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Como melhorar meu site? Dicas incríveis para ter resultados!

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melhorar meu site

Atualmente, bilhões de pessoas acessam a internet diariamente, e um número considerável utiliza mecanismos de busca para solucionar dúvidas e problemas. Sem dúvida, nesse cenário, ter um site eficiente é indispensável para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Então, não é surpresa que a pergunta “Como melhorar meu site” seja cada vez mais recorrente, não é mesmo?

De acordo com uma pesquisa do Serasa Experian, 78% dos pequenos e médios empreendedores realizaram vendas pela internet em tempos de pandemia. De fato, estamos falando de um período em que o consumo foi reduzido e a economia sofreu um baque, mas claramente os dados mostram que as em geral empresas com uma estratégia online ainda conseguiram manter e até melhorar os resultados. 

Afinal, para que sua empresa seja encontrada pelos motores de busca, primeiro é indispensável que ela esteja lá, não é mesmo? Não só isso, mas também que esteja estruturada de uma forma que consiga ser vista pelo “robô do Google” e incluída no banco de dados dele. 

Por isso, há algumas perguntas que recebemos com certa frequência aqui na Farmer. São elas:

Então, nesse conteúdo, responderemos essas perguntas e traremos dicas de como otimizar os resultados de uma empresa por meio de melhorias no site. Quer saber mais? Continue conosco!

 

melhorar meu site para busca orgânica

 

Por que ter um site?

Caso você ainda tenha dúvidas a respeito de criar ou não um site, é hora de saná-las. Um site profissional é uma oportunidade de contato que há entre você e potenciais clientes, bem como permite a adoção de ferramentas de atração e captação de leads.

 

Como melhorar meu site? Não seja um mero cartão de visitas

De fato, ter um site já é visto pelas empresas como algo “obrigatório”. No entanto, o que mais vemos na internet são sites estáticos, com aquela estrutura básica de home, quem somos, produtos / serviços, equipe e contato. Em outras palavras: um mero cartão de visitas virtual. Aliás, grande parte deles fica igualzinho por anos a fio.

Mas, isso não é melhor que nada? Sim. E muitas vezes é um começo! Afinal, melhor estar na internet do que não estar por lá, não é mesmo? Pelo menos as pessoas têm algo para ver se buscarem pelo nome da sua empresa no Google, ou se receberem uma indicação, ou até para pegarem seu endereço ou e-mail.

No entanto, e se a pessoa buscar no Google não pelo nome da sua empresa, mas pelo problema que ela quer resolver? Na verdade, é mais comum uma pessoa buscar “agência para inbound marketing em são paulo” do que pelo nome “Farmer Mkt Digital”, concorda?

Por isso, hoje o site é muito mais que um cartão de visitas estático. Pelo contrário, é um canal importantíssimo para atender as dores dos consumidores que você está pronto para solucionar com seu produto ou serviço. Portanto, é preciso que ele seja pensado para isso. Ou seja, estruturado com base nas palavras-chave adequadas, otimizado para os motores de busca, com conteúdo relevante para o seu público e com páginas de captação de leads que podem, em algum momento, se tornarem clientes.

 

site ou instagram

 

Como melhorar meu site? Não dependa apenas das redes sociais

“Ah, meu site é estático porque eu movimento mais o Instagram”. Sim, esse é outro argumento que vemos bastante. No entanto, vamos lá: quando você tem um problema (seja ele qual for) onde você vai? Por exemplo, para procurar um restaurante, comprar um tênis, escolher um curso online ou saber qual a melhor TV? 

Embora as redes sociais tenham se tornado uma tendência nos últimos anos (e tenham seu lugar na estratégia de marketing digital), precisam ser utilizadas de forma correta. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que elas são sites de terceiros, pessoas com interesses próprios. 

Por exemplo, analise a sua rede social favorita: por quantas mudanças ela passou nos últimos 5 anos? No Facebook, a principal fonte de visibilidade das páginas é atualmente o tráfego pago. No Instagram, o algoritmo tende a favorecer novos recursos, como foi quando lançou o IGTV e, mais recentemente, o Reels. 

