentos nas chamadas “cold calls”: aquelas ligações para perguntar se o cliente tem interesse em comprar algo ou contratar serviços. 

Assim, uma boa estratégia de Outbound Marketing permite que a sua empresa faça um contato rápido e direto com as pessoas certas. Dessa forma, a oferta do produto ou dos serviços é feita assertivamente, para quem se interessa pelo assunto. Consequentemente, as vendas e resultados aumentam consideravelmente.

pessoa recebendo e-mails no celular

 

Qual a importância do Marketing para Médicos

O Marketing Médico é a porta de entrada do seu consultório para um círculo de novos clientes. Também é a melhor forma de se posicionar como um profissional de saúde que é referência no mercado, oferecendo informações de credibilidade. 

Além disso, é uma oportunidade de gerar resultados no longo prazo ao solidificar seu consultório. Afinal, diversas estratégias são incorporadas no dia-a-dia do negócio, a fim de:

  • Estabelecer constância das ações (planejamento);
  • Facilitar o acesso aos seus pacientes (ser encontrado por eles);
  • Posicionar-se como fonte de conteúdo de credibilidade na área de atuação;
  • Otimizar processos (principalmente através da automação de marketing), gerando economia de tempo e recursos;
  • Melhorar a experiência do paciente em todo o processo, desde a busca da solução para o problema até a avaliação pós consulta.

 

O que determina o CFM: Por que médico não pode fazer propaganda?

Na verdade, o CFM não veda a divulgação dos serviços médicos. No entanto, impõe algumas regras específicas a essa prática, para assegurar os consumidores de práticas abusivas. Embora a resolução completa seja extensa, vamos focar nos principais pontos abaixo.

médico digitando no computador - marketing médico

 

Marketing Médico: o que é proibido pelo CFM?

  • Anunciar o tratamento de doenças sobre as quais não é especialista. Afinal, isso pode confundir pacientes. Por exemplo, um cardiologista não pode anunciar o tratamento de questões neurológicas a não ser que tenha especialidade na área;
  • Utilizar aparelhos e tecnologia de ponta em anúncios como forma de atribuir a si mesmo a imagem de capacidade privilegiada;
  • Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à Medicina;
  • Permitir que seu nome seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza
  • Permitir que seu nome circule em qualquer mídia, inclusive na internet, em matérias desprovidas de rigor científico; 
  • Fazer propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica;
  • Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo. A exceção a essa regra ocorre em caso de eventos, em que a exposição do paciente é imprescindível;
  • Anunciar a utilização de técnicas exclusivas;
  • Oferecer seus serviços por meio de consórcio e similares;
  • Oferecer consultoria a pacientes e familiares como substituição da consulta médica presencial;
  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento;

 

Regras

As regras especificadas para médicos no caso de anúncios e divulgações de serviços são referentes a dados que devem constar nos mesmos. Nesse sentido, tais dados são:

  • Nome do profissional;
  • Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina;
  • Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina;
  • Número de registro de qualificação de especialista (RQE), quando necessário.

 

6 estratégias que você pode adotar agora mesmo

Com todas essas informações, fica a pergunta: como fazer marketing para médicos? Para ajudar, listamos 6 estratégias que seu consultório pode adotar imediatamente!

médico cumprimentando paciente - marketing médico

 

Redes Sociais

Sem dúvida, as Redes Sociais chegaram para ficar. Assim, por meio delas você consegue se aproximar das pessoas, trabalhar melhor o awareness da sua marca e do seu consultório. Afinal, para que escolham se consultar com você, as pessoas precisam lembrar do seu consultório sempre que falarem da especialidade em questão, não é mesmo? Aqui vale aquela máxima: “Quem não é visto, não é lembrado”.

Além disso, as redes sociais permitem uma conversação mais dinâmica entre o médico e o seu público. Assim, ao invés da imagem de um profissional distante e inacessível, a interação social promove o acesso mais fácil e leve com o médico. Aliás, esse fator é importantíssimo para construir a confiança: algo bastante considerado pelas pessoas antes de marcar uma consulta!

Então, estabeleça sua autoridade, informe por meio de conteúdos! Também é nesse espaço que você pode mostrar como trabalha e quais os diferenciais que oferece aos pacientes. Sobretudo, crie uma boa relação para que, quando eles precisarem, se lembrem do seu consultório. 

 

 

Site para consultório médico

Embora as redes sociais possam compor uma boa estratégia de marketing, a verdade é que não é interessante colocar lá todas as suas fichas. Em primeiro lugar porque as redes são propriedade de outras empresas: as regras por lá podem mudar a qualquer momento. Em segundo lugar, por que o acesso fica restrito às pessoas que estão naquela determinada rede, concorda? E quando as pessoas digitarem no Google?

Por isso, crie um site otimizado! Nele, quem define a relevância e foco dos conteúdos é você, sem precisar se adaptar a novas ferramentas só porque elas são mais distribuídas, como aconteceu em 2021 com o Reels no Instagram. Além disso, sites também aumentam seu potencial de conversão, conforme explicaremos abaixo.

médico segurando computador - marketing médico

 

SEO

Primeiramente, vamos esclarecer o que significa SEO. A saber, a sigla é a abreviação de Search Engine Optimization, ou Otimização para os Mecanismos de Busca. Em resumo, consiste em aplicar técnicas e estudos nos sites para que eles apareçam em primeiro lugar para determinadas buscas no Google, Youtube e outros. 