Assim, a conclusão é que depender exclusivamente dessas redes para ter resultados significa ter que aceitar mudanças rápidas e, nem sempre, tão interessantes para seu negócio. Além disso, por mais que você mantenha um diálogo, você não sabe exatamente quem são aquelas pessoas com as quais você interage. 

Pelo contrário, no seu próprio site você tem o controle total dos conteúdos, sua própria identidade visual, marca e voz. Além disso, e mais importante, você pode ter páginas de capturas de leads (Landing Pages) para captar contatos interessantes e seguir no relacionamento com o seu público.

 

Como avaliar a performance do seu site

Antes de construir uma casa, é preciso avaliar o terreno e prepará-lo para a construção. Da mesma forma, se um fazendeiro for investir em novas terras, precisa examinar e estudar o solo para garantir que é fértil e que atenderá às necessidades. Então, essa mesma lógica se aplica a um site: antes de investir em melhorar, é necessário avaliar e entender o estado atual do site.

Aqui nesse ponto, existem várias ferramentas disponíveis para avaliar a performance do site e que ajudam muito! As principais, e gratuitas, são:

 

Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais completas para fornecer dados sobre o desempenho do seu site. Após integrar a ferramenta, algo que pode ser feito facilmente por um programador ou por uma agência especializada, ela permite compreender o que os visitantes fazem quando encontram seu site. 

Por exemplo, você pode receber dados sobre tráfego orgânico, tráfego pago, tempo gasto em páginas navegadas e taxa de rejeição (quando o usuário sai do seu site após navegar em apenas 1 página e não continua navegando).

Além disso, o Google Analytics fornece informações demográficas, tais como:

  • local do acesso;
  • dispositivo acessado para acessar;
  • interesses;
  • idade;
  • gênero;

A quantidade de informações que você pode extrair no Analytics é enorme, e pode ajudar a compreender falhas e oportunidades de melhoria em seus conteúdos e páginas.

 

google analytics para melhorar meu site

Google Search Console

O Google Search Console é outra ferramenta gratuita do Google. Assim como o Analytics, ela fornece uma ampla variedade de informações, mas nessa ferramenta o foco é na performance orgânica do site. Ou seja, isso significa que a ferramenta auxilia a compreender os resultados do seu site em relação às buscas feitas através do Google.

Por exemplo, algumas informações que o Google Search Console trará para você:

  • Países em que suas páginas foram acessadas;
  • Aspectos de pesquisa que levaram aos seus conteúdos;
  • Palavras-chave utilizadas para encontrar seus conteúdos;
  • Volume de acessos por palavra-chave;
  • Posicionamento do seu conteúdo no Google para cada palavra-chave.

Assim como o Analytics, o Search Console fornece algumas informações de comportamento e demográficas em relação ao público. Além disso, ela informa exatamente as buscas realizadas que levaram a uma determinada página e seu posicionamento em determinado período de tempo. 

Por fim, há também informações técnicas e sobre erros fornecidas pelo Search Console.  Essa lisa de melhorias que ele fornece são essenciais para que um desenvolvedor profissional consiga ajustar falhas que estejam prejudicando o posicionamento orgânico do site. 

 

Screaming Frog

O Screaming Frog é outra ferramenta que possui versão gratuita e é um pouco mais técnica que as demais. O software permite que você rastreie até 500 páginas do seu site de forma gratuita, analisando todas as informações técnicas e do conteúdo. Por exemplo, desde os títulos e URLs das páginas até erros de acesso

 

Teste de Compatibilidade de Dispositivos Móveis do Google

O Google Mobile Friendly é uma ferramenta que permite testar a compatibilidade do seu site com dispositivos móveis. Isto é, verificar o quão responsivo seu site é. Em outras palavras, se o acesso é fácil e prático em smartphones e tablets, por exemplo. 

Aliás, se você quer saber mais sobre o que é um site responsivo e por que você precisa se preocupar com isso, temos um texto sobre o assunto aqui!

Desse modo, você consegue adaptar e ajustar seu site para um dos requisitos principais do Google para ranqueamento de páginas, que é a responsividade em dispositivos móveis.

 

melhorar meu site responsivo

 

Google Pagespeed

O Google Pagespeed é outra ferramenta gratuita do Google que permite avaliar a velocidade de carregamento do seu site. Esse fator é especialmente importante não só com base na experiência dos visitantes, mas também porque impacta diretamente no ranqueamento do seu site

Sem dúvida, o Google Pagespeed dá vários insights em relação à estrutura técnica do site, fornecendo sugestões de como melhorar. Mas, atenção, é sempre recomendado contar com a ajuda de especialistas antes de tentar mexer em aspectos técnicos do seu site!

Existem inúmeras outras ferramentas que podem ajudar a avaliar a performance do seu site, dependendo do que você pretende avaliar e do que está buscando. “Mas, após avaliar a performance, como melhorar meu site?” Vamos ao próximo tópico!

 

Como melhorar meu site? Dicas práticas para colocar em prática hoje mesmo!

De fato, existem vários aspectos que podem ser melhorados em um site. Por isso, o primeiro ponto é identificar qual a sua prioridade. Por exemplo, você deseja agora melhorar o design? Criar um blog para inserir conteúdos? Focar nos aspectos técnicos como velocidade de carregamento? 

Assim, identificada a hierarquia de prioridades, será possível montar um cronograma de ações em prol da otimização do seu site ao longo do tempo.

Agora, traremos 3 dicas para dar início a essa jornada de melhoria no seu site. Acompanhe!

 

1. Opte por um design responsivo

Como vimos, um site com um design responsivo não só é fundamental da perspectiva visual, mas também para atender a diretrizes específicas do Google. Conforme já explicado, fatores como adaptabilidade para mobile, velocidade de carregamento e tempo de carregamento são considerados na hora de determinar qual página aparece primeiro para determinada busca. Assim, um design responsivo pode ajudar a melhorar seus resultados.

Além disso, em relação ao aspecto visual, a experiência do usuário que acessa seu site deve ser valorizada. Afinal, quantas vezes você já priorizou um site visualmente melhor em relação a um site com as informações de difícil compreensão?

Então, para trabalhar um design visualmente agradável, confira algumas sugestões:

  • Use espaços em branco: o white space é uma forma de deixar o conteúdo mais legível. Quando alguém acessa seu site, você quer conseguir um resultado: um clique, um contato, um compartilhamento. E vamos combinar, abrir um site e se deparar com aquele “bloco de texto” é desanimador, não é mesmo? Por isso,aumentar os espaços em branco é uma das formas de deixar a leitura leve e “guiar” o visitante pelo seu conteúdo.
  • Não exagere na publicidade: já entrou em sites com um número exaustivo de anúncios cobrindo as páginas e os conteúdos? Em geral, isso tira a seriedade e profissionalismo do site, além de ser uma distração enorme para os visitantes que podem acabar clicando em algum anúncio e saindo do site em si. Por isso, é importante assegurar que a publicidade não seja exagerada, e que seja divulgado apenas o que é realmente interessante para o momento, levando em conta a página acessada e o conteúdo consumido.
  • Quando trabalhar conteúdos textuais, utilize o texto alinhado à esquerda. Isso pode parecer estranho, principalmente para empresas que utilizam muitos documentos e artigos escritos com o alinhamento justificado. No entanto, o alinhamento à esquerda é mais adequado ao comportamento do usuário na internet. Além de deixar o texto visualmente mais leve, ele deixa a leitura menos cansativa.
  • Segmente blocos de informações em diferentes formas: use imagens, bullet lists, infográficos, vídeos e outras formas diferentes de disponibilizar informações para que o leitor passe mais tempo consumindo no seu site. 

melhorar a velocidade do meu site


2. Otimize a velocidade do seu site

Se você abre um site e ele demora muito a carregar, você aguarda ou abre outro site parecido? Sem dúvida, salvo exceções em que apenas aquele determinado site seja útil, a tendência é que o usuário simplesmente desista – e, além disso, tenha uma experiência frustrante.