Quando você tem alguma dúvida e pesquisa no Google, provavelmente entra nos sites dos primeiros colocados, certo? Afinal, isso é natural! De acordo com os dados que temos, mais de 25% das pessoas clicam no primeiro resultado. Assim, os demais são diluídos entre outros resultados da primeira página, com maior ocorrência na segunda e terceira posições.

Por isso, depois de criar seu site, é fundamental trabalhar uma estratégia para que ele apareça nas primeiras posições para buscas estratégicas. Ou seja, para buscas que em geral os seus pacientes realizam na internet antes de marcar uma consulta.

 

 

Conteúdo

Sem dúvida, um bom conteúdo é a base de uma estratégia eficiente de SEO e de Redes Sociais. Para isso, é preciso:

  • Saber o que seus potenciais pacientes buscam. Aqui na Farmer fazemos para todos os nossos clientes a planilha de palavras-chave para orientar toda a estratégia.
  • Fazer um planejamento multicanal. Com base nos objetivos, defina os temas, os formatos e os canais que serão utilizados. 
  • Analisar os resultados e fazer melhorias. Verifique periodicamente o desempenho dos conteúdos, identificando pontos de melhoria e oportunidades.

lupa e agenda em uma mesa

 

E-mail Marketing

Sobretudo, uma boa estratégia de e-mail marketing permite que seu consultório converse com potenciais pacientes de forma mais ativa. Aqui, você pode enviar newsletters, ou notícias sobre pesquisas e avanços na área médica em relação a determinadas patologias. 

Mas, lembre-se de alinhar o tom da comunicação para que o leitor consiga compreender: nada de termos muito científicos!

 

 

Automação de Marketing

Sem dúvida, a automação de marketing é um dos maiores benefícios que o marketing digital trouxe para os consultórios nos últimos anos. Afinal, através da automatização de tarefas recorrentes de marketing é possível:

  • Economizar tempo das atendentes e secretárias, que podem focar nas demandas mais importantes;
  • Se antecipar às dúvidas dos clientes, fornecendo informações antes que eles perguntem;
  • Economizar investimentos com equipe especializada para atender demandas simples (como marcação de consulta, por exemplo);
  • Melhorar a experiência do cliente, que pode ser lembrado automaticamente da consulta ou do retorno;
  • Enviar automaticamente as pesquisas de satisfação após a consulta;
  • Nutrir os diferentes perfis de pacientes com conteúdos de interesse. Por exemplo, paciente com hipertensão recebe conteúdos sobre a patologia;
  • Fornecer relatórios precisos, economizando tempo de compilação dos dados.

Enfim, as possibilidades são muitas! Então, veja aqui algumas possibilidades de automação de marketing médico

Algumas ferramentas de automação que podem ser adotadas:

  • Botão de whatsapp: o paciente pode entrar em contato sem precisar telefonar. Aqui é possível ainda qualificar o Lead com base no motivo pelo qual ele entrou em contato. Por exemplo, marcando como oportunidade todos aqueles que desejam “agendar uma consulta”.
  • Pop-ups: permitem capturar leads assim que eles entram no seu site;
  • Formulários de agendamentos de consultas: permita que os pacientes agendem as consultas no próprio site, facilitando a experiência deles e também a organização da sua própria agenda, entre outras.

secretária agendando consulta

 

Anúncios 

Com efeito, anúncios existem em qualquer plataforma: redes sociais, google, Youtube e até mesmo dentro de sites. No entanto, nem sempre são implementados de forma inteligente e financeiramente interessante. Por isso, o ideal é que você tenha toda uma estratégia traçada para conseguir cliques, conversões e interações a baixo custo.

Muitas buscas na área de saúde retornam inicialmente com resultados no Google Ads. No Instagram e Youtube, médicos são divulgados constantemente em publicidades. Saber como fazê-las para ficar a frente da concorrência é fundamental.

Aqui na Farmer, usamos Landing Pages específicas, por assunto, em nossas campanhas de Google Ads para Consultórios. Por exemplo, uma página de Vasectomia, focada nesse tipo de cirurgia, para o Dr. Marco Nunes, médico urologista que atendemos desde 2018.

 

 

Marketing médico: como acompanhar o resultado

Para acompanhar os resultados é importante analisar as métricas e números relevantes. Assim, se você tem um site, veja o volume de acessos, cliques e conversões no Google Analytics e no Google Search Console. 

Já para as redes sociais, é preciso avaliar o desempenho dos conteúdos no próprio ambiente de dados geralmente oferecido por cada uma. Nesses casos, é preciso definir o melhor dia e horário de postagem, com base nos resultados alcançados, por exemplo.

Também o mesmo vale para as plataformas que cuidam de e-mail marketing e automação, como o RD Station. Geralmente elas trazem um dashboard e um módulo específico para criação de diversos modelos de relatórios. Por exemplo, é preciso ver quantos visitantes deixaram o contato, quantos agendaram uma consulta, qual e-mail teve melhor taxa de abertura e qual automação de marketing mais trouxe pacientes.

Se quiser aprofundar um pouco mais, dê uma espiada em outro conteúdo nosso: como atrair pacientes particulares para o consultório.

Mas, realmente isso tudo pode demandar tempo e muita complexidade, não é? Por isso, contar com uma agência especializada em marketing médico pode ser a solução. Na Farmer, já conquistamos resultados incríveis para consultórios médicos, e queremos fazer parte do seu crescimento também. Agende uma conversa conosco!

Maria Camila da Rocha

Estudante de Publicidade e Propaganda apaixonada por Marketing de Conteúdo. Social Media nas horas vagas, que curte bons livros, adora escrever, fazer planejamentos e tomar café.

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