Afinal, as pessoas utilizam a internet de forma rápida e variada, mas um aspecto em comum é a expectativa de acessos rápidos. Portanto, se tais expectativas não forem atendidas no seu site, o usuário tende a buscar as soluções em outro lugar (ou no seu concorrente). 

Além disso, a velocidade de carregamento faz parte do chamado Core Web Vitals, fatores considerados essenciais pelo Google para uma boa performance e bom ranqueamento de um site. 

3. Gaste tempo no SEO 

SEO significa otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization). Assim, consiste em um conjunto de técnicas focadas em otimizar as páginas do seu site para ranquear nas primeiras posições em mecanismos de busca.

Atualmente, o principal foco do SEO é no Google, que é o maior motor de busca utilizado no mundo. Mas, além dele, SEO pode ser implementado para o Youtube, para buscas por imagens, e até mesmo para sites como Spotify, Amazon, etc. 

Na verdade, SEO é algo muito complexo para ser abrangido por completo em um só conteúdo. Mas, de forma geral, o principal foco do Google é fornecer, nos resultados, sites que forneçam a melhor experiência para o usuário — e, claro, conteúdos de qualidade e que demonstrem autoridade.

Por exemplo, alguns fatores que você pode aplicar para melhorar o SEO do seu site são:

  • otimizar as URLs: adote URLs que contenham a palavra-chave da página ou conteúdo. Evite URLs confusas, cheias de letras, com pontuações ou acentos;
  • título das páginas: informe ao Google do que tratam suas páginas, inserindo a palavra-chave principal no respectivo título;
  • meta descrição: a meta descrição é um bloco de texto que resume o conteúdo da sua página. Inserir a palavra-chave na meta descrição é outra forma de informar ao buscador do que se trata aquela página;
  • links: uma boa construção de links internos entre as páginas facilita para que os mecanismos de busca consigam rastrear todo o seu site, e também melhoram a experiência do usuário. Assim, trabalhar com a linkagem, interna e externa, do seu site, é outro ponto essencial;
  • otimizar as imagens: inserir imagens em formato .jpg (mais leve) e inserir alt text (texto alternativo de descrição da imagem) com a palavra-chave nelas é mais uma ação de otimização que pode fazer a diferença. Além disso, adotar imagens, ou mesmo vídeos, em conteúdos para fornecer uma experiência multimídia para o usuário é uma boa forma de melhorar a experiência.

ajuda para melhorar meu site

 

Busque suporte de uma agência especializada

Se todas essas informações parecem excessivas, não se assuste! A verdade é que não existe site perfeito na internet, e mesmo especialistas trabalham árdua e constantemente para melhorar os próprios sites. 

Sem dúvida, ter um profissional ou uma equipe especializada para cuidar de todos esses critérios é inviável para muitas empresas. Sobretudo nas pequenas e médias, que precisam reduzir custos ao máximo e maximizar resultados. 

No entanto, saber “como melhorar meu site” é algo que permeia o pensamento de todos os gestores e, sem dúvida, é algo que pode ajudar a empresa a vender mais e com mais eficiência.

Portanto, considere a opção de contratar uma agência especializada! Afinal, a agência consegue se adequar ao budget disponível, organizando todas as necessidades e objetivos em um cronograma de ações de forma que seja acessível para você. Assim, você terá uma equipe de especialistas com vasta experiência a serviço do seu negócio e comprometidos com o resultado

Então, vamos nessa melhorar o seu site?  Entre em contato com a gente e agende uma reunião agora mesmo!

 

Luciana Bandeira

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